Experimento Drosera Adelae - Sementes

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Experimento Drosera Adelae - Sementes

Mensagem por enniolima »

Olá pessoal. Fiz a polinização manual nas minhas Adelaes, e tentarei a germinação das sementes que colhi hoje. Sei que já temos informações que as sementes são inférteis, mas farei o experimento baseando em informações de sites gringos que uma ou outra semente podem ser viáveis e germinar.

Não querendo causar algum tipo de discórdia, mas para adicionar mais conhecimento ainda ao fórum. Abraço!

ImagemImagem

Semeadas dia 18/01.

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

boa experiência Ennio,

eu tbm tenho a informação de média de 5% serem viáveis. boa sorte, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Boa sorte enniolima, não tinha conhecimento que as sementes eram inférteis. Mas vai que você da a sorte de produzir algumas mudas. Estou na torcida!


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
Meire
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 93
Registrado em: 12 Jan 2021, 09:22
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 59 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Meire »

=D Vou ficar na torcida para que germine! Também não sabia que eram inférteis. Bom saber!


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Também acabei de colher algumas sementes da adelae. Em breve também poderei contribuir com dados desse experimento.
Boa sorte!


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Olá pessoal. Dei uma sumida, tive problemas com fungos novamente, tirei um tempo pra rever meus métodos de cultivo, acabei perdendo 80% das minhas plantas. Mas mesmo assim estou atualizando sobre o experimento.

Bom, de 30 sementes semeadas, 10 germinaram, uma taxa bem superior aos 5% que nós já conhecíamos. Vale lembrar que polinizei flor por flor manualmente, trabalho de muita paciência. Era mais um experimento mesmo, pois a Adelae já dá muitas mudas pelas raízes, e por leaf é bem menos trabalhoso.

Segue fotos.
ImagemImagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Fico feliz que apesar dos problemas com fungos você teve algum sucesso na germinação das sementes.
Mesmo com todo o trabalho que você teve polinizando flor por flor, achei gratificante descobrirmos que há sementes viáveis.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 286
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 158 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Olha só que mesmo quando dizem algo ser "impossível", a natureza sempre dá seu jeitinho, realmente maravilhoso!!

Acredito que encontrando dessas plantas as mais férteis e cruzando entre elas, com base neste critério de germinação, vá produzindo uma diferenciação dessa espécie com taxa de germinação cada vez maior! : idiota :


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Que ótimo experimento Ennio! Parabéns pelas germinações! Diz pra gente como foi essa polinização de flor em flor, utilizou que ferramenta (pincel? palito de madeira?), acabou esfregando uma flor em outra? Colheu o polem? : joia :

Sinto pelo seu cultivo amigo, todos estamos sujeitos a fungos, não é mesmo?! me prontifico a lhe mandar sementes o quanto antes! conversamos por mp.

Abraço!


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Leonardo Costa escreveu: 10 Abr 2021, 00:31 Que ótimo experimento Ennio! Parabéns pelas germinações! Diz pra gente como foi essa polinização de flor em flor, utilizou que ferramenta (pincel? palito de madeira?), acabou esfregando uma flor em outra? Colheu o polem? : joia :

Sinto pelo seu cultivo amigo, todos estamos sujeitos a fungos, não é mesmo?! me prontifico a lhe mandar sementes o quanto antes! conversamos por mp.

Abraço!
Olá Leonardo. Fiz a polinização usando um pincel bem minúsculo, aqueles de fazer detalhes em pinturas e artesanatos. Polinizei flor por flor, quando abria uma polinizava esperava fechar e passava pra outra, talvez seja melhor assim, ou não faça diferença, mas imaginei na questão de direcionamento de energia, uma cápsula por vez para gerar sementes mais viáveis, mas é só uma teoria minha, talvez científicamente nem faça sentido. As sementes demoram bastante pra germinar, quase 2 meses, e o crescimento é mais lento que outras Droseras que já tive.

Obrigado, te respondo via mp. Abraço!


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem