Abs,
Rodrigo F. Costa
Isso que vou fazer! Já fervi o sphagno, agora a fibra de coco vai pra panela rs. Devo triturá-la? Algumas pessoas dizem que sim, outras que deve-se cortar com a tesoura... qual a melhor maneira? E qual a proporção? Seria sphagno, fibra de coco e isopor (2:1:1)? Thanks.WFERnando escreveu:eu utilizo sphagno, fibra de coco higienizada e bolinhas de isopor, rs
Pior! hahaha já fiquei de olho em algumas do Ono... mas vou dar um tempinho e cuidar direitinho dessa primeiro, estudar mais sobre elas e tal hehe. Valeu.arquimedes escreveu:Eh,o povo ja disse tudo!Parabens,eh uma linda nep,olha que nepenthes eh algo complicado
nunca se tem uma soh rsrs
Garanto que ira ficar muito bem sob seus cuidados
Agradeço muito pelas dicas. Você rala no ralador grosso ou fino? hahaha Mãe de primeira viagem é fogo!Felipe_Steinthaler escreveu:Bela planta Lucy, enorme já. Apesar do pessoal ter identificado ela, eu achei super parecida com os hibridos do Ono de N. gracillima x rafflesiana var. nivea. O jarro vermelho se parece com os da minha só que com o peristômio mais fechado.
Eu não sei quanto a voce mas eu quando comprei a minha N. maxima a uns (sei lá) 4 anos atraz apenas passei para um vaso maior com mais substrato e deixei este original, a planta virou no que tá hoje, não apresentou problemas. Até hoje nunca encotrei PCs plantas em terra, somente em pó de coco que tem a aparência parecida com terra depois de um tempo sendo ultilizada.
Mas se preferir mudar, é mais garantido, com certeza. Só tome cuidado para não danificar muito as raizes dela, pode usar izopor no substrato (eu ralo ele no ralador) para dar mais volume, ai na sua cidade se não me engano tem um fornecedor de clips de coco e fibra também, pode ser usada se quiser. Sempre usei por aqui e até agora não tive problemas.
Posso usar?!rdrgobra escreveu:Lucy, pode usar a areia grossa que você encontrou, apenas lave bem ela para tirar as impurezas e depois jogue água fervente para eliminar possíveis agentes patogênicos, que podem vir a afetar sua Neps.
Mas e o peristomio stripped? Você está escondendo plantas aí Felipe?Felipe_Steinthaler escreveu:... achei super parecida com os hibridos do Ono de N. gracillima x rafflesiana var. nivea...
Geralmente recomendamos a areia de quartzo pelo fato dela vir esterilizada, mas a areia de construção grossa pode ser usada desde que você siga os procedimentos citados anteriormente.Lucy escreveu:Posso usar?!![]()
É que li um montão de coisas, falando que qualquer outro tipo de areia poderia matar a PC. Só achei areia de construção... aliás, tenho um monte dela e casa, poderia peneirar e deixar só as mais grossas. Mas e o medo? rs
Eu ralo naquela parte mais grossa do ralador, da para comprar as bolinhas soltas mas eu ralei uns que tinha por aqui, fiz uma reciclagemLucy escreveu:Agradeço muito pelas dicas. Você rala no ralador grosso ou fino? hahaha Mãe de primeira viagem é fogo!
Só achei a Fibra de Coco da marca Vitaplan, e segundo a embalagem é natural, não contém adubo nem nada. Acha que sphagno, fibra e isopor 2:1:1 é um bom substrato? Mistura-se tudo? Li alguns tópicos, mas tenho medo d efazer algo errado rs
Haha queria estar escondendoMarcielS escreveu:Mas e o peristomio stripped? Você está escondendo plantas aí Felipe?Felipe_Steinthaler escreveu:... achei super parecida com os hibridos do Ono de N. gracillima x rafflesiana var. nivea...![]()
Por falar em wrigleyana, tem boas notícias da sua?
Que bom que as dicas foram úteis, se tiver mais, pergunte.Lucy escreveu:Valeu, Felipe! Todas as minhas dúvidas se acabaram... por enquanto![]()
Visitei seu álbum e fiquei de boca aberta... coisa linda!!! Parabéns pelas plantas.