CauPlantas escreveu: ↑11 Mar 2021, 08:41
Acho que vocês acabaram não vendo
Vou postar então por aqui:
Conclusões até agora (6/3/21):
Até 6/3/21, capillaris continua sem germinar. Será que já posso desistir?
Acho que no meu caso é melhor plantar inicialmente dentro de estufa para tentar acelerar a germinação e depois de germinadas, passar gradualmente para o sol dependendo das necessidades de cada espécie. Deixar direto dentro de casa mostrou um desenvolvimento bem lento.
Dúvidas:
1 - Qual é o melhor momento para começar a separar os seedlings? Sei que algumas espécies são mais resistentes e outras mais frágeis, mas não sei exatamente qual. Considerando que tenho para trabalhar spiralis, latifolia, hartmeyerorum, filiformis var. floridana e uma burmannii.
2 - Será que agora compensa começar a alimentar e passar todas para o sol? Para acelerar o crescimento.
Por favor me ajudem

, alguns seedlings parecem estar murchando no tamanho
Oi CauPlantas, vou tentar te ajudar com base no que faço aqui no meu cultivo.
Sobre a D. capillaris, não desiste ainda não, passa um filme PVC (aquele te embrulhar alimentos) por cima do vaso para segurar mais umidade e deixa num lugar de alta claridade. Se daqui um tempo você achar que não vai germinar nada, ai quando for tentar plantar novas sementes, utiliza o PVC desde o inicio.
Aqui eu costumo colocar o filme PVC nos vasos com sementes para além de segurar umidade, protege contra pássaros que tentam roubar musgo (acontece muito comigo) e protege também de vento forte ou chuva para você não perder as sementes.
Recentemente cultivei sementes de Byblis liniflora dessa forma e deu super certo, aí conforme as seedlings vão crescendo eu vou fazendo furos no filme com palito de dente para circular mais ar e depois que a planta atinge um certo tamanho eu retiro o filme.
Sobre as dúvidas:
1- Eu costumo separar minhas seedlings de drosera quando elas tem mais de 3 folhas, quanto ao tamanho eu não costumo medir, então não sei te dizer, vou deixar uma foto que peguei na internet apenas para te dar uma ideia. Durante a separação eu uso aquelas pinças de retirar cabelo (acho elas ótimas, inclusive tem versões maiores), porque ai consigo retirar a planta com as pequenas raízes envolvidas em um pouco de substrato. Em questão de espécie mais resistente ou mais frágil, infelizmente não posso te ajudar, pois não tenho conhecimento. Mas tento pensar que todas são frágeis por serem pequenas

e precisam de atenção até que estejam maiores e predando insetos.

2- Eu não passaria elas para o sol ainda, faz a separação primeiro, aguarda um certo período de adaptação após a separação, sempre oferecendo água e local de alta claridade, quando notar o crescimento das plantas, vai fazendo aquela adaptação para o sol. Quanto a alimentação também recomendo que você deixe para após fazer a separação das seedlings, porque senão vira aquela bagunça de planta com inseto e pode acabar te atrapalhando mais do que ajudando.
Te desejo boa sorte no seu cultivo.