AJUDA!!! Transplante in vitro para ex vitro.

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Pedrohbarbosa01
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Set 2017, 19:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 1 vez

AJUDA!!! Transplante in vitro para ex vitro.

Mensagem por Pedrohbarbosa01 »

Olá, boa tarde a todos!
Tenho essas duas droseras, D. Cuneifolia de D. Pygmaea e como podem ver, estão nesse meio de cultura in vitro e estou precisando muito de dicas para realizar o transplante para ex vitro em relação principalmente a subtrato e aclimatação.
Ase duas plantas estão nesse meio a mais ou menos 4 meses e como podem ver a cuneifolia meio que está estiolada e desenvolveu alguns "brotos laterais" então acredito que precisarei de muito cuidado para não perde-lá.
Quanto a pygmaea ela já cresceu bastante desde que a adquiri no entanto não desenvolveu raízes, então eu estou aceitando dicas também de como fazer o transplante de forma segura
20170906_231837.jpg
20170906_231837.jpg


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Pedro,

para publicação de suas fotos, pedimos as proximas serem publicadas conforme o explicativo abaixo. pedimos ser evitado "anexos" nas próximas. : joia :

publicar-fotos-t5702.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá Pedro,

Você que fez a cultura ou comprou?
Achei esse artigo https://www.plantbiotech.com.au/transpl ... romeliads/ e também serve para plantas carnívoras.
O básico é lavar toda a planta para tirar todo resquício do cultivo in vitro e usar sphagnum picado e fervido com perlita, mas também pode ser areia.
Lendo é fácil, mas sempre existe uma variante qualquer que pode detonar as plantas.

Boa sorte,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Pedrohbarbosa01
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Set 2017, 19:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Pedrohbarbosa01 »

Paulo escreveu:Olá Pedro,

Você que fez a cultura ou comprou?
Achei esse artigo https://www.plantbiotech.com.au/transpl ... romeliads/ e também serve para plantas carnívoras.
O básico é lavar toda a planta para tirar todo resquício do cultivo in vitro e usar sphagnum picado e fervido com perlita, mas também pode ser areia.
Lendo é fácil, mas sempre existe uma variante qualquer que pode detonar as plantas.

Boa sorte,

Paulo
Olá Paulo, boa noite.
Então, essas eu comprei. Ainda não tenho o material nessessarios pra fazer a cultura.

Nesse artigo eu achei bem interessante a parte da câmara de umidade, com certeza vou usar ela pra melhorar a umidade agora nessa época quente


Avatar do usuário
Rafael Bigate
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 17 Jan 2017, 20:53
Localização: Jandira SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Rafael Bigate »

Pedrohbarbosa01 escreveu:Olá, boa tarde a todos!
Tenho essas duas droseras, D. Cuneifolia de D. Pygmaea e como podem ver, estão nesse meio de cultura in vitro e estou precisando muito de dicas para realizar o transplante para ex vitro em relação principalmente a subtrato e aclimatação.
Ase duas plantas estão nesse meio a mais ou menos 4 meses e como podem ver a cuneifolia meio que está estiolada e desenvolveu alguns "brotos laterais" então acredito que precisarei de muito cuidado para não perde-lá.
Quanto a pygmaea ela já cresceu bastante desde que a adquiri no entanto não desenvolveu raízes, então eu estou aceitando dicas também de como fazer o transplante de forma segura
20170906_231837.jpg
20170906_231837.jpg
Boa noite Pedro!!! a obtive a alguns messes atrás nove espécies de Droseraceae que estavam no cultivo in vitro heterotrófico, assim tive a missão em fazer a aclimatização ex vitro passando para o cultivo autótrofo, pois bem, a forma que preparei a aclimatização foi : Primeiro passo lavar a raiz removendo todo o meio de cultura, em seguida ferver musgo (sphagnum) e picar com tesoura colocando em seus devidos vasos definitivos e pires com água para absorção da água por capilaridade, também usei um aquário de 200L como estufa mantendo a umidade e temperatura ambiente de acordo com a fisiologia da planta tornando o ambiente mais natural possível, como já se fazem trés messes e no decorrer desse período de mudança de estação inverno/primavera tive quatro óbitos acredito que foi por mudanças bruscas de temperatura ainda mais se tratando de SP ... Em fim agora como deu uma firmada no tempo as Droseras estão lindas dando flores e logo sementes, com a chegada da primavera o aquário esta sempre aberto servindo mais para barrar o vento evitando secar as mucilagens, mas logo vou tirar do aquário e deixar a planta ser planta que essa é a faze final da aclimatização.... Espero que pude contribuir com algumas dicas pois agora esta indo hehehe :D


Fé em Deus...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem