Drosera Filiformis - Hibernação

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 759 vezes

Drosera Filiformis - Hibernação

Mensagem por smart2 »

ola pessoal. hoje quero demonstrar sobre a hibernação das Filiformis. eu tenho experiencia apenas com a red e uma outra aqui q recebi com etiquenta "ALL Greem" suspeito ser a D. filiformis var filiformis ou a Tracy... ambas entraram em hibernação embora os textos que li dizerem que não...

o básico que tenho seguido e que se espere os sinais que a planta emite q são visíveis, eu por estética também prefiro fazer uma poda geral na PC quando o processo se inicia, não sei se isso ajuda mais consigo ver hoje com mais facilidade a presença de fungos ou outros problemas. durante a hibernação perdi varias mudas para fungos, como eu tinha muita muda nem me preocupei ou apliquei inseticidas... deixei a natureza fazer a parte dela... porem caso tenha poucas mudas recomendo ficar de olho pois e bem normal elas apresentarem fungos nessa fase.

então vamos la.
Aqui vemos minha moita de D. FIliformis Red. quando estavam ativas.
Imagem

logo comessaram a apresentar os sintomas de hibernação... vão ficando feinhas, folhas com pouca mucilagem, poucos brotos novos virando uma bucha...

ImagemImagem

então com o auxilio de uma tesoura vou recortando e limpando, inclusive musgos em volta dos centros, ja que o ideal e conseguir ver ela de boa para casos de fungos ou outros...
ImagemImagemImagem

ela irá ficar neste estado por uns 2 a 3 meses... não emite folhas novas ou emite muito pouca tipo 1 ou 2... mais o centro sempre verdinho... novamente fique de olho nos fungos. note q algumas mudas não estão verdinhas (morreram msm, para fungos q não apliquei nada)
ImagemImagemImagem

ao final ela volta a brotação vigorosa.
ImagemImagem

algumas observações são que nunca forcei a hibernação e meu clima e quente e úmido, então caso sua PC apresente estes sintomas fique de olha pois e muito provável que seja a hibernação, a escolha de não aplicar inseticida contra fungo foi minhas ja que na época não tinha nada aqui e eu tinha muitas mudas oq não seria prejuízo algumas perdas. quanto a agua eu reduzi a quantia mais não foi tanto nada como as tuberosas q se recomenda secar msm... essas estavam em um sistema de bog então sempre tinha agua... so deixava secar mais...

para mais informações sobre as Droseras Filiformis.
viewtopic.php?f=27&t=3468
viewtopic.php?f=46&t=3422

Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Ritamiari
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por Ritamiari »

Adorei o tópico 😍
A minha está começando surgindo pelinhos no centro

Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Eco-matheus »

Era esse tipo de informação que eu estava procurando

Minha Drosera filiformis var. filiformis estava ótima até Março, mas só foi chegar em Abril pra ela começar a ficar "estranha". As folhas começaram a ficar menores, e elas estão secando bem mais rapidamente do que antes. É bem nítido que ela está meio que "encolhendo" (apesar de estarem saindo várias folhas novas). Pensei que fosse o início do processo de dormência, mas pelo que eu já tinha lido, essa espécie não entrava em dormência (ou não entrava com frequência comparado com outras espécies), pelo que eu estou vendo agora eu realmente estava certo.

A minha Dionaea também começou a encolher, agora a Sarracenia leucophylla está gerando novos brotos.

É só chegar em Abril qui em Goiânia que começam a ocorrer mudanças bem nítidas no tempo. De repente o sol passa a se por mais cedo (em Março, até as 19:00 ainda tinha luz, agora em Abril as 18:00 já está bem escuro), e as noites passam a ficar mais frias. Mas frio mesmo só lá pra Junho.

O fotoperíodo realmente faz toda a diferença nas plantas

"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 759 vezes

Mensagem por smart2 »

isso mesmo, inclusive Matheus essa minha ae que e a Filiformis RED tb não hiberna... teoricamente, mais difícil dar outro nome a esse fato, os sintomas são muito mais nítidos que os da dionaea, realmente voltam a um bulbo e ficam paradas por uns 2 mese... hoje tenho tb uma que recebi sendo ALL Greem... suspeito ser ou a Var Filiformis ou a Tracy q esta no mesmo estado, assim como você disse foi so chegar abril e iniciou o processo...

Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder