Reversao das cultivares

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Reversao das cultivares

Mensagem por Rmhamata »

Estou pensando em adquirir algumas cultivares de dio, mas fiquei em duvida: existe alguma probabilidade de uma cultivar (tipo uma b52 ou red dragon, clone ou jr) deixar de apresentar sua caracteristicas e voltar a ser uma tipica ou isso so ocorre com as sementes? Tipo a cultivar sempre sera cultivar? Desculpe se falei alguma besteira ou se esse assunto ja foi discutido antes.

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

As verdadeiras B52 e Red Dragon sempre manifestarão as características dos cultivares. A exceção se aplica apenas aos clones com nomenclatura Jr, visto serem oriundos de sementes.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Isaac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 12 Abr 2018, 11:45
Localização: Sales Oliveira - SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Isaac »

Olá!

Pelo que andei aprendendo aqui mesmo no fórum, se a planta adquirida for um clone por divisão de rizoma ou leaf cutting, ela será considerada cultivar, caso seja proveniente de sementes, mesmo que de auto polinização, não da pra saber como serão suas características devido a recombinação genética, por isso seria considerada uma típica, ainda que possa apresentar características semelhantes as da planta mãe.

Eu sugiro a leitura do sequinte tópico: mercado-brasileiro-de-pc-t8769.html

Grande abraço!


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 758 vezes

Mensagem por smart2 »

o geande cuidado aqui e como o amigo repassou acima. se for de semente NÃO pode ser considerado um cultiva. entenda que cultivar e UMA planta com mutação diferente da platna mãe ou seja diferente de uma tipica q manteve suas caracteristicas por um certo tempo on foram feitos varios testes com essa unica planta e a mesma assim foi registrata com o determinado nome dado pelo criador. porem sem o devido registro que so pode ser feito depois de varios testes não se pode chamar de cultivar, pois como podem pesquisar por ae a tal Hidra mesmo não tem mantido suas caracteristicas por certo tempo, sendo assim não passaria no teste.

então e como falamos se for um cultivar VERDADEIRO sempre terá as caracteristicas do mesmo, porem o fator de ter vindo apenas de um LEFT não significa que será um verdadeiro cultivar ja que se a planta mãe tiver vindo de semente como as Akay riu que maioria no brasil são vindas de sementes você terá o risco de perder suas propriedades, eu mesmo tenho uma vinda de sementes com as caracteristicas de uma cup trap, mais quem garante que depois ela manterá, ela não tem a genetica do cultivar registrado.

resumindo.
não recomendo que compre qualquer planta JR ou Self. pois elas somente são uma ilusão tipo uma B52 JR nada mais é que uma tipica grande e por ae vai, e se você tiver uma JR dificilmente irá comprar um cultivar do mesmo. compre um cultivar verdadeiro e não terá problemas com a qualidade de sua planta. lembre-se que cultivar veio de uma planta analizada e registrada pela comunidade internacional e não por apenas um sabitudo.

procure sempre a procedencia do cultivar.(de onde veio)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Rmhamata escreveu:EDesculpe se falei alguma besteira ou se esse assunto ja foi discutido antes.
O que não dá pra desculpar é não perguntar! Não falou besteira nenhuma e creio que as respostas acima conseguiram tirar suas dúvidas. O assunto é meio confuso mesmo e caso ainda tenha ficado dúvidas, continue perguntando! : joia :


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

Obrigado pela ajuda. Me deixou mais convicto a pegar a cultivar "original". Aproveitando a deixa, posso adquirir uma agora, nessa epoca do ano (outono)? Sera que o tempo que passar nos correios + reenvasamento + aclimatacao não ira prejudica la?

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

pode sim... nao se preocupe com isso!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Isaac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 12 Abr 2018, 11:45
Localização: Sales Oliveira - SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Isaac »

Rmhamata escreveu:Obrigado pela ajuda. Me deixou mais convicto a pegar a cultivar "original". Aproveitando a deixa, posso adquirir uma agora, nessa epoca do ano (outono)? Sera que o tempo que passar nos correios + reenvasamento + aclimatacao não ira prejudica la?

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk
Me corrijam se eu estiver falando besteira, mas creio que o maior problema seja referente a variedades disponíveis, pois, ao menos pelo que tenho visto com dionaeas, as plantas do pessoal estão entrando em dormência, e a galera não costuma vender elas nessa fase.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem