Pessoal, sou iniciante e ao comprar minhas primeiras nepenthes acabei tomando a iniciativa de compor o substrato da seguinte maneira, 35% casca de pinus 35%sphagnum e 30 % vermiculita! ta certo ou fiz besteira?
Desde já agradeço aos colegas.
Vermiculita como substrato, há problema?
- felipe meireles
- Membro ativo (1)
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Bom, tive problemas em usar este produto em Drosera e o aboli das mesmas. Eu creio que ele não se presta em substratos que ficam excessivamente úmidos, mas naqueles mais "secos" como o de Pings e Neps, acredito que não apresente problemas.
Obs.: A casca de pinus pode ser usada em Nepenthes, mas atenha-se ao fato de que as mesmas precisam ser tratadas para não ocorrer do tanino presente nelas queimar as raízes de sua PC. Hoje em dia há no mercado marcas aonde elas vem previamente esterilizadas e com baixo teor desta substância, portanto fica aí o alerta
.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Obs.: A casca de pinus pode ser usada em Nepenthes, mas atenha-se ao fato de que as mesmas precisam ser tratadas para não ocorrer do tanino presente nelas queimar as raízes de sua PC. Hoje em dia há no mercado marcas aonde elas vem previamente esterilizadas e com baixo teor desta substância, portanto fica aí o alerta

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-