Ajuda com Nepenthes - Stefano

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
stefano.9119
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

Mensagem por stefano.9119 »

Gente! Me surgiu mais uma duvida!!! Dessa vez em relação ao substrato!

Qual é o substrato ideal para o cultivo dela!?

Será que mudo o substrato para outro? ela esta neste substrato de orquidea, mais gostaria de saber qual é o substratro ideaal pra ela ficar melhor! ou deixo ela assim mesmo?

obrigado!

arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Bem,aqui minha N.alata esta em poh de coco puro e cresce vigorosamente...mas o mais indicado,o subs basico para neps eh sphagnum,areia de quartzo bem lavada,eh chips/poh de coco
Numa proporçao digamos
60% sphagnum
20% areia
20% poh/chips de coco

Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
stefano.9119
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

Onde compro esse chips de coco???

e esse é CERTEZA de um bom substrato né? Nao preciso de Perlita, Vermiculita, essas coisas né? Nem a Turfa Loira? o Sphagnum, eu uso ele mesmo seco? que vem naqueles sacos, tipo musgo branco? e o musgo vivo?estou tentando criar um pouco.. posso coloca-lo por cima, na "superficie"?

arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

O chips voce encontrara em floriculturas,associado a substrato de orquidea...
Nao,nao eh preciso usar perlita e vermiculita.A turfa tambem pode ser usado como subs,porem eh cara e dificil de achar(e se achar normalmente sera fertilizada,oque a deixa impropria)
Hidrate o sphagnum antes,molhando todo,e o deixando secar naturalmente,o sphagnum vivo pode ser usado na superficie como medida estética e para conter a humidade

Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
stefano.9119
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

Arquimedes, obrigado mesmo! você está me ajudando MUITO! de verdade!!

Então vale a pena mesmo trocar o substrato não é? Você usa essa composição no seu substrato (60-20-20)??? Ele funciona bem? heheehheeh tomara que siim né!!

Vou postar uma foto amanha, do sphagnum que comprei... O procedimento com ele é somente Molha-lo por inteiro, deixa-lo secar naturalmente e depois colocar no vaso como substrato então? nao preciso de tudo aquilo de ferver o musgo e tudo mais né? até por que eu quero ele bem verdinho daqui um tempoo né? hehehehe

A areia eu vou limpar conforme o topico que mostra como esterilizar a areia! então assim tudo bem....

O chips de coco eu procuro como nas floriculturas? como chips de coco mesmo? ou tem outro nome que eles entendam? onde posso compra-lo em sp? e tem algum procedimento tambem de limpeza ou hidratação?

Desculpe estar fazendo tantas perguntas, mais sou iniciante no cultivo das PC's e gostaria de saber bastante para meus proximos cultivoos!!!

Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)

Mensagem por Logan »

Olá Stefano eu recomendo que você esterilize o sphagnum para que não ocorra nenhuma contaminação:)

WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

O chips de coco precisa ser tratato, pois este contem tanino que faz mal para as nossas plantas...
Você pode estar ferver ele e ir trocando a água até a mesma sair limpa... aqui em casa fervi quatro vezes e ela saiu limpa... ferva por 30 min, tire a água suja, coloque a água limpa e ferva de novo... repita até ver que a água está saindo limpa na troca... pode ser trabalhoso, mas vale a pena no final!

E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
stefano.9119
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

FEITA A COMPRAAA!

Galera, compreei hoje o sphagnum, a areia e o pó de coco!!!! Olhem só:

https://picasaweb.google.com/m/viewer?f ... 0653214146" onclick="window.open(this.href);return false;

Agora chegando em casa, vou lavar e esterilizar a areia e tambem ferver o pó de coco!!! Agora soh uma duvida.... O sphagnum, eu nao vou verve-lo, certo? Somente hidrata-lo!? Pois estou com medo dele morrer de veeez! :( ou sera que eh melhor ferver mesmo? Nao mato ele completamente fervendo-o???

La no shopping garden, encontrei um cultivador de pc's! Ele eh vendedoor e falou que esse subs, eh bom! Ele ate me deu as dicar de como lavar a raiz da planta, pra tirar o resto da terra preta que esta alii! E me ensinou ate a fazer a alporquia da planta!!!!!
60% sphagnum
20% Polixim ou pó de coco ou chips de coco
15% Areia de construção esterilizada e
05% bolinhas de isopor

Achei muito legal encontrar um vendedor em um shopping garden que cultiva plantas tambem!!!

Obrigadooo a todos, espero que a nep goste do novo substrato!!!

Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)

Mensagem por Logan »

Não estou conseguindo ver as fotos Stefano; mas você comprou sphagnum vivo ou o musgo?

stefano.9119
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

comprei o musgo seco mesmo! mais ele tem VARIAS cabecinhas verdes!!!
Editado pela última vez por stefano.9119 em 05 Dez 2012, 04:08, em um total de 1 vez.

Responder