Ajuda e algumas duvidas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Kev
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Mar 2019, 00:47
Localização: Mossoró - RN
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Ajuda e algumas duvidas

Mensagem por Kev »

Ola pessoal, meu nome é Keven, sou novato em criação de PCs.
Tenho algumas duvidas a respeito das mesma, em especifico sobre a Dioneia. Desculpe se já tem tópicos sobre isso, serei o mais breve e não cometerei o mesmo erro em topicos futuros. Comprei sementes pela internet e estou esperando a chegada.

Perguntas:

1° Após quanto tempo de germinadas posso começar a fazer a aclimatação de deixar ao sol?
2° A iluminação LED roxa+azul (possuo esta lampada) é recomendada no período de crescimento? Já que vi que não é recomendavel expor elas ao sol diretamente nesta fase. (Se for recomendavel, durante quanto tempo no dia?).
3° O substrato metade areia metade musgo tem que ser misturado, ou posto em fases, primeiro um e depois o outro?
4° Posso planta-la no vaso definitivo (vaso auto irrigável de garrafa pet)?

Obrigado a todos :D


Um iniciante e amante do mundo das plantas carnívoras <3
Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por lucataneo »

Fala, mano. Tranquilo?

Vou responder as perguntas com base na minha experiência + informações que peguei no decorrer do cultivo e de outros mais experientes haha. Mas lembre-se que cada caso é um caso e vai depender do seu clima + disponibilidade dentro de casa ou onde for cultivar. Ainda nisso, depende muito do 'timing' da semente também, bem como se são ou não frescas e fatores externos ao nosso cuidado. Sem mais, vamos lá no que eu puder ajudar (e já já chega mais gente que manja mais também : joia : ).
Kev escreveu: 22 Mar 2019, 17:151° Após quanto tempo de germinadas posso começar a fazer a aclimatação de deixar ao sol?
1º - Tendo em mente que tem regiões que as sementes cozinham se semeadas no sol, inclusive queimam plantas também (RN deve ser quente - perdão pela ignorância geográfica), sugiro um sombrite. Fácil de achar e barato. Se assim for, semeie normalmente. Dentro de um mês pra mais elas germinarão e, tudo dando certo, já crescerão 'no clima', não precisando de aclimatação. De modo geral, eu semeio debaixo do sol. Mas sou de SP. - Se quiser semear na sombra, depois que elas virarem mudas, pode ir expondo elas gradativamente à luz solar até perceber que elas estão se desenvolvendo bem - mas terá que ter cuidado redobrado com as algas e fungos.
Kev escreveu: 22 Mar 2019, 17:152° A iluminação LED roxa+azul (possuo esta lampada) é recomendada no período de crescimento? Já que vi que não é recomendavel expor elas ao sol diretamente nesta fase. (Se for recomendavel, durante quanto tempo no dia?).
2º - Não opinarei. Não utilizo e aguardemos quem o faz para uma opinião conclusa.
Kev escreveu: 22 Mar 2019, 17:153° O substrato metade areia metade musgo tem que ser misturado, ou posto em fases, primeiro um e depois o outro?
3º - Misturado! Se possível, acrescente perlita (ou isopor desmanchado, que ficam as bolinhas, sabe? Só triturar ou ralar ele) na proporção de 1 areia: 1 musgo : ¹/2 isopor ou perlita. Ou 1:1:0,5.
Kev escreveu: 22 Mar 2019, 17:154° Posso planta-la no vaso definitivo (vaso auto irrigável de garrafa pet)?
4º - Sim! Desde que garanta a umidade e o nível de água necessário para as sementes/plantas, tá tudo certo e vai do seu gosto ou disponibilidade de espaço e acessórios.

-

Eu sempre sugiro para quem vai começar agora, que comece por mudas, não sementes (ainda mais de dionaea, que são um saco pra cuidar) - De todo modo, como já as comprou, faça o melhor que puder e vá aprendendo com isso. : joia : - e outra, leve tudo como um grande aprendizado. No decorrer do tempo, você vai desenvolver suas próprias percepções de como as coisas andam.

Uma boa sorte aí com as sementes e que venham muitas e muitas seedlings, mudas e plantas. : joia :


"Tudo o que sei é que nada sei."
Avatar do usuário
Kev
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Mar 2019, 00:47
Localização: Mossoró - RN
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Kev »

lucataneo escreveu: 24 Mar 2019, 16:19
1º - Tendo em mente que tem regiões que as sementes cozinham se semeadas no sol, inclusive queimam plantas também (RN deve ser quente - perdão pela ignorância geográfica), sugiro um sombrite. Fácil de achar e barato. Se assim for, semeie normalmente. Dentro de um mês pra mais elas germinarão e, tudo dando certo, já crescerão 'no clima', não precisando de aclimatação. De modo geral, eu semeio debaixo do sol. Mas sou de SP. - Se quiser semear na sombra, depois que elas virarem mudas, pode ir expondo elas gradativamente à luz solar até perceber que elas estão se desenvolvendo bem - mas terá que ter cuidado redobrado com as algas e fungos.


Você acertou, aqui é bem quente, mas ultimamente vem chovendo bastante. To com medo de semear fora e elas serem afogadas por isso vou fazer o plantio em copinhos, por em pote com água e um pano em cima pra evitar mosquitos. Como no meu quarto tem uma telha pequena de policarbonato possibilita a entrada de luz, espero que não tenha problema kkkkk. Apos germinar transfiro para um canto com mais luminosidade, até o momento que eu possa por no vaso definitivo. Vou manter o cutivo assim até o periodo de chuva acabar. Ai prossigo com a sua sugestão do sombrite. Faço certo?

Muito obrigado pelas dicas :D


Um iniciante e amante do mundo das plantas carnívoras <3
Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por lucataneo »

Kev escreveu: 24 Mar 2019, 21:59 Você acertou, aqui é bem quente, mas ultimamente vem chovendo bastante. To com medo de semear fora e elas serem afogadas por isso vou fazer o plantio em copinhos, por em pote com água e um pano em cima pra evitar mosquitos. Como no meu quarto tem uma telha pequena de policarbonato possibilita a entrada de luz, espero que não tenha problema kkkkk. Apos germinar transfiro para um canto com mais luminosidade, até o momento que eu possa por no vaso definitivo. Vou manter o cutivo assim até o periodo de chuva acabar. Ai prossigo com a sua sugestão do sombrite. Faço certo?

Muito obrigado pelas dicas :D
Chuva é tirana das sementes. HAHAHAHAHA - Nisso você está certo em evitar. :lol:
Não porque ela afoga a semente, mas porque, devido as porradas das gotas, elas ficam enterradas no substrato. Então sim, é recomendado evitá-la. Não há necessidade do pano. Caso apareça larvas ou algo assim, é só dar uma visitada aqui na seção de pragas que lá tem solução pra tudo que é problema. HAHAHAHA ou pode aplicar SBP a base de água (ou Dimy Pel a cada 15 dias) preventivamente vez ou outra na água.

Quanto a telha, desde que ela não fique muito próxima a ponto de fazer efeito estufa, tudo bem. Apesar das dionaeas serem extremamente resistentes ao calor, particularmente não acho que valha a pena arriscar. Tenho um primo que germina tudo utilizando um "mini telhado" de garrafa pet. - e funciona que é uma beleza! - então acredito que desde que não deixe a chuva cair, vá funcionar. : joia :


"Tudo o que sei é que nada sei."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem