Estou com uma nova praga por aqui, inseto sugador.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Estou com uma nova praga por aqui, inseto sugador.

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Uma das minhas dionaeas está sendo atacada por um inseto que imagino seja sugador ou que está depositando seus ovos na planta e as larvas ou estão comendo ou deformando as plantas.

Nessa foto uma armadilha que está sendo comida, o pior que até agora não vi o raio do inseto.
Imagem

Aqui uma foto mostrando as deformações, detalhe algumas pontas novas estavam tão distorcidas ou pretas que eu as cortei.
Imagem

E aqui uma foto do que eu acho que seja o vilão da história, parece um pequeno mosquito. Eu só vi dois destes, mas pelo estrago deve ter mais e atacam quando está tudo escuro.
Imagem

Eu ainda não sei que raio de praga é essa e como tratar as plantas, de inicio estou pensando em fumo de corda.

Se alguém já teve uma praga semelhante por favor me dê o caminho das pedras.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

acho que aquele inseto não comeria, como mostra esta foto. tente visitas a noite com farolete. será que pode dar certo?
observe bem o substrato tbm.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu: 30 Dez 2018, 21:07 acho que aquele inseto não comeria, como mostra esta foto. tente visitas a noite com farolete. será que pode dar certo?
observe bem o substrato tbm.
Amigo,

Já tentei diversas vezes e não vi nada. Todo dia é tão pouco, que só para perceber que aumentou o estrago dois ou três dias depois.
Outro dia postei fotos de uma pinguicula cheia de pequenos mosquitos que saem dos dois vasos das dionaeas, mas não provocaram dano nenhum nas plantas, agora esse da foto é menor ainda e não voa.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

tente o modo comum, imersão por uns 15-20 min


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu:tente o modo comum, imersão por uns 15-20 min
Amigo,

Eu não se resolveria caso tenha alguma praga dentro das folhas.



Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk



Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Mateus175
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Mar 2016, 16:30
Localização: Sorocaba São Paulo https://goo.gl/maps/cZu9VokQa7B2
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Mateus175 »

Paulo escreveu:Pessoal,

Uma das minhas dionaeas está sendo atacada por um inseto que imagino seja sugador ou que está depositando seus ovos na planta e as larvas ou estão comendo ou deformando as plantas.

Nessa foto uma armadilha que está sendo comida, o pior que até agora não vi o raio do inseto.
Imagem

Aqui uma foto mostrando as deformações, detalhe algumas pontas novas estavam tão distorcidas ou pretas que eu as cortei.
Imagem

E aqui uma foto do que eu acho que seja o vilão da história, parece um pequeno mosquito. Eu só vi dois destes, mas pelo estrago deve ter mais e atacam quando está tudo escuro.
Imagem

Eu ainda não sei que raio de praga é essa e como tratar as plantas, de inicio estou pensando em fumo de corda.

Se alguém já teve uma praga semelhante por favor me dê o caminho das pedras.

Paulo
Ola amigo, também estou com esse problema na minha dioneia, mas o meu problema nao é com insetos, percebi que a folha de uma das minhas 4 que estao no mesmo vaso estao ficando destorcidas, comidas e meio queimadas(nao e por conta de sol, pois ela toma menos do que devia), mas pelo que vi elas ja estão nascendo assim, so nao descobri por quê ainda, mas está muita parecida com a sua, inseto nao acho que seja nas minhas, pois eles não comeriam apenas de uma sendo que estão todas proximas

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk



Avatar do usuário
binho2100
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 158
Registrado em: 18 Mar 2016, 19:17
Localização: maua sp
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por binho2100 »

Mateus175 escreveu:
Paulo escreveu:Pessoal,

Uma das minhas dionaeas está sendo atacada por um inseto que imagino seja sugador ou que está depositando seus ovos na planta e as larvas ou estão comendo ou deformando as plantas.

Nessa foto uma armadilha que está sendo comida, o pior que até agora não vi o raio do inseto.
Imagem

Aqui uma foto mostrando as deformações, detalhe algumas pontas novas estavam tão distorcidas ou pretas que eu as cortei.
Imagem

E aqui uma foto do que eu acho que seja o vilão da história, parece um pequeno mosquito. Eu só vi dois destes, mas pelo estrago deve ter mais e atacam quando está tudo escuro.
Imagem

Eu ainda não sei que raio de praga é essa e como tratar as plantas, de inicio estou pensando em fumo de corda.

Se alguém já teve uma praga semelhante por favor me dê o caminho das pedras.

Paulo
Ola amigo, também estou com esse problema na minha dioneia, mas o meu problema nao é com insetos, percebi que a folha de uma das minhas 4 que estao no mesmo vaso estao ficando destorcidas, comidas e meio queimadas(nao e por conta de sol, pois ela toma menos do que devia), mas pelo que vi elas ja estão nascendo assim, so nao descobri por quê ainda, mas está muita parecida com a sua, inseto nao acho que seja nas minhas, pois eles não comeriam apenas de uma sendo que estão todas proximas

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Aqui descobri que caramujos estavam comendo as folhas de todas as plantas da casa tenta olhar de noite quando a temperatura já diminuiu.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Mateus175 escreveu: 31 Dez 2018, 08:30 Ola amigo, também estou com esse problema na minha dioneia, mas o meu problema nao é com insetos, percebi que a folha de uma das minhas 4 que estao no mesmo vaso estao ficando destorcidas, comidas e meio queimadas(nao e por conta de sol, pois ela toma menos do que devia), mas pelo que vi elas ja estão nascendo assim, so nao descobri por quê ainda, mas está muita parecida com a sua, inseto nao acho que seja nas minhas, pois eles não comeriam apenas de uma sendo que estão todas proximas

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Bom, aproveitando o que o Mateus disse e voltando ao problema eu não sei o que é, pode ser um virus ou alguma outra praga que não consegui enxergar. Aqui não tenho sol, é iluminação artificial de leds, não existe uma razão ambiental para acontecer isso.

Vamos lá primeiro vaso, tem uma dionaea grande e uma pequena muda até agora não atingida.
Imagem Imagem
Na primeira foto uma ponta já ficando preta e eu já tinha duas antes, na segunda foto uma armadilha que mesmo retorcida abriu, mas dá a impressão que foi comida.


Segundo vaso, tem uma irmã da dionaea do primeiro e uma outra tipica comprada em floricultura.
Imagem Imagem
Primeira foto de uma armadilha já retorcida da dionaea grande e na segunda foto as armadilhas que estão brotando da comprada em floricultura.

Além dos pequenos mosquitos o único animal que vejo é colêmbolo, mas a população não é grande o suficiente para causar estrago.

Estou propenso a deixar elas tomar um banho de imersão como sugeriu o Edson ou então trocar o substrato por turfa.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

o broto principal não me passou coisa boa. seria bom tirar umas 2-3 folhas para leaf e ter uma fonte garantia?

veja tbm sobre troca de substrato, se você tiver de sobra aí.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu: 04 Jan 2019, 18:01 o broto principal não me passou coisa boa. seria bom tirar umas 2-3 folhas para leaf e ter uma fonte garantia?

veja tbm sobre troca de substrato, se você tiver de sobra aí.
Edson,

Apesar de parecer o raio do bolor azul que já atacou por aqui, o que aparece na foto é apenas efeito de luz.

Eu tenho muito sphagnum aqui, mas não tenho vontade nenhuma de usar. Estou procurando turfa sem correção de PH e não encontro.
Pior que certa vez eu passei o link de uma loja que vendia a turfa que desejo perto do comercio do Marciel e não encontro mais.

Abraço


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem