Drosera sem mucilagem

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Paula Crivelari
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 29 Dez 2019, 14:23
Localização: Poços de Caldas - MG
Agradeceu: 9 vezes

Drosera sem mucilagem

Mensagem por Paula Crivelari »

Pessoal, comprei essa drosera capillares e ela veio dessa forma, bem prejudicada, fiz a aclimatação, mantenho ela no sol e com um pote de água abaixo (assim como as dionaeas), mas ando percebendo que ela não está muito saudável, ela tem novos brotos mas a armadilha mais recente está sem mucilagem desde que nasceu (mantenho ao ar livre), gostaria de saber se é melhor mantê-la só com claridade dentro de casa ou se deixo assim mesmoImagem

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk



Avatar do usuário
erickre2
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Set 2019, 12:22
Localização: Sumaré-SP
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por erickre2 »

Vou deixar minha opinião, com a pouca experiencia que tenho, percebi que existe pequenos ajustes para cada cultivador, dependendo sempre do ambiente em que se cultiva, algumas coisas pra uns funciona, pra outros não.

Sendo assim, eu acho melhor você deixar ela somente na claridade por enquanto, no meu caso, qndo as minhas droseras ficam no sol elas perdem mucilagem, vento forte tb retira mucilagem, assim como a chuva forte, mas a mucilagem sempre vai voltando durante a noite e pela manhã estão cheias de gotinhas grudentas novamente. Em dias nublados elas ficam com mucilagem o dia todo. Se ai em poços ainda esta assim (nublado), deveria ter mucilagem, mas as novinhas são mais sensíveis, por isso acho que você pode tentar mudar ela de local, e tentar deixar alguns dias em local que não bata sol direto, e mais protegida do vento, e vai acompanhando.

Do mais, com tempo você vai perceber ai no seu ambiente o que melhor favorece suas plantas, pega o padrão e vai fazendo ajustes conforme suas observações. é normal as primeiras plantas sofrerem mais e até morrerem, pois ainda estamos entendendo como o nosso ambiente de cultivo afeta nossas plantas, leva um certo tempo.


Viva e deixe Viver.
Paula Crivelari
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 29 Dez 2019, 14:23
Localização: Poços de Caldas - MG
Agradeceu: 9 vezes

Mensagem por Paula Crivelari »

erickre2 escreveu:Vou deixar minha opinião, com a pouca experiencia que tenho, percebi que existe pequenos ajustes para cada cultivador, dependendo sempre do ambiente em que se cultiva, algumas coisas pra uns funciona, pra outros não.

Sendo assim, eu acho melhor você deixar ela somente na claridade por enquanto, no meu caso, qndo as minhas droseras ficam no sol elas perdem mucilagem, vento forte tb retira mucilagem, assim como a chuva forte, mas a mucilagem sempre vai voltando durante a noite e pela manhã estão cheias de gotinhas grudentas novamente. Em dias nublados elas ficam com mucilagem o dia todo. Se ai em poços ainda esta assim (nublado), deveria ter mucilagem, mas as novinhas são mais sensíveis, por isso acho que você pode tentar mudar ela de local, e tentar deixar alguns dias em local que não bata sol direto, e mais protegida do vento, e vai acompanhando.

Do mais, com tempo você vai perceber ai no seu ambiente o que melhor favorece suas plantas, pega o padrão e vai fazendo ajustes conforme suas observações. é normal as primeiras plantas sofrerem mais e até morrerem, pois ainda estamos entendendo como o nosso ambiente de cultivo afeta nossas plantas, leva um certo tempo.
Vou fazer isso, muito obrigada pelas dicas!

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Caua lima
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 22 Jan 2020, 14:12
Localização: Feira de Santana-Bahia
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 44 vezes

Mensagem por Caua lima »

Todas as droseras que vieram também estavam sem mucilagem,mas coloquei uma estufa e em poucos dias voltou,recomendo o que ele aí disse,colocar primeiro na claridade,se quiser e recomendo fazer estufa,uma dica de como eu faço alias por ser uma planta pequena é fazer estufa com copo plastico,acho que assim controlo melhor o ambiente deixando ele em cima do vaso de cabeça para baixo se precisar eu corto um pouco para ficar direito no vaso,cortando a cada 3-5 dias na parte de cima na horizontal nas paredes do copo,quando o corte rodeia todo o copo eu tiro a estufa e funciona para mim,tenta fazer assim se querer uma estufa,boa sorte aí, : joia :


Você aprende mais ensinando do que realmente aprendendo...
FernandoRF
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 01 Fev 2020, 13:31
Localização: Aracruz - ES
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por FernandoRF »

Paula Crivelari escreveu: 13 Fev 2020, 13:50 Pessoal, comprei essa drosera capillares e ela veio dessa forma, bem prejudicada, fiz a aclimatação, mantenho ela no sol e com um pote de água abaixo (assim como as dionaeas), mas ando percebendo que ela não está muito saudável, ela tem novos brotos mas a armadilha mais recente está sem mucilagem desde que nasceu (mantenho ao ar livre), gostaria de saber se é melhor mantê-la só com claridade dentro de casa ou se deixo assim mesmoImagem

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
Boa noite amigo! Antes de tudo, fique tranquilo que sua planta está bem.

Vou te passar a minha experiência.

Em Janeiro, me enviaram uma Capilaris Long Arm pelo correio. Quando chegou, ainda tinha mucilagem mas em questão de dois dias perdeu toda ela.
Já fiquei preocupado... pois água estava OK, aqui a temperatura é normalmente mais alta e a umidade relativa do ar é mais alta então não fiz estufa (até mesmo pra evitar fungo).
Alguns dias depois, as folhas que ela tinha começaram um processo de secagem, das pontas para o centro, só se assunte se acontecer do centro pras pontas, porque ai o rizoma e a planta estará comprometida (pela sua foto o rizoma está verdinho).

Disso tudo fiz uma reflexão... durante a aclimatação da planta, a mesma demanda energia para o processo então provavelmente cortou a produção de mucilagem e tbm algumas folhas. Com isso, esperei as folhas secarem toda a parte onde ficam os tentáculos e então podei a planta toda. Hoje a planta está em crescimento disparado! E com muita mucilagem! Veja as fotos de antes e depois:

Imagem
Foto do dia 25/01. Totalmente sem mucilagem e posteriormente as folhas começaram a secar.

Imagem
Foto de hoje, 16/02. Todas essas folhas são novas, nenhuma delas estava na foto de cima. E ainda apareceram alguns brotinhos kkkkkkkk

Tenha fé, depois que ela se adaptar ao seu clima, tudo ficará certo!


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

FernandoRF escreveu: 16 Fev 2020, 23:51
Paula Crivelari escreveu: 13 Fev 2020, 13:50 Pessoal, comprei essa drosera capillares e ela veio dessa forma, bem prejudicada, fiz a aclimatação, mantenho ela no sol e com um pote de água abaixo (assim como as dionaeas), mas ando percebendo que ela não está muito saudável, ela tem novos brotos mas a armadilha mais recente está sem mucilagem desde que nasceu (mantenho ao ar livre), gostaria de saber se é melhor mantê-la só com claridade dentro de casa ou se deixo assim mesmoImagem

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
Boa noite amigo! Antes de tudo, fique tranquilo que sua planta está bem.

Vou te passar a minha experiência.

Em Janeiro, me enviaram uma Capilaris Long Arm pelo correio. Quando chegou, ainda tinha mucilagem mas em questão de dois dias perdeu toda ela.
Já fiquei preocupado... pois água estava OK, aqui a temperatura é normalmente mais alta e a umidade relativa do ar é mais alta então não fiz estufa (até mesmo pra evitar fungo).
Alguns dias depois, as folhas que ela tinha começaram um processo de secagem, das pontas para o centro, só se assunte se acontecer do centro pras pontas, porque ai o rizoma e a planta estará comprometida (pela sua foto o rizoma está verdinho).

Disso tudo fiz uma reflexão... durante a aclimatação da planta, a mesma demanda energia para o processo então provavelmente cortou a produção de mucilagem e tbm algumas folhas. Com isso, esperei as folhas secarem toda a parte onde ficam os tentáculos e então podei a planta toda. Hoje a planta está em crescimento disparado! E com muita mucilagem! Veja as fotos de antes e depois:

Imagem
Foto do dia 25/01. Totalmente sem mucilagem e posteriormente as folhas começaram a secar.

Imagem
Foto de hoje, 16/02. Todas essas folhas são novas, nenhuma delas estava na foto de cima. E ainda apareceram alguns brotinhos kkkkkkkk

Tenha fé, depois que ela se adaptar ao seu clima, tudo ficará certo!
Minha long arm está na mesma situação, quando a comprei ela estava super bonita, porém verde pois não pegava muito sol, aos poucos fui aclimatando ela porém mesmo assim ela começou a gerar armadilhas sem mucilagem, acredito que esteja no mesmo processo que a sua passou.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
FernandoRF
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 01 Fev 2020, 13:31
Localização: Aracruz - ES
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por FernandoRF »

A minha madagascariensis veio na mesma situação, entretanto até hoje não terminou de se adaptar.

Imagem
Essa foi quando ela chegou, 25 de Janeiro

Imagem
Essa é de agora... Nascem folhas novas, não desenvolvem e tão pouco tem mucilagem. Ela pega umas 4h de sol por dia, sempre de manhã e fim da tarde.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem