Tenho uma drosera filiformis desde abril deste ano. Ela chegou ótima, com bastante mucilagem e já deu haste floral. Mas, depois que troquei ela para um vaso autoirrigável e adicionei mais musgo sphagnum (mantive o substrato que veio com a drosera), percebi que as hastes começaram a perder a mucilagem e as hastes estão ficando seca e caindo. Umas hastes nem chegaram a se desenrolar toda e já queimaram.
Lendo o fórum, resolvi fazer algumas coisas:
- Deixei numa estufa improvisada de saco plástico transparente por 2 dias: não vi tanto efeito, mas talvez deveria deixar por mais tempo
- Deixei um umidificador do lado dela e deixo ligado por 2h, 1 ou 2 vezes por dia: monitorando os resultados ainda, mas isso não impediu as hastes em desenvolvimento de secarem.
- Ração para peixe betta: comprei hoje, coloquei nas hastes e nas seedlings (que parecem estar saudáveis, com mucilagem). vamos ver no que dá
O que será que pode ser? Como moro do RJ, onde a umidade é ok, tô quase descartando a hipótese de que esse seja o problema, ainda mais depois de colocar o umidificador pra drosera.
Pensei também em ser problema do substrato que adicionei, porque comprei pela internet e posso ter comprado o musgo sphagnum que é usando para decoração de arranjos (a descrição dizia que era para cultivo de orquídea, mas nunca se sabe.... E olhando os dois substratos (o que veio junto com a drosera e o novo), eles têm aparência diferente mas achava que era uma questão de tempo. Será que errei no musgo? Acham que isso pode estar causando a falta de mucilagem e as hastes ficarem marrom e caírem? Devo esperar mais um pouco e ver como ela reage à ração antes de trocar o substrato?
Aqui vão algumas fotos:
17 de abril: dia que ela chegou

22 de maio: olá, flor!

07 de maio: agora com umidificador

07 de junho: poucas hastes (fui cortando as que secaram e as hastes novas - com exceção de uma - estavam crescendo com pouquíssima mucilagem)

07 de junho: haste secando e caindo antes de se desenrolar toda

07 de junho: haste secando e caindo antes de se desenrolar toda [2]