Um pouco da história da Emerald's Envy, contada por seu descobridor
William Joseph Clemens
Novas Cultivares
Palavras-chave: cultivar: Drosera capillaris 'Emerald's Envy'.
Drosera capillaris 'Inveja da Esmeralda'
Enviado: 4 de dezembro de 2004
No início da década de 1970, tive raras oportunidades de visitar o sudeste dos Estados Unidos para procurar populações de plantas carnívoras e observá-las em seus habitats naturais. Em uma dessas visitas, descobri vários habitats que sustentam diversas populações de plantas carnívoras crescendo ao lado do US Naval Hospital em Pensacola, Flórida. Sempre que possível eu voltava a esses locais e outros para observar as mudanças que a proximidade humana estava causando nas populações de plantas carnívoras.
Mais tarde, na década de 1980, pude visitar o panhandle da Flórida quase anualmente. Isso porque meus pais se mudaram para Fort Walton Beach, perto da Base Aérea de Eglin, onde meu pai trabalhava na época.
Um terreno de esquina quase em frente ao hospital estava ficando coberto de arbustos e árvores. Ainda assim, havia uma grande diversidade de plantas carnívoras lutando para sobreviver neste ambiente, incluindo Sarracenia alata , Sarracenia purpurea , Sarracenia psittacina , Pinguicula planifolia e Drosera capillaris . Não parecia que eles sobreviveriam por muito mais tempo, pois já estavam quase enterrados pelo mato.
Na minha visita seguinte, tive uma surpresa chocante: não havia mais vegetação; na verdade, quase não havia vegetação alguma. Alguns tufos de grama e colônias dispersas de Drosera capillaris eram a única vegetação de qualquer tipo que restava na terra nua. Pelos equipamentos e materiais existentes neste local depreende-se que em breve poderá vir a ser um parque de estacionamento asfáltico semelhante a muitos outros que já lhe foram adjacentes. Isso foi no início da manhã de terça-feira, 28 de janeiro de 1986. Em vão examinei cuidadosamente o local para ver se alguma das minhas outras plantas carnívoras familiares ainda sobrevivia. Enquanto fazia isso, notei que entre as colônias de Drosera capilaris vermelho escurocom flores cor-de-rosa, uma colônia de cerca de trinta centímetros de diâmetro era diferente. Embora as plantas nesta colônia estivessem crescendo em pleno sol, elas eram quase totalmente verdes - os tentáculos e as pontas das glândulas eram rosa pálido (veja a contracapa). Mais ainda, essas plantas tinham flores brancas. Isso foi uma grande emoção.
Coletei cuidadosamente apenas algumas vagens de sementes maduras, algumas mudas de folhas das plantas maiores e algumas sementes que estavam começando a germinar ainda dentro de suas vagens úmidas. Caso eu estivesse enganado sobre a destruição iminente deste site, não queria ser responsável pela extirpação desta maravilha de seu lar natural. Eu vasculhei a área por muitas horas, mas nunca encontrei plantas semelhantes. Nunca mais voltei a este site.
Cerca de um ano depois, consegui cultivar uma colônia muito grande dessas plantas enquanto era estudante de graduação em Horticultura na New Mexico State University. Enquanto a colônia prosperava, colhi uma quantidade muito grande de sementes e doei a maior parte para o Banco de Sementes do ICPS, mas também guardei algumas para mim. Posteriormente, não pude continuar cultivando esta planta (ou qualquer planta carnívora) por vários anos devido às minhas viagens. Eventualmente, uma vez que consegui retomar meu hobby de horticultura de plantas carnívoras, descobri que todas as minhas sementes dessa variedade haviam perdido sua viabilidade. Enviei um pedido de sementes de qualquer um que ainda cultivasse este material - meu agradecimento vai para "Sundew Matt" que me forneceu sementes viáveis desta planta interessante.
Esta planta, que estou chamando de Drosera 'Emerald's Envy', pode ser distinguida de outras plantas Drosera capillaris pelas seguintes características. Todo o pecíolo e lâmina foliar apresentam coloração verde clara a média, mesmo quando cultivadas sob forte luz artificial ou pleno sol. Outras plantas Drosera capillaris , se cultivadas sob baixos níveis de luz, podem aparecer coloridas de forma semelhante, por isso é importante comparar apenas as plantas cultivadas em altos níveis de luz. Além disso, as flores de Drosera'Emerald's Envy' são brancos - uma cor um tanto incomum (embora plantas com flores brancas sejam ocasionalmente encontradas na natureza). As plantas maduras variam entre 2,5 e 4,0 cm de diâmetro quando cultivadas em luz forte, mas podem ser ainda maiores se cultivadas em níveis de luz mais baixos.
Drosera 'Emerald's Envy' pode ser propagada por sementes ou meios vegetativos, mas não importa como a planta é propagada, a fim de manter o nome Drosera 'Emerald's Envy', a progênie deve exibir a cor verde clara da folha, cor branca da flor e manter a forma do padrão, mesmo quando cultivada em condições de luz forte (incluindo sol pleno).
Drosera 'Emerald's Envy' é uma planta perene tenra, persistindo ao longo do ano. Minha colônia atual (plantada entre vários vasos) tem crescido continuamente desde a germinação em dezembro de 2000.
Escolhi esse nome de cultivar porque a planta é predominantemente verde, assim como as esmeraldas, e porque gosto de gemas quase tanto quanto gosto de cultivar e compartilhar plantas carnívoras.
--- William Joseph Clemens • Tucson, Arizona • EUA
(Fonte :
https://legacy.carnivorousplants.org/cp ... 12_13.html)