Quando colher sementes de droseras

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Quando colher sementes de droseras

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Estou com um problema, infestação de germinações de droseras.
Eu fico de olho nas flores, quando murcham dou uma olhada e não vejo as sementes.
Aí esqueço de olhar por uns dois dias e já não tem mais sementes, em compensação estão germinando aonde não deviam.
Aí eu pergunto como eu sei a hora certa de colher as sementes? Assim eu posso fazer doações.


Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Paulo,

eu costumo fazer e orientar os amigos a observarem primeiramente se a cápsula está seca. segunda parte e principal observar se o talinho da cápsula junto a haste apresenta os sinais de secando. caso a cápsula esteja seca, mas este talinho q a prende estiver da mesma cor q as verdes, ainda não está na hora. mas em dias estará. então você rouba escondido uma tesourinha ou um cortador de cutículas e vai colhendo as ok. (qdo usar estas ferramentas, faça escondido, rsrsr)

abç amigo, boa coleta. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Paulo
Paulo escreveu:... esqueço de olhar por uns dois dias e já não tem mais sementes, em compensação estão germinando aonde não deviam.
Pelo menos sabemos que as sementes estão sendo produzidas, rs. :mrgreen:
Paulo escreveu:... Aí eu pergunto como eu sei a hora certa de colher as sementes? Assim eu posso fazer doações.
O esquema é aquele que conversamos.
Quando as últimas flores estiverem fechando, as primeiras já se tornaram cápsulas secas, prontas para serem colhidas. Como é meio ruim ficar colhendo aos poucos, eu costumo cortar a haste e deixar reservado em ambiente arejado para que as demais cápsulas amadureçam. :geek:

Abç


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

essa e uma parte bem complexa mesmo, eu estou de olho em 1 haste de D. affins e não quero perder sementes dela... a dica que o Marciels disse e boa porem acredito que não vale para todas pois as minhas D. Burmanni mesmo parece não parar de soltar capsula e quando para metade da haste ja foi, algumas como D. intermedia e moleza ja outras e complicado mesmo, olha a byblis do nada abre e la se vai ao menos metade das sementes... e o medo de cortar antes fica no peito direto...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

smart2 escreveu:... boa porem acredito que não vale para todas pois as minhas D. Burmanni mesmo parece não parar de soltar capsula e quando para metade da haste ja foi, algumas como D. intermedia e moleza ja outras e complicado mesmo...
Então Ricardo,

Aí já entra o 'feeling' do cultivador. Neste caso da burmanii, recomento o corte da haste quando estiver na metade da floração, permanecendo o restante da haste para que as flores e cápsulas possam amadurecer ainda na planta. E concordando com o que disse, cada planta tem sua característica. :geek:

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na boa Paulo, eu já larguei mão de saber quando colhê-las e pior que as Drosera é a U. arenaria cujas sementes nunca consegui coletar. Essa "erva daninha" tá em tudo que é vaso, só as minhas Neps escaparam dela por estarem em um local distante.

Bom, pelo menos por enquanto...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Alph@
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 05 Fev 2016, 20:38
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Alph@ »

Olá amigos,

vou falar como faço aqui, não digo que é certo nem errado, mas comigo dá super certo sempre colho muitas sementes de Drosera (principalmente capensis alba) e não tenho problemas com insfestação. Espero todas as flores da haste abrir, quando a ultima flor completa o ciclo (abre poliniza e fecha) deixo uns dois dias e corto a haste e coloco em um envelope de sulfite para secar. (normalmente todos frutos produzem sementes e nenhum deles se abriu ainda), a única Drosera que tenho aqui e percebi que os primeiros frutos se rompem antes da haste florir por completo é a hartmeyerorum.
Espero ter ajudao.

Abraços


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

rdrgobra escreveu:
Na boa Paulo, eu já larguei mão de saber quando colhê-las e pior que as Drosera é a U. arenaria cujas sementes nunca consegui coletar. Essa "erva daninha" tá em tudo que é vaso, só as minhas Neps escaparam dela por estarem em um local distante.

Bom, pelo menos por enquanto...

Abs,

Rodrigo F. Costa
kkkkkkkkkkkkkkkk
bem que as Nepenthes podiam germinar igual elas né... ainda crescem dentro do substrato para não podermos arrancar ehiuehuiehuei aqui ta igualzinho ai quase todos os vasos ja tem mudas e a minhas e U. Subulata...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Estou seguindo as recomendações, vejam como está meu vaso de drosera madagascariensis, a do centro entrou em dormerncia e secou, mas já está brotando e tem uma do lado acontecendo a mesma coisa coisa.
Só que no vaso tem um tapete de 3 especies de droseras.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1333[/thumbnail]

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

hieuheiu ta parecendo eu aqui, o meu problema que talvesz seja o mesmo e a danada da chuva que ajuda muito a espalhar sementes que estão no ponto... mais olha o lado bom , sempre tem mudinhas tanto para doações como para replantio, sem aquela necessidade de ficar semeando para obtê-las né...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem