Experimento Drosera Adelae - Sementes

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

enniolima escreveu: 10 Abr 2021, 01:09
Leonardo Costa escreveu: 10 Abr 2021, 00:31 Que ótimo experimento Ennio! Parabéns pelas germinações! Diz pra gente como foi essa polinização de flor em flor, utilizou que ferramenta (pincel? palito de madeira?), acabou esfregando uma flor em outra? Colheu o polem? : joia :

Sinto pelo seu cultivo amigo, todos estamos sujeitos a fungos, não é mesmo?! me prontifico a lhe mandar sementes o quanto antes! conversamos por mp.

Abraço!
Olá Leonardo. Fiz a polinização usando um pincel bem minúsculo, aqueles de fazer detalhes em pinturas e artesanatos. Polinizei flor por flor, quando abria uma polinizava esperava fechar e passava pra outra, talvez seja melhor assim, ou não faça diferença, mas imaginei na questão de direcionamento de energia, uma cápsula por vez para gerar sementes mais viáveis, mas é só uma teoria minha, talvez científicamente nem faça sentido. As sementes demoram bastante pra germinar, quase 2 meses, e o crescimento é mais lento que outras Droseras que já tive.

Obrigado, te respondo via mp. Abraço!
Que ótimo! eu particularmente gosto muito da haste floral e das flores da Adelae, são diferenciadas. As sementes pelo que pude perceber são semelhantes a espessura de uma D.FIliformis o que é ótimo poder visualiza-las. Muito bom! Ansioso por aqui para tentar também : joia :


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Parabéns pelas germinações ennio! Grande contribuição para melhor entendermos sobre a adelae.
Sinto muito pelas suas perdas no cultivo, estamos aqui para ajudar e doar a ti caso queira!

Quanto ao meu caso, eu só tinha uma muda de adelae e experimentei fazer a auto-polinização. Obtive uma quantia razoável de sementes e a coitada acabou lançando três hastes sucessivamente. Deveria ter mantido apenas uma...
Por enquanto, não tive sucesso nas germinações. A polinização cruzada é o caminho para as sementes.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

CauPlantas escreveu: 10 Abr 2021, 11:30 Parabéns pelas germinações ennio! Grande contribuição para melhor entendermos sobre a adelae.
Sinto muito pelas suas perdas no cultivo, estamos aqui para ajudar e doar a ti caso queira!

Quanto ao meu caso, eu só tinha uma muda de adelae e experimentei fazer a auto-polinização. Obtive uma quantia razoável de sementes e a coitada acabou lançando três hastes sucessivamente. Deveria ter mantido apenas uma...
Por enquanto, não tive sucesso nas germinações. A polinização cruzada é o caminho para as sementes.

Eu nunca tinha conseguido alguma germinação anteriormente, sinceramente não sei se foi sorte, a forma da polinização que fiz, época do ano correta e tal. As sementes maduras são bem casca grossa não sei se você percebeu, eu já tinha meio que desistido, mas depois de quase dois meses notei algumas germinações, inclusive de umas sementes que caíram naturalmente dentro da jardineira. Abraço!


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

De fato, são sementes até que grandinhas e duras para as droseras. Eu poderia experimentar uma escarificação mecânica ou tratamento com GA3 também.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 286
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 158 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

As vezes por a planta ter mais tempo, produz mais sementes viáveis

Enviado de meu motorola one fusion usando o Tapatalk



Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Finalmente depois de muita luta consegui uma única germinação.

Essas estão no sol das 14:30 até 17:00. Vamos ver como se desenvolve

Imagem


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Amanda Lutz
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 16 Mai 2020, 10:10
Localização: Corbélia/PR
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Amanda Lutz »

Que interessante! Obrigada por compartilhar a experiência conosco!


Riverborn
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Mai 2021, 12:45
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradeceu: 7 vezes

Mensagem por Riverborn »

Muito legal! Estava curioso para saber se as adelae conseguiam germinar as sementes e o como era o processo de polinização. Espero que tenha ficado feliz com suas novas adelaezinhas, jaja espero que eu consiga algumas


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem