Devo me preocupar?
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Devo me preocupar?
Amigos,
Fiz um bog com diversas droseras, que não sei quais são.
Coloquei uma camada de pedra com ph neutro, depois uma mistura de vermiculita com musgo e por final uma leve camada de apenas musgo.
Acontece que o musgo está ficando verde, não sei se está revivendo ou é uma praga qualquer.
Outra coisa que me chama a atenção é que muitas das mudas de droseras estão com a folhas amareladas e sem mucilagem.
Encerrando elas estão na estufa com luz artificial por 12hs seguida.
E aí o que me dizem?
Abraços,
Paulo
[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... a/bog1.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... a/bog2.jpg[/thumbnail]
Fiz um bog com diversas droseras, que não sei quais são.
Coloquei uma camada de pedra com ph neutro, depois uma mistura de vermiculita com musgo e por final uma leve camada de apenas musgo.
Acontece que o musgo está ficando verde, não sei se está revivendo ou é uma praga qualquer.
Outra coisa que me chama a atenção é que muitas das mudas de droseras estão com a folhas amareladas e sem mucilagem.
E aí o que me dizem?
Abraços,
Paulo
[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... a/bog1.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... a/bog2.jpg[/thumbnail]
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 63 vezes
- Agradecimentos: 76 vezes
- Contato:
Olá Paulo, então, esta camada verde se formaldo, são as malditas algas...
após germinadas as sementes a alga até que não faz tão mal assim, pelo menos aqui não.
Se elas estiverem amareladas, já não sei o porque, mas sei que as droseras não curtem muito que espirre Captan em cima delas... aqui fiz isso com seedling de nepenthes mesmo, e perdi vários, Cagada total.
Mas com os erros é que aprendemos.
Ficou bonito o seu bog, espero que de tudo certo.
Abraço
após germinadas as sementes a alga até que não faz tão mal assim, pelo menos aqui não.
Se elas estiverem amareladas, já não sei o porque, mas sei que as droseras não curtem muito que espirre Captan em cima delas... aqui fiz isso com seedling de nepenthes mesmo, e perdi vários, Cagada total.
Mas com os erros é que aprendemos.
Ficou bonito o seu bog, espero que de tudo certo.
Abraço
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]
Let's Grow
Let's Grow
- Rodrigo
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 1 vez
- Agradecimentos: 5 vezes
- Contato:
Normal cara, fica frio, todas minhas droseras, algumas dionaeas, e até uma nep ta nascendo em cima dessa alga... até o proprio musgo rebrotou em cima... não faz tanto mal, agora, se ficar uma gelatina em cima... ae eh muita agua.
-
- Membro ativo (4)
- Agradecimentos: 11 vezes
Realmente são algas, isso geralmente ocorre. Não chega a ser um problema para as Droseras pelo que ja percebi aqui. Diminua um pouco a quantidade de agua no substrato.paulo escreveu:Amigos,
As areas mais escuras no substrato que aparecem em baixo a direita podem ser fungos, pingue algumas gotas de captam nessa regiao, assim você garante que nao se prolifere.
De repente a camada de musgo é muito fina, e as raizes de algumas Droseras ja chegaram a camada de vermiculita, e vermiculita tem PH neutro (se nao me engano), mas não é certeza que é isso que está causando amarelamento das folhas.paulo escreveu:Outra coisa que me chama a atenção é que muitas das mudas de droseras estão com a folhas amareladas e sem mucilagem.
E aí o que me dizem?
Aqui resolvi um problema parecido com esse que voce descreveu, era questão de iluminação deficiente

Voce utiliza iluminação artificial, de repente as lampadas estão muito distantes do vaso com suas Droseras, e ou a intensidade das lampadas estejam insuficientes.
Aconselho a voce que acrescente mais lampadas se possivel.
Tambem deve deixar os vasos mais proximos das lampadas (aproximadamente a 30cm)

-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 9 vezes
- Contato:
Será que não pode ser também o tipo da lâmpada? às vezes pode ser que não tenha os espectros certos, sei lá...Daniel Souza escreveu:paulo escreveu:Aqui resolvi um problema parecido com esse que voce descreveu, era questão de iluminação deficiente![]()
Voce utiliza iluminação artificial, de repente as lampadas estão muito distantes do vaso com suas Droseras, e ou a intensidade das lampadas estejam insuficientes.
Aconselho a voce que acrescente mais lampadas se possivel.
Tambem deve deixar os vasos mais proximos das lampadas (aproximadamente a 30cm)
Abraço
In the fullness of time, a garden to nurture and protect
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Amigos,
Obrigado pelas dicas, vou diminuir a agua e também colocar uma lampâda econômica de 20w de 2700k.
Minha estufa tem 40cm de altura, mas se eu considerar a altura das lampâdas até o nível das mudas cai para 31cm, e de comprimento tem 120cm.
Nela tenho 2 lampâdas tubulares frias de 6400k e o teto da estufa é forrado com papel alumínio do lado brilhante.
Vou colocar essa de 2700k que é bem amarela no centro da estufa e ver o que acontece.
Abraços,
Paulo
Obrigado pelas dicas, vou diminuir a agua e também colocar uma lampâda econômica de 20w de 2700k.
Minha estufa tem 40cm de altura, mas se eu considerar a altura das lampâdas até o nível das mudas cai para 31cm, e de comprimento tem 120cm.
Nela tenho 2 lampâdas tubulares frias de 6400k e o teto da estufa é forrado com papel alumínio do lado brilhante.
Vou colocar essa de 2700k que é bem amarela no centro da estufa e ver o que acontece.
Abraços,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 3 vezes
E ai Paulo tudo certo?
Paulo com certeza a lampada ira ajudar...
mas eu acho que 1 lampada é pouco para 1,20m, acho que pra preencher esse espaço seria bom umas 3 pelomenos pode ser exagero, mas as lampadas tem uma certa capacidade por cm³, que não lembro exatamente qual era a quantia, que se não obedecida da uma certa deficiencia...
falows...
Paulo com certeza a lampada ira ajudar...
mas eu acho que 1 lampada é pouco para 1,20m, acho que pra preencher esse espaço seria bom umas 3 pelomenos pode ser exagero, mas as lampadas tem uma certa capacidade por cm³, que não lembro exatamente qual era a quantia, que se não obedecida da uma certa deficiencia...
falows...
J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
São 80w por m² a uma altura de pelo menos 25cm entre a lâmpada e o objeto. (não tô encontrando aqui as referências corretas mas é +ou- isso).j4ck_666 escreveu: ...mas eu acho que 1 lampada é pouco para 1,20m, acho que pra preencher esse espaço seria bom umas 3 pelomenos pode ser exagero, mas as lampadas tem uma certa capacidade por cm³, que não lembro exatamente qual era a quantia, que se não obedecida da uma certa deficiencia...
Eu não uso toda essa potência (50w dá conta) pois o meu cultivo é focado nas neps. As poucas pcs que tenho que gostam de sol na cabeça ficam na lavanderia do apartamento.

-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 3 vezes
Legal Marciel...
Eu tinha uma imagem ilustrativa, vou procurar lá em casa e posto de noite(to sem net em casa).
mas que eu não me engano não tem os dados na imagem.
falows...
Eu tinha uma imagem ilustrativa, vou procurar lá em casa e posto de noite(to sem net em casa).
mas que eu não me engano não tem os dados na imagem.
falows...
J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
-