Chuva 20h por dia, e agora dionaea?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Chuva 20h por dia, e agora dionaea?

Mensagem por Felipe Siebert »

Olá amigos, nessa época em minha cidade está chovendo como se não houvesse amanhã! Chove o dia inteiro e a noite toda! Uma vez ou outra da uma trégua, e sol então, umas 2 hrs por semana, se não, só nublado. Devido a isso retirei minhas dios do tempo e deixei na aérea, onde não chove diretamente em cima e tem bastante claridade.. Tive medo das plantas encharcarem e morrerem, o clima está bem fresco também.. Será que fiz o certo?
Editado pela última vez por Felipe Siebert em 23 Nov 2017, 14:28, em um total de 1 vez.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Ficar mudando planta de lugar nunca é uma boa ideia. Não à toa elas possuem raízes.

Dionaea são originalmente de regiões pantanosas e estão bem adaptadas a grandes quantidades de água. Aqui também está chovendo quase que ininterruptamente a mais de uma semana e elas continuam no mesmo lugar de sempre. Para ter uma ideia, perdi uma boa parte de minhas droseras por conta dessas chuvas/ventanias mas as dios estão como se nada estivesse acontecendo.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Eita, mas pelo menos ai da sol de vez em quando? Pois esse é meu medo, água da chuva em excesso, e praticamente nenhum sol.. tenho medo das raízes apodrecerem ou da planta ficar muito molinha... E quanto as mudas? Da pra deixar também será? Pois vou comprar uma B52 e uma Low Giant bem pequenas com o Val..

Obrigado.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Pimguim escreveu:Eita, mas pelo menos ai da sol de vez em quando? Pois esse é meu medo, água da chuva em excesso, e praticamente nenhum sol.. tenho medo das raízes apodrecerem ou da planta ficar muito molinha... E quanto as mudas? Da pra deixar também será? Pois vou comprar uma B52 e uma Low Giant bem pequenas com o Val..

Obrigado.
Se vão vir por correio, o ideal é que faça a aclimatação antes... Mas tenho leafs que são mais ou menos 1/3 do tamanho de uma unha e estão junto das grandes pegando chuva... Não vou negar que estou preocupado com elas... é uma questão de arriscar e como são típicas, não estou muito preocupado.

Essas suas, como ainda não estarão ambientadas, é uma escolha sua. Talvez seja melhor deixar num local com bastante claridade e protegida do tempo no início mas creio que você deve analisar e ver o que deverá ser melhor. Dionaeas são bem resistentes a fatores climáticos (com exceção da seca)! Tenha isso em mente...

Quanto a preocupação com sol, colocar embaixo dessa área vai resolver o problema? Tem um sol particular guardado aí? :lol: :lol:
O que penso é que fazendo isso você só irá reduzir a exposição a luz já que fica num ambiente fechado... O que seria ainda pior.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Então, os leafs que eu conseguir (se der certo...) das minhas típicas também irei colocar ao tempo sem preocupação, pois são típicas.. kkk agora com as cultivares, fico mais receoso, pois são caras.. Irei voltar minhas dios para o tempo aberto, e seja o que Deus quiser... kkk quanto a área com cobertura, ali eu consigo sim disponibilizar até uma hora de sol direto, e bastante claridade.. Eu fechei agora a compra da B52 e Low Giant por Sedex, quando chegarem vou deixar uns dias nessa área, sem sol direto, para fazer a aclimatação, e deixar elas se acostumarem ao novo vaso e ambiente, quando eu sentir que elas estarão bem, produzindo novas folhas, eu irei arriscar deixar ao tempo também... Acredito que deverá demorar duas ou 3 semanas.. Ou seria melhor esperar ela crescer um pouco? O que você acha?

Eu fico meio com o pé atrás com as mudas, pois já perdi meus únicos dois leafs que tinha... As dios são bem resistentes msm, porém as pequenas são muito mais sensíveis..

Obrigado.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

não acho que eu sou a pessoa mais indicada pra te dar dicas de aclimatação. Quando sei que vem de cultivadores eu já meto logo no sol pleno. Não é o recomendado e portanto não posso te dizer pra fazer igual...
O que se recomenda fazer é colocar em local que pega o começo do sol da manhã por uns dias e gradualmente aumentar essa exposição até que no prazo de algumas semanas já esteja no sol pleno.

para os leafs, fiz um tutorial e coloquei aqui no forum... Dá uma olhada! Todos que fizeram e que me deram feedback confirmaram o meu resultado... Mais de 90% de aproveitamento. É uma boa para você conseguir fazer com as suas.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Blz, vou procurar seu tutorial.. Obrigado pelas dicas..
Estou pensando em fazer um cobertura com placa de acrílico transparente, ela não filtra os raios UV e UVA...

Obridago.. :D : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Acho que fez errado, pode deixar elas na chuva sem medo algum, deixo as minhas. E outra, na natureza elas ficam na chuva. Além de que mesmo com chuva elas recebem a luz solar


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Pimguim escreveu: Estou pensando em fazer um cobertura com placa de acrílico transparente, ela não filtra os raios UV e UVA...
maurovalek escreveu:na natureza elas ficam na chuva. Além de que mesmo com chuva elas recebem a luz solar
Como disse o mauro, não se preocupe com chuva, cara!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Mesma coisa aqui onde eu moro, chuva semana inteira, vento forte pra caramba e sol de rachar nos intervalos, com temperatura alta em um momento do dia e frio em outros momentos (às vezes tudo isso no mesmo dia)... bom é que eu encontrei um lugar que não pega vento e não é afetado diretamente pela chuva forte. Pode ser besteira, mas notei que quando as minhas plantas pegam chuva elas se desenvolvem muito mais, ficando bem mais bonitas e viçosas.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem