o básico que tenho seguido e que se espere os sinais que a planta emite q são visíveis, eu por estética também prefiro fazer uma poda geral na PC quando o processo se inicia, não sei se isso ajuda mais consigo ver hoje com mais facilidade a presença de fungos ou outros problemas. durante a hibernação perdi varias mudas para fungos, como eu tinha muita muda nem me preocupei ou apliquei inseticidas... deixei a natureza fazer a parte dela... porem caso tenha poucas mudas recomendo ficar de olho pois e bem normal elas apresentarem fungos nessa fase.
então vamos la.
Aqui vemos minha moita de D. FIliformis Red. quando estavam ativas.

logo comessaram a apresentar os sintomas de hibernação... vão ficando feinhas, folhas com pouca mucilagem, poucos brotos novos virando uma bucha...

então com o auxilio de uma tesoura vou recortando e limpando, inclusive musgos em volta dos centros, ja que o ideal e conseguir ver ela de boa para casos de fungos ou outros...

ela irá ficar neste estado por uns 2 a 3 meses... não emite folhas novas ou emite muito pouca tipo 1 ou 2... mais o centro sempre verdinho... novamente fique de olho nos fungos. note q algumas mudas não estão verdinhas (morreram msm, para fungos q não apliquei nada)

ao final ela volta a brotação vigorosa.

algumas observações são que nunca forcei a hibernação e meu clima e quente e úmido, então caso sua PC apresente estes sintomas fique de olha pois e muito provável que seja a hibernação, a escolha de não aplicar inseticida contra fungo foi minhas ja que na época não tinha nada aqui e eu tinha muitas mudas oq não seria prejuízo algumas perdas. quanto a agua eu reduzi a quantia mais não foi tanto nada como as tuberosas q se recomenda secar msm... essas estavam em um sistema de bog então sempre tinha agua... so deixava secar mais...
para mais informações sobre as Droseras Filiformis.
viewtopic.php?f=27&t=3468
viewtopic.php?f=46&t=3422