Drosera cheirosa...

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Drosera cheirosa...

Mensagem por guigacaldeirão »

Uma das coisas que eu nunca acreditei vendo na internet é que droseras atraiam insetos pelo brilho da mucilagem e pelo néctar secretado nas folhas,tudo bem a técnica da mucilagem faz todo sentido,a do néctar também faria se eu pelo menos sentisse algum cheiro vindo das folhas...já testei com varias plantas D.burmanni,D.capensis,D.spatulata,D.Intermedia e D.filiformis,mas mesmo assim nunca senti algum cheiro vindo das folhas das droseras...mas em uma noite chuvosa e calma...(ontem :lol: )estava na minha janela bem do lado da minha D.Indica(a planta que mais pega insetos atualmente :twisted: )olhando para rua e pensando...até que eu sinto um suave cheiro de mel,eu comecei a achar que a minha mãe estava fazendo algum doce sei lá,mas antes que eu chegasse na cozinha o cheiro desapareceu...então volto para a janela e começo a sentir o cheiro de novo...então olho a rua mais atentamente e não vejo ninguém(estava chovendo e não daria para sentir qualquer cheiro vindo da rua...)eu comecei a pensar que o eu estava ficando maluco,então de repente me lembro que eu estava praticamente com a cara colada na D.indica"não é possível será que..." então dou uma fungado bem perto da folha dela e sinto o cheiro :) Eu nem acreditei que depois de tanto tempo fosse ela que estivesse liberando aquele cheiro tão doce de mel,agora toda vez que passo pela janela eu cheiro as folhas dela,acho que eu fiquei viciado :lol: ...So queria mostar o meu relato aqui para o pessoal,quaquer coisa é so me perguntarem.
Abraços.


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Tá explicado o porque dela ser a maior matadora de insetos das suas droseras hauhaeuhas :D

Mas fala aí, as outras não tem cheiro algum? Alguém mais pra confirmar essa vantagem da D. Indica ?

Até : joia :


Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Acho que o nectar tem cheiro de alguma coisa, mais o da indica deve se destacar
talvez só os insetos sintam o cheiro das outras


I'm a wild flower, the thing that feels
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

mx_joao escreveu:Tá explicado o porque dela ser a maior matadora de insetos das suas droseras hauhaeuhas :D

Mas fala aí, as outras não tem cheiro algum? Alguém mais pra confirmar essa vantagem da D. Indica ?

Até : joia :
Eu já vi em vários sites que o Drosophyllum lusitanicum tem um leve cheiro que mel,o que bate com a descrição do cheiro da D.Indica,so que Drosophyllum lusitanicum não é uma drosera...é um parente distante,mas não é...
Matheus escreveu:Acho que o nectar tem cheiro de alguma coisa, mais o da indica deve se destacar
talvez só os insetos sintam o cheiro das outras
Também acho isso,mas raramente vejo as outras droseras capturando insetos,outra coisa é que eu percebi é que elas parecem ter dietas diferentes uma das outras,aparece mosquitos ou formigas na D.burmanni e na D.intermedia,na D.spatulata aparecia formigas um pouco maiores,D.capensis aparecia pequenos besouros e formigas,na D.binata aparece pequenas (mas bem pequenas mesmo...)mariposas e raramente alguns outros insetos e por último a D.indica que captura drosophilas,moscas varejeiras e mosquitos...pelo menos aqui percebo essas diferenças nas vitimas...


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Acho que tem a ver com as armadilhas delas, como por exemplo a indica e binata capturam mais vitimas que voam e as rasteiras capturam uma formigas, mais sempre tem uma exeção hehe isso de que me lembro quando tinha mais droseras, elas sao muito bonitas cuide bem!!


I'm a wild flower, the thing that feels
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Matheus escreveu:Acho que tem a ver com as armadilhas delas, como por exemplo a indica e binata capturam mais vitimas que voam e as rasteiras capturam uma formigas, mais sempre tem uma exeção hehe isso de que me lembro quando tinha mais droseras, elas sao muito bonitas cuide bem!!
Faz sentido,so que mesmo assim a dieta principal da D.burmanni e da D.intermedia são mosquitos que são animais voadores,sendo que são droseras rasteiras...e isso sem falar que a D.indica não pega mariposas,sendo que mariposas pelo menos aqui são a dieta principal da D.binata que por acaso não pega mosca nenhuma,já a D.indica é outra historia... :twisted:


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

hehehe...quanta percepção legal gente! : joia :
nunca senti cheiro algum da minha intermedia, nem da spatullata e agora nem da minha binata.....mas pode ser que seja perceptivel a penas para os insetos e sendo cada um com seu tipo especial de inseto....

agora.....cuidado hein guilherme...sua indica tá querendo te caçar!!! :lol: :lol:


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

"agora.....cuidado hein guilherme...sua indica tá querendo te caçar!!!"
kkkkkkkkkk

Belo relato em Guiga... =]
POis é... tem planta que o cheiro é imperceptível, mas algumas cheiram muito...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

aushduahdw aqui quando entro dentro da estufa que tem bastante droseras espalhadas, da para sentir que o ar está mais doce do que o comum, mas que eu me lembre não cheirei nenhuma delas para comprovar, agora as flores da D. binata tem cheiro de chicletes de tuti fruty kkk
Pow as flores das Nepenthes macho da para sentir de longe aqui no quintal de casa... isso sim que é atrair insetos uiahsuahs
Pena que eles não sabem direito que são flores também, pois quase nao vejo nada ali, só uma abelha que rouba o pólem que estou coletando.

Vou dar umas cafungadas ali nas plantas pra ver no que dá kkk
só tenho que cuidar com aqueles minusculos insetos que pulam aos arredores dos vasos kkk
as vezes dá a impressão que eu respiro eles quando olho bem de perto as plantas :lol:

abç


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Roberta Duval escreveu:hehehe...quanta percepção legal gente! : joia :
nunca senti cheiro algum da minha intermedia, nem da spatullata e agora nem da minha binata.....mas pode ser que seja perceptivel a penas para os insetos e sendo cada um com seu tipo especial de inseto....

agora.....cuidado hein guilherme...sua indica tá querendo te caçar!!! :lol: :lol:
Hahahahahhahaha :lol: boa...você cheirou elas bem perto mesmo ou apenas não sentiu cheiro algum próximo delas ? eu so senti o cheiro da D.Indica com a meu nariz à uns 5 centímetros de uma das folhas
j4ck_666 escreveu:"agora.....cuidado hein guilherme...sua indica tá querendo te caçar!!!"
kkkkkkkkkk

Belo relato em Guiga... =]
POis é... tem planta que o cheiro é imperceptível, mas algumas cheiram muito...

Valeu cara...por acaso esse "algumas cheiram muito..." é porque você conhece outra drosera com cheiro ou foi so porque eu disse que a d.Indica tem cheiro forte ?
Felipe_Steinthaler escreveu:aushduahdw aqui quando entro dentro da estufa que tem bastante droseras espalhadas, da para sentir que o ar está mais doce do que o comum, mas que eu me lembre não cheirei nenhuma delas para comprovar, agora as flores da D. binata tem cheiro de chicletes de tuti fruty kkk
Pow as flores das Nepenthes macho da para sentir de longe aqui no quintal de casa... isso sim que é atrair insetos uiahsuahs
Pena que eles não sabem direito que são flores também, pois quase nao vejo nada ali, só uma abelha que rouba o pólem que estou coletando.

Vou dar umas cafungadas ali nas plantas pra ver no que dá kkk
só tenho que cuidar com aqueles minusculos insetos que pulam aos arredores dos vasos kkk
as vezes dá a impressão que eu respiro eles quando olho bem de perto as plantas :lol:

abç
"Felipe Steinthaler o incrível homem cheirador de insetos" :lol: :lol: :lol: Poxa a minha D.binata tem flores que tem cheiro...de nada :evil: Sempre ouvi dizer que flores de nepenthes tem cheiro forte,mas sempre me disseram que era um cheiro ruim...pode comprovar isto ??e se você tiver alguma "drosera cheirosa" avisa o pessoal.
Abraços a todos : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem