smart2 escreveu: ↑30 Abr 2019, 09:57 e como o amigo disse. sua planta aguenta de boa. mais e obvio q se ela não gastar essa energia com a haste irá sobrar pra ela né... esta haste q ja esta adulta te renderá sementes de sobra para backup e ate umas possíveis trocas/doações/vendas... inclusive fique de olho para colher a cada 2 u 3 dias +ou- vida o vaso com a haste sobre uma folha de papel branco de preferencia e de uns tapinhas na haste q verá os milhões de sementes caindo...
como sugestão tb diria para cortar a haste e ja inclua o matinho na base dela tb... porem se quiser deixar ela aguenta de boa
se estão falando sobre a haste nova vindo, se for cortar é só usar uma tesourinha pequenina, destas do paraguay. passe alcool antes para esterilização e depois você corta. a já grande, deixa quieta, só qdo mudar de cor as cápsulas com sinal de amadurecimento estarão boas para coleta.Esse matinho aí persiste viu, a raiz dele está junto a raiz da drosera, fico com medo de mexer e matar a drosera, ai eu vou arrancando de leve só. Obrigado gente.
Depende,cabe a você decidir,aqui nem sempre eu mantenho hastes,pois elas devastam algumas de minhas Droseras,porém nem todas,por exemplo minha Tokaiensis deu a primeira haste ,ela tem 6 meses,e até agora está normal,Burmanni idem,então manterei...enniolima escreveu: ↑29 Abr 2019, 17:09 Ajuda com uma dúvida por favor. Essa minha drosera está com um haste floral bem desenvolvida, e logo em seguida começou a brotar outra. Na opinião de vocês, devo cortar a segunda para que ela direcione energia só para a já formada, ou deixo as duas se desenvolverem juntas? Obrigado.
![]()