Voltando ao cultivo - Sementes dionaeas congeladas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Voltando ao cultivo - Sementes dionaeas congeladas

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Sempre comprei sementes frescas de dionaeas do hemisfério norte e sempre semeei logo após recebidas.
O problema é entravam em dormência no nosso verão e deram flores no nosso inverno.

Dessa vez vou mudar, recebi as sementes frescas e coloquei no freezer, só vou semear em janeiro.
Espero que assim elas entrem em nosso ritmo climático.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Olá Paulo. Também recebi as sementes do vendedor que indicou, vieram algumas parcialmente sem casca, essas semeei de imediato e algumas até estão germinado, vai entender, o restante coloquei na geladeira e semearei no início da primavera. Parecem ser de ótima taxa de germinação as sementes desse vendedor, boa sorte aí também.

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

enniolima escreveu: 23 Ago 2019, 15:23 Olá Paulo. Também recebi as sementes do vendedor que indicou, vieram algumas parcialmente sem casca, e.......
Isso é comum para a sementes que ele envia, são tão frescas que a casca não endureceu e no processo de manipulação dos correios algumas acabam ficando assim.
As que não tem parte da casca germinam muito mais rápido.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Paulo escreveu: 23 Ago 2019, 19:25
enniolima escreveu: 23 Ago 2019, 15:23 Olá Paulo. Também recebi as sementes do vendedor que indicou, vieram algumas parcialmente sem casca, e.......
Isso é comum para a sementes que ele envia, são tão frescas que a casca não endureceu e no processo de manipulação dos correios algumas acabam ficando assim.
As que não tem parte da casca germinam muito mais rápido.

Paulo
Tem esse vendedor do Canadá que também é muito bom, inclusive algumas seeds dele que chegaram já estão germinando, deu alga no meu musgo mas seguem crescendo, tem uma que parece ter característica avermelhada. Você que gosta de testar aí vale a pena também.

https://ebay.com/usr/littlegreenmonsters

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

diminua a água do pires.

eu aqui com problemas de cianobactérias tem vasos que ando deixando fora da água. pondo por 1 hora e deixo 2 dias sem.até mais, de acordo com a umidade.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
RicardoA.
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 135
Registrado em: 07 Fev 2019, 10:23
Localização: Suzano
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por RicardoA. »

Quanto tempo para chegar no brasil? quanto tempo p correios entregar? veio id certo?


Ricardo A. Arita
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

RicardoA. escreveu: 11 Set 2019, 18:50 Quanto tempo para chegar no brasil? quanto tempo p correios entregar? veio id certo?
deixo pro Paulo lhe responder, apenas qto a id, isso sem chances. é muscipula típica. mas.... gde chances de virem algumas diferentes principalmente a do vendedor que o Paulo indicou,

formato/cores, diferentes mas serão típicas vindo de sementes.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

RicardoA. escreveu: 11 Set 2019, 18:50 Quanto tempo para chegar no brasil? quanto tempo p correios entregar? veio id certo?
Em média 30 a 40 dias(no meu caso 25 dias que vieram desse vendedor). Sobre id, é como o Edson já adiantou, sempre serão típicas Dionaeas vindas de sementes, algumas terão algumas características diferenciadas, como tom avermelhado, armadilhas maiores e tal. O Paulo vai saber responder melhor se ainda vale a pena comprar, já que a estação de colheita lá já passou, pode ser que as sementes já não estarão tão frescas quando chegarem aqui.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Respondendo, primeiro como disseram são todas tipicas de cruzamentos aleatórios de diversos cultivares. Se procurar em minhas postagens achará muitas fotos das dionaeas estranhas que eu consegui.
Nunca compre sementes de cultivares, sempre serão tipicas. Isso é comprar gato por lebre pagando mais caro.
Sobre a idade as colhidas nesse ano ainda são frescas e com certeza a taxa de germinação será alta.

Quanto a minha ideia de congelar e só semear em janeiro falei com Ulrich e ele já tinha feito um teste, pegou sementes colhidas no ano passado congelou até janeiro deste ano em pleno inverno dele e semeou. Conseguiu 100% de germinação, mas em vitro e claro com luminosidade e temperatura controlada.
Abaixo foto que ele me enviou.

Paulo
Imagem


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem