Seeds - Como ter sucesso
-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradecimentos: 4 vezes
Bom antes de mais nada uma pequena consideração a fazer,quando vemos fotos de nepenthes em habitat natural elas estão crescendo no chão,certo? Então elas absorvem macro e micro nutrientes como qualquer outra planta...Daniel Souza escreveu:Bom, eu ja li sobre isso em alguns sites, mas nunca cheguei a ler nada significante e conclusivo.Valdemar Schossland escreveu:Galera,eu uso osmocote nas minhas neps....
Estou quase conseguindo testar isso para poder obter experiencia pessoal .
15 mudas de alata sobrando aqui, da pra fazer alguns testes![]()
Valdemar, voce pode comentar mais sobre esse assunto, te confesso que to curioso
Tendo isso em mente resolvi fazer minhas experiências,a principio com adubos químicos de rápida absorção como 13-13-28,mas qualquer erro poderia atrofiar as plantas,por conta própria pesquisei e cheguei no osmocote,mais especificamente na formulação 14-14-14 que é bem balanceada,os resultados tem sido satisfatórios,é um adubo de custo mais elevado mas de liberação lenta,poucos grãos ficam agindo durante 2 ou 3 meses,arrisquei com minhas alatas ( sempre tem aquelas mudas mais feias que parece que não vão pra frente de jeito nenhum) e os resultados foram muito bons. Posteriormente entrei em contato com produtores da Tailândia e pude verificar que eles também usam este adubo,as aplicações divergem de produtor para produtor,alguns espalham poucas "baguinhas" no substrato e tem outros que preferem colocar 1 ou 2 "baguinhas" em um único jarro.Para novatos que queiram fazer uma experiência eu sugiro a opção de uma "baguinha" no jarro.
Por último,sugiro que os amigos vejam o vídeo abaixo do borneo exotics, la pelos 4 minutos de video vai ter um close nas ampullarias e no substrato,os amigos vão ver que o osmocote esta la...

Borneo exotics
PS- Não concordo que leve 5 anos para uma muda estar boa para replantar,minhas (splendians x spectabilis)x veitchii vão fazer 2 anos,as fotos estão na minha galeria...
-
- Membro ativo (4)
- Agradecimentos: 11 vezes
De fato, existem quantidades de restos organicos nos solos onde sao originarias, principalmente em camadas superficiaisValdemar Schossland escreveu: Bom antes de mais nada uma pequena consideração a fazer,quando vemos fotos de nepenthes em habitat natural elas estão crescendo no chão,certo? Então elas absorvem macro e micro nutrientes como qualquer outra planta...

boa, mudas extras sao boas pois o prejuizo é menor em casos de errosTendo isso em mente resolvi fazer minhas experiências,a principio com adubos químicos de rápida absorção como 13-13-28,mas qualquer erro poderia atrofiar as plantas,por conta própria pesquisei e cheguei no osmocote,mais especificamente na formulação 14-14-14 que é bem balanceada,os resultados tem sido satisfatórios,é um adubo de custo mais elevado mas de liberação lenta,poucos grãos ficam agindo durante 2 ou 3 meses,arrisquei com minhas alatas ( sempre tem aquelas mudas mais feias que parece que não vão pra frente de jeito nenhum) e os resultados foram muito bons.

acho que o fato de se tratar de um adubo de liberação lenta contribui para que a planta não entre em choque... Os resultados vistos em suas alatas, foram percebidos em relaçao a desenvolvimento geral, ou folhas grandes... caules... E quanto aos jarros, a planta produzio jarros? normais, ou menores.. maiores?
Bom, penso que esse adubo de lenta liberação em jarros poderia vir a substituir insetos, porém caso seja demasiadamento forte o maximo que pode ocorrer na pior das hipoteses é o apodrecimento do jarro, isso ja testei aqui mas utilizando adubo normal, e nada aconteceu além do jarro ter apodrecido. Apostarei em uma "baguinha" por jarro e, uma alata, e apenas 1 "baguinha" em apenas 1 jarro em outra mudaPosteriormente entrei em contato com produtores da Tailândia e pude verificar que eles também usam este adubo,as aplicações divergem de produtor para produtor,alguns espalham poucas "baguinhas" no substrato e tem outros que preferem colocar 1 ou 2 "baguinhas" em um único jarro.

, fotografarei tudo antes durante e depois, entao voltarei com resultados daqui a alguns meses.
Bom, so destacando aqui aos novatos que estarão produzindo a experiencia por conta e risco proprios, não caberá culpa de danos ou mortes a mais ninguem. É importante deixar claro, que uso desses produtos podem variar de especie para especie, e existem varios fatores a serem considerados como até a morte da planta, na duvida não faça!Para novatos que queiram fazer uma experiência eu sugiro a opção de uma "baguinha" no jarro.

vi aos 4:3 segundos e 4:7 segundos, mas as bolinhas brancas sao evidentes aos 4:17 até onde fica mais que claro o osmocote em 4:43 showPor último,sugiro que os amigos vejam o vídeo abaixo do borneo exotics, la pelos 4 minutos de video vai ter um close nas ampullarias e no substrato,os amigos vão ver que o osmocote esta la...

varia muito de especie para especie, imagino que rajah deva demorar horrores, mas geralmente antes dos 3 anos ja estao bonitinhasPS- Não concordo que leve 5 anos para uma muda estar boa para replantar,minhas (splendians x spectabilis)x veitchii vão fazer 2 anos,as fotos estão na minha galeria...

-
- Membro ativo (4)
- Agradecimentos: 11 vezes
Sim, tenho um bom espaço aqui para cultivar minhas plantas, nesse link mostro meu viveiro:shinfay escreveu:15 mudas de alata sobrando?!Daniel Souza escreveu: 15 mudas de alata sobrando aqui, da pra fazer alguns testes![]()
![]()
Pelo visto tem espaço de sobra ai hein Daniel.
viewtopic.php?f=25&t=251" onclick="window.open(this.href);return false;
Essas estaquia fiz na epoca para treinar a tecnica de estaquias, agora ela terão uma boa utilidade... Uma tecnica leva a outra

-
- Membro ativo (2)

[img]http://a.imageshack.us/img412/3660/alata.jpg[/img]
Uploaded with ImageShack.us
[img]http://a.imageshack.us/img716/2594/alataxkhasiana.jpg[/img]
Uploaded with ImageShack.us
-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 9 vezes
- Contato:
Vendo bem as fotos... Sua neps parece estar com uma cor bem forte nos jarros, mesmo a cor verde, ou será apenas o contraste da foto?
Abraço!
Abraço!
In the fullness of time, a garden to nurture and protect
-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 3 vezes
é... é uma boa quantidade pra fazer testes... Vou esperar em... Deve vir coisa boa por ai... =D
J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
- Rodrigo
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 1 vez
- Agradecimentos: 5 vezes
- Contato:
putz, fui ver hj pela manha, e tem alguns fungos em minhas sementes de nepenthes, deixei semi-tampado apenas ontem a tarde, a noite ja deixei sem a tampa, e ja deu alguns fungos :S 

-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 3 vezes
fungo é froid... Tenho umas seeds em 'in aqua' e deu fungo tambem, descartei as que deu fungo e deixei as outras, até agora não reapareceu.
J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
-
- Membro ativo (2)
O adubo faz uma frente sim,mas vale lembrar que por ser um adubo de liberação lenta não devemos esperar resultados milagrosos de uma hora para outra.Bruno Millan escreveu:Vendo bem as fotos... Sua neps parece estar com uma cor bem forte nos jarros, mesmo a cor verde, ou será apenas o contraste da foto?
Abraço!
Quando colocamos qualquer adubo quimico em uma planta estamos suprindo as necessidades basicas que elas tem de MACRO nutrientes,ou seja N.P.K
N- nitrogenio,acentua a cor das plantas e ajudo no crescimento
p- fosforo,ao contrario do que muitos pensam o fosforo não é para florescimento mas sim para ajudar no desenvolvimento radicular da planta
k- potassio,ajuda no fortalecimento da parede celular e tambem é responsavel pelo florescimento.
Uma curiosidade que aprendi com um engenheiro agronomo é que o elemento k por fortalecer a parede celular das plantas faz com que elas sejam mais resistentes ao frio.
-