Father_Time escreveu: ...o Daniel falou em usar cimento antigo de construção... No dia seguinte fiz isso e, poucas semanas depois, lá estavam dois jarros formados. Hoje a planta não despreza um jarrinho sequer, é uma enchadada para uma minhoca! ...
Pôxa que legal Gino! Então deu certo, que bom!
A minha eu somente diminui a acidez do substrato e não surtiu efeito algum. Vou então experimentar a sugestão do Daniel, e que deu certo aí, e mudar novamente o substrato.
Paulo escreveu: ...o Crytech me disse que deu uma muda de nepenthes para a sogra dele, explicou como cuidar, mas ela colocou humus em cima do substrato. Segundo o Crytech a nepenthes parece que tomou umas bombas, pois ficou enorme. Vai entender?...
Talvez por ser natural o humus não cause na hora um grande problema, mas e no decorrer do tempo? Será que não teria um efeito negativo?
Fiz algumas experiências com Osmoscote em nepenthes por pelo menos seis mêses.
Em algumas delas usei o adubo diretamente nos ascideos, em outras no substrato.
Não percebi nenhum ganho no desenvolvimento de nenhuma delas, a não ser uma alata que teve o adubo colocado diretamente no substrato. Esta planta cresceu mais rápido que as outras alatas (pelo menos 60cm a mais) que não tiveram o substrato alterado, durante o periodo de testes.
Hoje essa planta está 'travada' em relação as outras que já estão quase do mesmo tamanho.
Sobre adubos, devemos realizar outros testes para ter certeza das vantagens e desvantagens.