Essa foi a planta que eu tinha escolhido
Agora (depois desses 3 anos) vou relatar a minha experiência com a troca de substrato da minha Dio.
Bom, eu me arrependi AMARGAMENTE de ter feito isso

Depois que retirei a Dio do substrato em que ela estava (um substrato comercial, que eles usam pra colocar qualquer planta, com a diferença que esse estava com um musgo verde por cima dele --> substrato-generico-dionaeas-de-floriculturas-t5970.html), coloquei ela em uma mistura de musgo Sphagnum + Areia de construção + Isopor (todos devidamente higienizados).

03/12/2016
Pra que ? Depois disso a planta começou a definhar pouco a pouco

01/05/2017
Ps - eu confesso que não me lembro (não faço IDEIA) da onde surgiu essas pequenas mudinhas de Dio que estão nas laterais. O que eu tenho certeza é que a planta ao centro é a que foi comprada por mim.
Na época eu pensei (qualquer um pensaria) que a planta tinha entrado em dormência, e que por isso ela estava daquele jeito. Só que os meses foram passando, passando, e nada dela melhorar. Até que eu fui percebendo que as mudinhas que estavam nas laterais começaram a ficar totalmente pretas, uma de cada vez. Depois de muito tempo, lá pro final do ano de 2017, a Dio que estava ao centro veio a ficar preta também.
Fui olhar os rizomas, e percebi que as plantas tinham morrido totalmente

Depois de tudo isso, fui pesquisar pra saber a onde eu tinha errado, né ? E descobri que havia muita discussão a respeito desse assunto (aqui no fórum --> viewtopic.php?f=26&t=5728, em sites da internet, em grupos de carnivoras do Faebook, etc).
Na maioria delas, as pessoas sempre chegavam ao consenso de que realmente PRECISAVA retirar a planta desse substrato comercial, mas geralmente elas não chegavam ao consenso de QUANDO fazer isso. Retirar o substrato comercial assim que a planta chegar ? Ou primeiro aclimatar a planta, e SÓ depois de um certo tempo retirar esse substrato ?
Depois dessa experiência que eu tive, e de tudo que eu li até agora, vou dar a minha humilde opinião sobre o assunto. Eu creio que o mais correto a se fazer é:
1º - Verificar o estado da Planta --> a planta aparenta estar saudável ? Se sim, então NÃO mexa nela. Aclimate a planta no local a onde ela ficará (isso leva algumas semanas), e vá monitorando como ela se comporta nesse meio tempo (ela está crescendo ? as armadilhas estão morrendo ?). Se depois desse período de aclimatação ela não der sinais de problemas (como morte das armadilhas ou redução do tamanho das armadilhas) e continuar crescendo normalmente (isto é, aumento no número de armadilhas e armadilhas do mesmo tamanho ou ficando maiores) então você pode trocar ela de substrato.
Resumindo: planta saudável ? Não troque o substrato imediatamente.
Agora, se você notar algum problema durante o período de aclimatação, então troque de substrato imediatamente, não espere.