Nepenthes gerando brotos, o que fazer?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
pedromarinho
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Abr 2020, 14:29
Localização: Uberlândia-MG

Nepenthes gerando brotos, o que fazer?

Mensagem por pedromarinho »

Olá,

Tenho uma Nepenthes grassiliflora e tenho percebido que novas plantas vem crescendo do substrato, desde quando eu a comprei ela vinha gerando novos ascídios e cresceu muito. Porém, desde que reparei o aparecimento desses brotos ela desacelerou seu crescimento e os novos ascídios que estavam se desenvolvendo pararam de crescer. Como devo proceder? Isso é normal? Devo retirar esses brotos para a planta continuar seu crescimento? Essa é minha primeira Nepenthes, alguém pode ajudar esse marinheiro de primeira viagem aqui? :lol:

Segue foto da planta:

Imagem

Seus "filhos":

Imagem

E já quero aproveitar pra perguntar o porquê desse ascídio estar crescendo assim deformado, a parte de cima não se desenvolveu, só a de baixo. Isso é sinal de falta de nutrientes?

Imagem

Já agradeço a atenção,

Pedro


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6348
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1941 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o fator crescimento, sim tem uma influência das novas mudas. mas eu considero insignificante.

considero mais a relevar a fase do momento, outono e logo inverno,com isso as plantas tendem a diminuir o crescimento. considero normal.

***

deixar juntos ou separar, aí vai seu gosto. me desculpe, mas o considero por hora iniciante, então aconselho a deixar assim quieto, e deixar a resolver em setembro. mexer em plantas nesta fase não é muito aconselhável.

*embora seja graciliflora e seja tão somente começo de outono, mas será uma opçao sua.

***

não ligue uma ou outra nascer deformada (ascideo), isso é normal. : joia :

***

se prepara você tbm vai nos ensinar,
em peixe. :lol: :lol: :lol:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
pedromarinho
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Abr 2020, 14:29
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por pedromarinho »

Obrigado pela resposta, Edson! Eu vou deixar as mudas crescendo aí onde elas estão como você orientou, não quero correr risco de matar a planta. Vou aguardar e ver se ela retorna seu rítimo normal de crescimento (que é bem acelerado, viu? : hero : ) e dou notícias aqui.

Sobre os peixes, qualquer coisa só perguntar :lol:

Abraço


Marcio cyborg
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 80
Registrado em: 10 Dez 2019, 01:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Marcio cyborg »

Cara, aconteceu o mesmo com a minha Nepenthes.
Porém eu optei em deixar ela crescer, e então, quando ela ficou grande, a “matriz” começou a dar muito jarro enorme junto com a nova. Tanto que estou pensando em podar e doar estacas aqui.
De início ela fica um pouquinho mais fraquinha, mas do nada parece que desce uma ladeira sem freio hahahah


pedromarinho
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Abr 2020, 14:29
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por pedromarinho »

Olá pessoal, atualizando:

Os brotos se desenvolveram bem, já formaram folhas. Porém, a planta maior está apresentando sinais de fraqueza, as novas folhas estão vindo menores, com um aspecto amarelado, algumas até tiveram as bordas levemente quiemadas (ela só pega sol no final da tarde e ela estava se desenvolvendo bem até agora com esse regime de luz) e os ascídios não se desenvolveram mais. Eu rego ela uma vez com por dia com abundância e borrifo a planta toda também para aumentar a umidade. Vocês acham que eu devo tomar alguma providência?

Obrigado


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6348
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1941 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Eu rego ela uma vez com por dia com abundância e borrifo a planta toda também para aumentar a umidade. Vocês acham que eu devo tomar alguma providência?
- não regue o substrato em abundância, 99% ele não estará pedindo. faça isso dia sim dia não, dia sim dois não. conforme a a umidade do substrato, conforme você notar ele estar secando/pedindo, pouca umidade.

- borrifar sim, 1 ou 2 x ao dia por toda a planta. diariamente.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
pedromarinho
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Abr 2020, 14:29
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por pedromarinho »

Eita será que to matando a planta? O substrato acumula muito pouca água, mesmo que eu molhe com abundância a água escorre quase toda na hora, no fim ele só fica úmido mesmo. Será que é por isso que ela parou de dar novos ascídios?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6348
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1941 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não. substrato de nep é assim mesmo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem