Acabei de comprar - Troco o substrato da Dionaea? Não recomendo!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 11 vezes
Contato:

Acabei de comprar - Troco o substrato da Dionaea? Não recomendo!

Mensagem por Eco-matheus »

A 3 anos atrás eu havia comprado a minha primeira planta carnívora :yahoo:. Até fiz um tópico com ela aqui no fórum na época-->viewtopic.php?f=26&t=7579

Imagem
Imagem
Imagem
Essa foi a planta que eu tinha escolhido

Agora (depois desses 3 anos) vou relatar a minha experiência com a troca de substrato da minha Dio.

Bom, eu me arrependi AMARGAMENTE de ter feito isso :cry: :cry: :cry:

Depois que retirei a Dio do substrato em que ela estava (um substrato comercial, que eles usam pra colocar qualquer planta, com a diferença que esse estava com um musgo verde por cima dele --> substrato-generico-dionaeas-de-floriculturas-t5970.html), coloquei ela em uma mistura de musgo Sphagnum + Areia de construção + Isopor (todos devidamente higienizados).

Imagem
03/12/2016

Pra que ? Depois disso a planta começou a definhar pouco a pouco

Imagem
01/05/2017
Ps - eu confesso que não me lembro (não faço IDEIA) da onde surgiu essas pequenas mudinhas de Dio que estão nas laterais. O que eu tenho certeza é que a planta ao centro é a que foi comprada por mim.

Na época eu pensei (qualquer um pensaria) que a planta tinha entrado em dormência, e que por isso ela estava daquele jeito. Só que os meses foram passando, passando, e nada dela melhorar. Até que eu fui percebendo que as mudinhas que estavam nas laterais começaram a ficar totalmente pretas, uma de cada vez. Depois de muito tempo, lá pro final do ano de 2017, a Dio que estava ao centro veio a ficar preta também.
Fui olhar os rizomas, e percebi que as plantas tinham morrido totalmente : chora : (infelizmente não tirei fotos desses momentos finais)

Depois de tudo isso, fui pesquisar pra saber a onde eu tinha errado, né ? E descobri que havia muita discussão a respeito desse assunto (aqui no fórum --> viewtopic.php?f=26&t=5728, em sites da internet, em grupos de carnivoras do Faebook, etc).

Na maioria delas, as pessoas sempre chegavam ao consenso de que realmente PRECISAVA retirar a planta desse substrato comercial, mas geralmente elas não chegavam ao consenso de QUANDO fazer isso. Retirar o substrato comercial assim que a planta chegar ? Ou primeiro aclimatar a planta, e depois de um certo tempo retirar esse substrato ?

Depois dessa experiência que eu tive, e de tudo que eu li até agora, vou dar a minha humilde opinião sobre o assunto. Eu creio que o mais correto a se fazer é:

1º - Verificar o estado da Planta --> a planta aparenta estar saudável ? Se sim, então NÃO mexa nela. Aclimate a planta no local a onde ela ficará (isso leva algumas semanas), e vá monitorando como ela se comporta nesse meio tempo (ela está crescendo ? as armadilhas estão morrendo ?). Se depois desse período de aclimatação ela não der sinais de problemas (como morte das armadilhas ou redução do tamanho das armadilhas) e continuar crescendo normalmente (isto é, aumento no número de armadilhas e armadilhas do mesmo tamanho ou ficando maiores) então você pode trocar ela de substrato.

Resumindo: planta saudável ? Não troque o substrato imediatamente.

Agora, se você notar algum problema durante o período de aclimatação, então troque de substrato imediatamente, não espere.


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

uma dica q usei no começo quando comprei minha primeira dio nem foi procurar a mais bonita e sim uma dio MOITA... a qual de cara me rendeu se não me engano 5 mudas. mais quanto a esses dados relatados concordo plenamente com o exposto


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

essa informação vale ouro, tópico deveria ser fixado.

Obrigado pela contribuição.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

isso já faz certo tempo que qdo alguma dúvida a respeito indicamos assim ser feito. a cada dia descobrimos mais e mais ainda descobriremos e sempre irá mudar algo.

mas claro, tópicos antigos, são antigos. imagine procurar e corrigir tópico a tópico de 1900 para cá?

- lembram-se de como induzir a dormência, geladeira, e etc;
- substratos que era somente o sphagnum;
- muitos outros, só parar e lembrar.

contamos com a colaboração, publicado antes é antes, publicação recente é recente. o que era semana passada pode não ser esta semana ou menos ou mais avançado. :roll:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom, por esse tipo de discussão é que o fórum dá de 7x1 nos grupos do assbook e assemelhados.

Eu pessoalmente por experiencia própria não recomendo esse substrato genérico, o tal serrapilheira.
Fiz um teste com duas plantas compradas no Ceagesp, as duas se desenvolveram bem por um tempo e logo depois morreram.
Esse tipo de substrato é uma bomba relógio, cheio de nutrientes e muitos insetos e vegetais em decomposição que podem criar diversos problemas para as plantas.

Mas essa foi minha experiencia, o Brasil é enorme com diversas variantes climáticas e o que serve para uma região não serve para outra.

Uma coisa me chamou a atenção nessa composição de substrato que foi postada acima.
Imagem
Pela foto dá para se perceber alguns erros;
1º - O sphagnum não foi picado. Em fibras longas funciona muito bem para nepenthes.
2º - Vejo pouco isopor. Um componente que não gosto.
3º - Areia de construção. É muito fina e compacta. O ideal é areia de filtro de piscina granulagem média.
Do jeito que o substrato aparece na foto ele sufocou o rizoma que acaba matando a planta.
A composição ideal seria 50% de sphagnum picado e 50% da areia mencionada acima.

Bom, mas como eu disse, o Brasil é muito grande. :geek:

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Online
marcio_costa
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Abr 2024, 10:53
Localização: Praia Grande/SP
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por marcio_costa »

Não sou experiente que nem a maioria aqui, porém, possuo uma grande experiência com plantas e, uns meses atrás eu comprei uma dio nesse substrato bizarro das lojas.
Logo que cheguei em casa, retirei tudo com cuidado e lavei as raízes dela, plantando depois em sphagnum com perlita. Em questão de 20 dias ela estava recuperada e já com outra brotação.
Porém, como dito acima, o Brasil é enorme e cada caso é um caso.


Online
Avatar do usuário
Pessoinha
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jun 2016, 22:13
Localização: Araxá , Minas Gerais ,MG
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 8 vezes
Contato:

Mensagem por Pessoinha »

Parabéns pela informação prestada. Eu tive a mesma experiência.


Juntos mudamos o mundo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem