deixar em um balde com água e trocar a água todo dia. após uns 5-6 dias ferver por 20-30 minutos.
não precisa em universo de nada não. aqui é só pesquisar que você acha, perguntar o que não souber.

Obrigado, estava pensando em transplanta-la, mas achei meio cedo, devido a todo processo de venda até chegar aqui, ela ainda está se acostumandoFernando123 escreveu:É realmente, o substrato parece terra, deve ter um monte de coisa ai no meio, eu não transplantei a minha ainda, mas um musgo de boa qualidade, picado, misturado com bolinhas de isopor, e chips de coco tratado estaria de bom tamanho, proporção (MUSGO 50% - ISOPOR 25%- CHIPS DE COCO 25%.O chips de coco se eu não me engano precisa ser tratado para tirar o tanino, eu não posso dizer como tratar, mas no Universo das Carnívoras no youtube, tem um vídeo que o Rafael ensina a tirar o tanino. OBS:O transplante não precisa ser tão agora, daqui umas 3 semanas você faz, a não ser que note que o substrato genérico está prejudicando
Haha valeuEdson Poscai escreveu:tratar tanino, chips, fibra ou pó de coco.
deixar em um balde com água e trocar a água todo dia. após uns 5-6 dias ferver por 20-30 minutos.
não precisa em universo de nada não. aqui é só pesquisar que você acha, perguntar o que não souber.
Ok, imaginei que ela deveria estar bem exausta de tanta mudança por chegar até aqui, mas como aparentemente está saudavel não vejo por que mudar, ja perguntei sobre o substrato e obrigado pelas dicasEdson Poscai escreveu:normalmente não usamos a casca de pinus. esta para uso precisa de tratamento (tbm contém tanino) e se deteriora fácil (pouco tempo de vida útil)....Então não sei ao certo, vou perguntar ao vendedor, tenho o contato dele, mas pelo que conheço de substratos, sei que há musgo sphagnum e casca de pinus, não parece ser bom para nepenthes?
mas... a sua tá boa de tudo, não mecha e deixa quieto.
Por foto realmente parece terra mas quando fui ver, parece mais algo que foi quebrado em pequenos pedacinhos, tipo pinus ou algo assim com mais alguma coisa, vou mandar uma foto mais focadaMateus175 escreveu:Enviado de meu SM-G610M usando o TapatalkFernando123 escreveu:É realmente, o substrato parece terra, deve ter um monte de coisa ai no meio, eu não transplantei a minha ainda, mas um musgo de boa qualidade, picado, misturado com bolinhas de isopor, e chips de coco tratado estaria de bom tamanho, proporção (MUSGO 50% - ISOPOR 25%- CHIPS DE COCO 25%.O chips de coco se eu não me engano precisa ser tratado para tirar o tanino, eu não posso dizer como tratar, mas no Universo das Carnívoras no youtube, tem um vídeo que o Rafael ensina a tirar o tanino. OBS:O transplante não precisa ser tão agora, daqui umas 3 semanas você faz, a não ser que note que o substrato genérico está prejudicando
Obrigado, estava pensando em transplanta-la, mas achei meio cedo, devido a todo processo de venda até chegar aqui, ela ainda está se acostumando