Projeto Germinação ! (GERMINOU!)[cachorro destruiu tudo]

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Projeto Germinação ! (GERMINOU!)[cachorro destruiu tudo]

Mensagem por mx_joao »

Fala galera!

Eu comprei essa semana um kit de 40 sementes do site Flytrapcare por US$ 9.95, pois era uma das únicas coisas que eles enviavam para cá (free shipping).

O motivo da compra foi o seguinte; "Hand pollinated seed mix from many superior named Venus Flytrap clones".
A lista completa: B52, Low Giant, Big Mouth, Jaws, Big Vigorous, Fused Tooth, Sawtooth, Holland Red, Fine Tooth x Red, Maroon, Red Dragon, Red Piranha, Royal Red, Grun, Justina Davis, DC All Red, WIP Snapper, WIP Slim Snapper, Pink Venus, Czech Giant, Southwest Giant, Dente, 1955, Petite Dragon F2 and some outstanding "typical" Venus Flytraps.

Tentador, não?

Aqui vai uma foto de uma planta que cresceu das sementes deles: [img]http://www.flytrapcare.com/phpBB3/downl ... hp?id=7258[/img]

É diferente! Nunca tentei nada com sementes, eu sou iniciante no ramo das carnívoras, possuo apenas uma Dionaea com 1 mês de vida nas minhas mãos (comprada do Ono)!!! :?

Será um desafio e tanto... Por isso peço a ajuda dos membros.. pra começar, nem tenho onde plantar essas sementes (penso em uma caixa de ferrero rocher).

Vamos discutindo enquanto eu espero chegar o pacote, sugestões e dicas serão muito bem vindas... eu mandei um e-mail para a loja perguntando se precisava fazer estratificação à frio e eles disseram que não precisava.

Vou manter esse tópico atualizado de agora até as plantas ficarem adultas (se tudo der certo 8-) )

Abração !!! :D
Editado pela última vez por mx_joao em 03 Fev 2012, 13:59, em um total de 2 vezes.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Pow João que maravilha em!!!!!
Voce vai obter plantas magnificas em!
Caramba fiquei intereçade em comprar sementes também e o melhor ainda, não vai precisar extratifica-las....
Cara eu acho que voce poderia até germina-las em um recipiente assim, mas terá que cuidar muitissimo para não cozinha-las...
Eu recomendaria fazer uma experiência com 2 recipientes diferentes.
talvez algo que não deixasse escapar umidade das sementes para não secarem e também não as cozinhassem como dentro deste pote ai que voce quer usar, é possivel acontecer se voce descuidar!

BOm, vá nos atualizando sobre os metodos que poderá usar e lhe ajudaremos em usar o melhor metodo, Estas dai tenquem nascer né? hehehe
abraço e boa sorte.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Por isso que eu gosto desse fórum!

Posso postar quase 1 da manhã e ainda assim os membros vem ajudar!

Felipe, eu penso no ferrero sem fechar a tampa, pretendo usar um recipiente maior pra colocar por cima da base com as sementes, justamente por causa do aquecimento. Penso tipo naquelas embalagens de bolo de super-mercado, coloco por cima cobrindo o que der...

Obrigado pela ajuda! : joia :


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Ah, legal, bom método, não pensei nisso uashduhadw, Mas tome cuidado mesmo assim acho que não é uma boa expor no sol direto, Pois cozinhei algumas boas plantas em embalagem de bolo fechada no sol :/ fico triste até hoje de lembrar uahsduhauwdh

Mas acho que voce irá se dar bem ai, o negocio é fazer tudo certinho, não tem tanto segredo, o complicado mesmo é conter fungos quando está extratifiando elas na geladeira, mas já que não precisa então é só esperar que nasçam.

Estou ai, Corujo de plantão das madrugadas kkkk
abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

HUHAuhuae

é isso ae! :lol:

Felipe, o que você sugere ? é necessário mesmo utilizar um recipiente "fechado", pra aumentar a umidade? Sol direto ou indireto? :?

Abração. Volto amanhã cedo, estou indo dormir... Até mais!


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

Nossa lindas!!! boa sorte com elas....espero que germinem muitas!!!
sucesso!!


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

dicas... já não sei te ajudar com essas duvidas q você tem ai, mais te desejo sorte com as sementes.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá João, eu acho que aqui no fórum não temos ainda um usuário "DIONEIRO" para te dar as dicas precisas, eu mesmo tentei germinar 2 vezes sementes de Dioneas, a primeira vez, no que colhi as sementes coloquei por 2 meses na geladeira já no pote que iriam germinar com musgo puro e deixei elas pegando sol indireto por uma eternite transparente que tem na minha estufa, germinaram de 15 se nao me engano umas 13, praticamente todas, e eu não tampei para aumentar a umidade, apenas pegavam muita luz solar indireta, e da segunda vez foram sementes que meu amigo me deu, mas estavam guardadas a um tempinho já, fiz o mesmo proceço com o mesmo pote até, e não obtive nenhuma germinação.

Ontem coloquei mais umas 50 sementes na geladeira neste mesmo processo, só que agora usei Sphagnum+areia+pó de coco na mistura do subtrato, vou deixar lá por 1 mes no máximo para ver o que vai dar e espero ter sorte como da primeira vez novamente :mrgreen:

Espero que ajude um pouco voce com sua primeira experiência em germina-las, voce pode fazer 2 testes, metade tampado e metade fora, as minhas pegaram bastante calor e Luz indireta, creio que isso foi o necessário, nem tanto muita umidade...
mx_joao escreveu:O motivo da compra foi o seguinte; "Hand pollinated seed mix from many superior named Venus Flytrap clones".
A lista completa: B52, Low Giant, Big Mouth, Jaws, Big Vigorous, Fused Tooth, Sawtooth, Holland Red, Fine Tooth x Red, Maroon, Red Dragon, Red Piranha, Royal Red, Grun, Justina Davis, DC All Red, WIP Snapper, WIP Slim Snapper, Pink Venus, Czech Giant, Southwest Giant, Dente, 1955, Petite Dragon F2 and some outstanding "typical" Venus Flytraps.

Tentador, não?
Eu não entendi direito o que voce quis dizer aqui, eles vendem um Mix de todas estas variedades?
Eu dei uma olhada no site e só tem da Dionea tipica e da Red, foi dessa Red que voce comprou?
Abraço e boa sorte.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Felipe, é que mesmo que sejam sementes de cultivar's, elas tendem a nascer mais parecida com a típica, do que com o clone... Mas as "típicas" que nascem normalmente são mais legais que as normais... pelo tamanho, coloração, cílios, geneticamente doados pelos pais.

O pacote são sementes polinizadas à mão de diversos clones.

Abraço =]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá mx_joão!

Sementes de dionaea são iguais as de feijão, se não forem velhas germinarão em qualquer mídia. Atenção apenas a 2 fatores principais para a germinação que é o calor e a umidade.
Obtendo êxito (germinando) vem o mais difícil que é mover as seedlings para seus respectivos vasos. É nessa hora que você não vai poder fazer 'gambiarras' com a montagem do substrato. Para o pleno desenvolvimento da plantinha é necessário o substrato correto, musgo sphagnum com areia.

Estaremos todos torcendo para que você tenha sucesso! : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem