Atualizado 05/11/2017 - Germinação de Drosera regia

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Atualizado 05/11/2017 - Germinação de Drosera regia

Mensagem por Wictor »

Olá a todos, há 20 dias atrás eu comprei umas sementes de D. regia pela internet (eBay) e elas chegaram ontem, chegaram ultra rápido levando em consideração as outras compras que fiz do exterior. Pois então, como eu não tenho experiencia com germinação dessa Drosera eu fiz o mesmo procedimento que havia feito com as sementes de Dionaea.

27/10/2016

[thumbnail][/thumbnail]
Sementes semeadas em copos de café de 50ml com sphagnum. 2 sementes por copo (alguns têm 3) para minimizar a perda caso haja contaminação por fungos.

[thumbnail][/thumbnail]
Sementes. Mais ou menos 1mm.

Alguém já tentou germinar essa espécie? Gostaria da opinião de vocês se acham que fiz certo, pois para essa espécie eu não tenho ideia quanto a umidade do substrato. Aguardo repostas.
[hr]
14/11/2016

Depois de mais ou menos 10 dias eu já havia obtido resultados. Essa foi a primeira semente a germinar, mais ou menos dia 6 ou 7 desse mês:

[thumbnail][/thumbnail]

Tem mais 4 sementes além dessa dando sinal de germinação, mas a câmera não é boa e não deu pra focar elas.
[hr]
03/02/2017

Até agora germinaram 7 sementes, 1 morreu, então eu estou com 6 seedling até o momento.

Fotos das mais desenvolvidas:

[thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail]

Essa última, apesar de ter nascido depois das três acima, é a que está se desenvolvendo mais rápido, talvez seja porque ela foi alimentada. Estou fazendo testes.

Achei essa taxa de germinação boa, considerando a diferença entre o seu clima nativo e o clima de onde eu vivo.
[hr]
23/05/2017

Agora estou com 5 plantas, uma morreu com um teste de fertilizante. Eu usei um genérico do Osmocote, o Basacote, um fertilizante também de liberação lenta (6 meses), funciona muito bem para hortaliças e talvez para outras outras plantas ornamentais, mas na minha experiência não funcionou com a D. regia, talvez seja porque a planta estava debilitada ou eu tenha errado na dosagem (coloquei duas bolinhas mas o vaso era muito pequeno, cerca de 5cm de diâmetro e uns 7 de altura, a concentração NPK é 16-8-12). Mas germinou outra semente depois de vários meses das outras, então, nunca desista das sementes de D. regia. E já estão todas em vasos individuais.

Fotos tiradas hoje:

[thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail]

Essas ainda estão no mesmo tratamento desde a germinação, sem sol direto, apenas claridade.

Essa daqui eu estou fazendo testes de insolação. Está levando sol direto, talvez por isso seja a mais estranha, mas tem novas folhas vindo, possivelmente ela esteja se aclimatando ainda:
[thumbnail][/thumbnail]

Se alguém que já se a venturou na germinação dessas puder dar dicas de alimentação e etc, eu agradeço.
Editado pela última vez por Wictor em 05 Nov 2017, 16:54, em um total de 7 vezes.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

Drosera Regia difícil de achar e cultivar...
Se eu conseguisse apenas uma semente.... A felicidade minha seria plena!


Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Otávio010306 »

Drosera regia????!!!!!Nossa!É uma drosera muito rara,ameaçada de extinção,está entre as 3 maiores droseras do mundo e tem o maior parentesco entre as droseras com as dionaeas!Infelizmente não posso ajudar,mas cultivadores mais experientes como o Ono e o Gino devem saber,ou se quiser aqui do fórum acho que o Rodrigo,Paulo ou Edson podem.


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

O Gino vende droseras régias, pelo que entendo desse cultivar, é difícil de germinar, pois é como a adelae, não são muito viáveis as sementes, e a umidade deve ser mantida em torno dos 80%, quanto a luminosidade nao sei te informar : joia :


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vinilokão:P:D escreveu:...pelo que entendo desse cultivar, é difícil de germinar, pois é como a adelae, não são muito viáveis as sementes, e a umidade deve ser mantida em torno dos 80%, quanto a luminosidade nao sei te informar : joia :
Atenção que D. regia é espécie e não cultivar. Até existe um ('Big Easy'), porém se a espécie em si é rara aqui imagine o cultivar :roll: . Agora, quanto a viabilidade das sementes saiba que são férteis em nada se comparando com a D. adelae aonde a maioria é estéril.

O Sol para esta Drosera deve ser moderado, de preferência use sombrite uma vez que ela mostra-se sensível a iluminação solar direta.

Até a próxima e boa sorte na germinação dessa PC ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Tópico atualizado com imagens da germinação.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Parabéns, e que venham mais, : joia : : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

rdrgobra escreveu:
Vinilokão:P:D escreveu:...pelo que entendo desse cultivar, é difícil de germinar, pois é como a adelae, não são muito viáveis as sementes, e a umidade deve ser mantida em torno dos 80%, quanto a luminosidade nao sei te informar : joia :
Atenção que D. regia é espécie e não cultivar. Até existe um ('Big Easy'), porém se a espécie em si é rara aqui imagine o cultivar :roll: . Agora, quanto a viabilidade das sementes saiba que são férteis em nada se comparando com a D. adelae aonde a maioria é estéril.

O Sol para esta Drosera deve ser moderado, de preferência use sombrite uma vez que ela mostra-se sensível a iluminação solar direta.

Até a próxima e boa sorte na germinação dessa PC ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa
Agora que fui ver isto. Deixa eu ver se entendi, as seeds D. Regia são férteis? Se 80% é a umidade os cuidados não são dificeis,... Gosto muito destas carnívoras aéreas byblis, filiformes, mafagascariensis e regia, concerteza tem mais especies perdidas por ai que não encontrei. Enfim, estou a procura de algumas espécies.


Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Tópico atualizado : joia :


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Tá grandinha já, pode ir providenciando o vaso novo para ela !!


Em busca de XP para plantio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem