Drosera filiformis perdendo mucilagem, hastes ficando marrom e caindo

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
yijing
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:29
Localização: RJ
Agradeceu: 5 vezes

Drosera filiformis perdendo mucilagem, hastes ficando marrom e caindo

Mensagem por yijing »

Oie, gente!

Tenho uma drosera filiformis desde abril deste ano. Ela chegou ótima, com bastante mucilagem e já deu haste floral. Mas, depois que troquei ela para um vaso autoirrigável e adicionei mais musgo sphagnum (mantive o substrato que veio com a drosera), percebi que as hastes começaram a perder a mucilagem e as hastes estão ficando seca e caindo. Umas hastes nem chegaram a se desenrolar toda e já queimaram.

Lendo o fórum, resolvi fazer algumas coisas:
  • Deixei numa estufa improvisada de saco plástico transparente por 2 dias: não vi tanto efeito, mas talvez deveria deixar por mais tempo
  • Deixei um umidificador do lado dela e deixo ligado por 2h, 1 ou 2 vezes por dia: monitorando os resultados ainda, mas isso não impediu as hastes em desenvolvimento de secarem.
  • Ração para peixe betta: comprei hoje, coloquei nas hastes e nas seedlings (que parecem estar saudáveis, com mucilagem). vamos ver no que dá
Moro em apartamento e ela fica na janela e recebe sol de manhã por uns 4h e tem bastante claridade. Tento proteger ela do vento deixando a janela fechada no local em que ela fica.

O que será que pode ser? Como moro do RJ, onde a umidade é ok, tô quase descartando a hipótese de que esse seja o problema, ainda mais depois de colocar o umidificador pra drosera.

Pensei também em ser problema do substrato que adicionei, porque comprei pela internet e posso ter comprado o musgo sphagnum que é usando para decoração de arranjos (a descrição dizia que era para cultivo de orquídea, mas nunca se sabe.... E olhando os dois substratos (o que veio junto com a drosera e o novo), eles têm aparência diferente mas achava que era uma questão de tempo. Será que errei no musgo? Acham que isso pode estar causando a falta de mucilagem e as hastes ficarem marrom e caírem? Devo esperar mais um pouco e ver como ela reage à ração antes de trocar o substrato?

Aqui vão algumas fotos:

17 de abril: dia que ela chegou
Imagem

22 de maio: olá, flor!
Imagem

07 de maio: agora com umidificador 8-)
Imagem

07 de junho: poucas hastes (fui cortando as que secaram e as hastes novas - com exceção de uma - estavam crescendo com pouquíssima mucilagem)
Imagem

07 de junho: haste secando e caindo antes de se desenrolar toda
Imagem

07 de junho: haste secando e caindo antes de se desenrolar toda [2]
Imagem


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Olá Yi Jing. Vou tentar te ajudar, mas não sou muito experiente.

Você sabe me dizer se essa é a filiformis típica ou se é a floridana? A típica é maior e mais verde, enquanto que a floridana é menor e mais avermelhada. Acontece que a típica pode entrar em dormência e esse pode ser o caso com a sua planta, pois ela parece ser a típica. O centro dela fica com esse aspecto das fotos que mandou, as folhas mais velhas secam lentamente e as folhas novas demoram muito pra vir ou simplesmente param de crescer.

É o que estou observando no meu cultivo. Por um tempo, a minha típica parou de dar folhas novas e o centro dela ficou "aveludado". Só agora resolveu soltar outras folhas. Mas o que me preocupa no seu caso são as folhas novas queimando. Eu não tenho certeza, mas pode ser um sintoma da dormência também.

A filiformis não é muito exigente em relação à umidade, então não acredito que esse seja o problema.

Você disse que após o transplante ela ficou assim, né? Você realizou a aclimatação ou colocou ela direto no sol?
Se for muito recente, talvez ela esteja se acostumando ainda.

Sobre o musgo sphagnum, ele costuma ser referenciado como musgo de decoração também. Acredito que este seja o correto para utilizar no cultivo.

Só consigo pensar nesses fatores. Outras possibilidades são pragas, a água utilizada ou uma possível fraqueza após a floração.
É melhor esperarmos outras recomendações para bater o martelo.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

foto próxima, aparenta ser dormência.

sou meio cismado com vaso auto irrigável, observe bem se o substrato está bem úmido. ou se está mais para seco.

tire uma foto só do sphagnum, se ainda tiver em casa, para podermos ver melhor.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
yijing
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:29
Localização: RJ
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por yijing »

Obrigada pela resposta, CauPlantas!
CauPlantas escreveu: 07 Jun 2021, 15:30 Você sabe me dizer se essa é a filiformis típica ou se é a floridana?
Acredito que é a típica! A floridana é aquela bem vermelha, certo? Quando a drosera chegou, tinha umas hastes mais avermelhadas mas acredito que seja pela exposição ao sol.
CauPlantas escreveu: 07 Jun 2021, 15:30 Você disse que após o transplante ela ficou assim, né? Você realizou a aclimatação ou colocou ela direto no sol?
Isso, fiz o transplante há 16 dias. Troquei de vaso e deixei ela na janela de novo onde estava.
CauPlantas escreveu: 07 Jun 2021, 15:30 Mas o que me preocupa no seu caso são as folhas novas queimando. Eu não tenho certeza, mas pode ser um sintoma da dormência também.
Sim, isso que acendeu mais o meu alerta! Antes algumas folhas já grandes estavam queimando mas pra mim era normal. Aí hoje percebi que as duas folhas novas queimaram e fiquei preocupada. Agora percebi que outra está ficando queimada no meio da haste também.
CauPlantas escreveu: 07 Jun 2021, 15:30 Só consigo pensar nesses fatores. Outras possibilidades são pragas, a água utilizada ou uma possível fraqueza após a floração.
Tenho usado água da torneira mesmo, mas procuro deixar ela descansando antes de repor no vaso.

Vou esperar mais um pouco, até pra ver se a ração de peixe melhora também. :)


Avatar do usuário
yijing
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:29
Localização: RJ
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por yijing »

Obrigada pela resposta, Edson!
Edson Poscai escreveu: 07 Jun 2021, 17:47 foto próxima, aparenta ser dormência.
Aqui são algumas fotos de hoje. Acredito que possa estar nascendo mais uma folha... vou esperar mais uns dias e ver se sai.
Imagem
Imagem
Imagem

Não sei se ajuda, mas pra critério de comparação, tem essa foto tirada no dia 27 de abril.
Imagem
Edson Poscai escreveu: 07 Jun 2021, 17:47 sou meio cismado com vaso auto irrigável, observe bem se o substrato está bem úmido. ou se está mais para seco.
Está úmido, mas de fato tô começando a achar que o pratinho era melhor. Eu troquei mais pela preocupação com a dengue, mas já tô pensando em outras alternativas pra deixar em um recipiente com água. Há alguns dias cheguei a tirar o compartimento debaixo do vaso autoirrigável e deixei uma noite num pote com água até 1/3 do vaso.
Edson Poscai escreveu: 07 Jun 2021, 17:47 tire uma foto só do sphagnum, se ainda tiver em casa, para podermos ver melhor.
Imagem

O musgo que veio junto com a drosera continua bem úmido, mesmo com a mudança de vaso. Agora, o musgo novo eu ainda fico meio cismada. Ele está úmido, mas não na mesma intensidade que o outro. Às vezes eu rego um pouco por cima só nas partes do musgo novo.
Editado pela última vez por yijing em 07 Jun 2021, 19:27, em um total de 2 vezes.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

esse pode ser o problema. esse musgo não é sphagnum.

veja fotos antes, troque o qto antes,

Imagem


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
yijing
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:29
Localização: RJ
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por yijing »

Edson Poscai escreveu: 07 Jun 2021, 19:40 esse pode ser o problema. esse musgo não é sphagnum.
Oxe! Já suspeitava disso, mas sempre achava que era o musgo adaptar... agora fui ver e parece que esse que comprei é musgo verde, que não é apropriado pra PCs, né?

Vou procurar o certo o mais rápido possível. Enquanto isso, coloquei o vaso num pote com água até 1/3. Espero que aguente até eu trocar o substrato. :)

Obrigada, Edson!
Editado pela última vez por yijing em 07 Jun 2021, 21:45, em um total de 1 vez.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem