cara, dionaea e bem tolerante ao substrato e não liga muito pra ele, o básico e padrão pra elas e q seja inerte... então se misturar itens inerte continuara inerte etc, alguns dizem q não pode ter muita agua por isso o uso da areia para reduzir a retenção da agua, eu uso em bog e não tive problemas com apodrecimento de nenhuma... então você escolhe oq melhor te renderá de mistura... os mais comuns e o 50/50 de areia ou seja metade de areia e metade de musgo...
mais você pode usar tb..
isopor - bom pra render substrato e não gerar peso no vaso alem de gerar boa aeração e diminuir compactação
perlita - boa para ajudar a retenção de liquido alem de diminuir a compactação
fibra de coco - vida último enorme, com baixas quantia de tanino vira um repelente para pragas parasitas de solo.
areia - barata...
casca de arroz carborizada - barata, fácil de encontrar e boa para redução de compactação tb
turfa (desde de q não tenha correção PH 3,5) - dizem fazer milagre, notei aqui o "efeito turfa" como chamam o crescimento exponencial de raízes ficando enorme, alem de ser livre de ervas daninha, difícil compactação, vida util superior a do musgo, retenção de agua tb superior a do musgo, e é o produto mais usado com os gringos. (porem suscetível a ataques de fung gnat, sugiro sempre a cobertura com camada de areia fina como prevenção)
ou qualquer outro q queira... a areia eu tive problemas aqui e lendo a esses dias acredito q seja um problema com a fonte, pois pegava areia de construção normal e um amigo me deu um toke q ela contem um pó de ferro sei la oq q faz mal pras PC q se fosse usar deveria ser a areia de filtro de piscina q ja vem limpa, lavada e separada numa granulometria melhor.
basico... misture em proporções oq tiver ae q vai fica bom... normalmente uns 2 ou 3 desses mais basicamente qualquer 1 desse q plantar ate puro ir sair bem (tirando o isopor ne, se bobear ate na areia ja q na natureza e em solo arenoso q se propagam...)