Foto 1 - Locais de ocorrência desta planta
Conhecida pelo nome de D. arcturi, na realidade seu nome deriva do Monte Arthur, na Tasmânia (Austrália), e não do filho de “Uther Pendragon”. Ela vive em regiões de clima alpino/temperado, em meio à pântanos formados ao longo das margens dos rios e lagos. Esta planta possui a caraterística de formar um hibernáculo no inverno como intuito de garantir sua sobrevivência aos meses mais frios do ano.
Foto 2 - Um tapete de D. arcturi crescendo em meio ao leito de um riacho em Lake Pedder, Tasmânia (Austrália)

Erva perene, suas folhas são grossas e cilíndricas e, quando chegam a um determinado tamanho, se abrem como um livro de onde vertem tricomas com mucilagem nas pontas. Adquiri uma intensa coloração vermelha quando exposta a luz solar direta. As suas flores, de cor branca, surgem no final da primavera (Novembro), mas sua floração se estende até Fevereiro, ápice do verão.
Foto 3 – Close da planta com direito a floração da mesma

Um detalhe interessante desta planta e que ela, juntamente com a D. regia são consideradas os exemplares mais primitivos entre as carnívoras do género Drosera. Para que possam entender do que estou me referindo, deem uma olhada na figura baixo:
Foto 4 - Heredograma de algumas PCs
A planta em questão é considerada por muitos como uma das espécies de Drosera mais difíceis de cultivar, pois necessita de condições similares ao clima de onde é encontrada, para conseguir se desenvolver plenamente. Caso não usufrua da quantidade certa de umidade, calor e iluminação, a formação do hibernáculo será prejudicada levando à planta a morte. Por este motivo a D. arcturi não é uma espécie de PC indicada para iniciantes, uma vez que exige um bom feeling de cultivo para poder garantir-lhe a sobrevivência.
Foto 5 – Herbário da D. arcturi

Obs.:
1) No primeiro parágrafo é dito que além da Austrália esta PC vive na Nova Zelândia, mas não consegui encontrar nenhum mapa que aponte para isto. Pensei se tratar de um erro de localização, mas um membro do CPUK criou um tópico interessante chamado D. arcturi, D. spatulata, D. binata e U. dichotoma na Nova Zelândia, aonde ela mostra belas imagens desta planta neste país, confirmando desta forma sua existência por lá.
2) Algo bastante peculiar em sua anatomia e a existência de folhas suculentas (não-carnívoras) destinadas a formação do seu hibernáculo.
Até a próxima pessoal e fiquem na paz.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/File:Dros ... smania.jpg
https://www.carnivorousplants.org/cpn/a ... p76_80.pdf
https://www.nzcps.co.nz/NZCPSDroseraarcturi.html
https://bie.ala.org.au/species/Alpine+Sundew
https://www.bonsta.ca/blog/blog.php?art=16