Substrato

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
DMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Mar 2019, 18:28
Localização: Porto portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Substrato

Mensagem por DMartins »

Bom dia, eu comprei musgo spaghnum e perlite para trocar o solo da minha dioneia, lixem vários sítios que é necessário ferver o musgo, será mesmo? O musgo é esse da fotoImagem

Também gostava de saber como fazer a mistura com a perlite pois nunca preparei substrato nenhum para plantas :)

Um abraço e obrigado !😉


Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

Para fazer a mistura basta colocar tudo em uma bacia, jogar um pouco de água, e misturar, quanto ao sphagnum, o processo de fervura é opcional, em sementes se não me engano é quase obrigatório (para não fungar), já para plantas adultas, é opcional, fervendo as chances de ocorrer algum fungo diminui, porém a vida útil do substrato também

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



DMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Mar 2019, 18:28
Localização: Porto portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por DMartins »

José P. Neto escreveu: 09 Mai 2019, 07:18 Para fazer a mistura basta colocar tudo em uma bacia, jogar um pouco de água, e misturar, quanto ao sphagnum, o processo de fervura é opcional, em sementes se não me engano é quase obrigatório (para não fungar), já para plantas adultas, é opcional, fervendo as chances de ocorrer algum fungo diminui, porém a vida útil do substrato também

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
Mas quanto às quantidades ? 50/50 ? Obrigado pela dica 👍👍👍


Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

em relação às quantidades, geralmente não utilizo perlita (uso isopor e areia) então não tem como te afirmar com certeza, mas eu diria 1/3 á 1/2 (50:50), porém acho melhor esperar o pessoal mais experiente para responder essa

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

cara, dionaea e bem tolerante ao substrato e não liga muito pra ele, o básico e padrão pra elas e q seja inerte... então se misturar itens inerte continuara inerte etc, alguns dizem q não pode ter muita agua por isso o uso da areia para reduzir a retenção da agua, eu uso em bog e não tive problemas com apodrecimento de nenhuma... então você escolhe oq melhor te renderá de mistura... os mais comuns e o 50/50 de areia ou seja metade de areia e metade de musgo...
mais você pode usar tb..

isopor - bom pra render substrato e não gerar peso no vaso alem de gerar boa aeração e diminuir compactação
perlita - boa para ajudar a retenção de liquido alem de diminuir a compactação
fibra de coco - vida último enorme, com baixas quantia de tanino vira um repelente para pragas parasitas de solo.
areia - barata... :roll:
casca de arroz carborizada - barata, fácil de encontrar e boa para redução de compactação tb
turfa (desde de q não tenha correção PH 3,5) - dizem fazer milagre, notei aqui o "efeito turfa" como chamam o crescimento exponencial de raízes ficando enorme, alem de ser livre de ervas daninha, difícil compactação, vida util superior a do musgo, retenção de agua tb superior a do musgo, e é o produto mais usado com os gringos. (porem suscetível a ataques de fung gnat, sugiro sempre a cobertura com camada de areia fina como prevenção)

ou qualquer outro q queira... a areia eu tive problemas aqui e lendo a esses dias acredito q seja um problema com a fonte, pois pegava areia de construção normal e um amigo me deu um toke q ela contem um pó de ferro sei la oq q faz mal pras PC q se fosse usar deveria ser a areia de filtro de piscina q ja vem limpa, lavada e separada numa granulometria melhor.

basico... misture em proporções oq tiver ae q vai fica bom... normalmente uns 2 ou 3 desses mais basicamente qualquer 1 desse q plantar ate puro ir sair bem (tirando o isopor ne, se bobear ate na areia ja q na natureza e em solo arenoso q se propagam...)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem