DIONAEA B52 ARMADILHAS MORRENDO

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
guilhermedemc
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Nov 2017, 12:19
Localização: Sao paulo SP

DIONAEA B52 ARMADILHAS MORRENDO

Mensagem por guilhermedemc »

Boa tarde, adiqui uma b52 que chegou em julho bem pequena e judiada da viagem , mas em pouco tempo se recuperou e cresceu bastante , mudei para um vaso auto-irrigavel e continuou se desenvolvendo bem e cresceu bastante, mesmo tomando pouco sol ( moro em apartamento , bate luz direta das 7h00 as 11h no maximo ) as vezes levo ela para a outra janela para tomar sol a tarde tambem. ( mas vi aqui no forum que não é bom ficar mudando ela de lugar, nao sei se isso pode ter influenciado tambem) porem nesses ultimos 30 dias ventou muito e eu percebi que algumas armadilhas fecharam , tanto que agora nem funcionam mais, e ela ficou praticamente esses 30 dias sem caçar tambem. Comprei esses dias um pote de tenebrio para dar nos periodos que ela fica sem caçar sozinha ( dificil ela caçar sozinha no meu ap ) porem de umas duas semanas pra ca as armadilhas estao apodrecendo uma a uma, inclusive as novas que estavam nascendo..
talvez o pouco sol + armadilhas acionadas pelo vento + falta de insetos + ... fez a planta gastar muita energia e agora ela esta debilitada
Oque voces acham?
Estou pensando em comprar uma luz artificial para deixar ela parada sempre no mesmo local ..
Oque posso fazer ?

segue as fotos

[thumbnail][/thumbnail]



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Guilherme, na publicações eu corrigi a primeira a publicação. para você aprender e tirar qq dúvida, deixo a segunda você corrigir. : joia :

simples amigo, seu erro foi colocar o link da foto, neste usamos a url ou copiar endereço da imagem e este colar aqui. após colado colocar o thumbanail... como o descrito no tópico de ajuda. : joia :

veja:

publicar-fotos-t5702.html


**************

algo que eu tenho notado é o uso de vaso irrigável e problemas. como está a umidade acima do substrato? faça uma experiência, veja se há como deixar tirar a parte de baixo (irrigável) e deixar o vaso em um pires com 1/3 para 1/4 de água e observe a reação da planta.

o deixar a folha preta, normalmente ficam com formigas e outras q soltam uma química do organismo na planta e ocorre isso. mas este inseto penso não ser, "MAS" façamos tbm a experiência, suspenda o uso deste. com o tempo a cada 15 dias você põe 1 só em uma só armadilha. mas por hora a planta se recuperar. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Silas Sales
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 28 Out 2017, 21:47
Localização: Guariba-SP
Agradeceu: 16 vezes

Mensagem por Silas Sales »

Olha, se por acaso voce deixar ela mt em água (algo que aconteceu com a minha Tipica) ela começa a abortar as armadilhas, além de outros problemas tbm sobre o auto irrigavel pode estar prejudicando sua planta, então é tirar ela de la e colocar 1\5 - 1\4 de água do vaso, e só uma pergunta a armadilha que esta morrendo ela se fechou alguma vez?


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

O ideal é não mudar ela de lugar mesmo! Coloque no local que bata mais sol possível e deixe ela quietinha lá.

Quanto a alimentar, não é recomendado que o faça também. Elas se viram e passar 30 dias sem comer não é nada pra elas! Não há problema em ocasionalmente alimenta-las mas a presa precisa estar viva e não é bom que fala em mais de uma armadilha por vez. Tava lendo sobre isso não tem muito tempo e o "overfeeding" pode acarretar em um stress grande para a planta que passa a descartar as presas e ficam com as armadilhas sem fechar por um tempo.


Ela está ficando com água embaixo?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Dios aguentam até um ano sem alimento...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
guilhermedemc
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Nov 2017, 12:19
Localização: Sao paulo SP

Mensagem por guilhermedemc »

Ola pessoal, obrigado pelas respostas!

delagostini , sim ela esta com agua em baixo , esta em um vaso auto-irrigavel ele tem um comapartimento com agua em baixo eh uma corda que liga a agua ao substrato dentro do vaso. Creio nao ser overfeeding, pois como disse ela estava a bastante tempo sem comer.

Silas Sales, quase todas as armadilhas estao morrendo, foram acionadas pelo vento e ja nao funcionavam mais, porem estavam saudaveis verdes e começaram apodrecer somente um tempo após esse vendaval, nao logo em seguida, portanto nao acho que é apenas renovaçao das armadilhas. Se eu colocoar em um pires em baixo vai dar no mesmo do vaso irrigavel pois ele tem essa corda que leva a agua do reservaorio pra dentro do vaso. Seria melhor entao eu trocar para um vaso comum para assim diminuir a umidade do substrato? Ou retirar essa corda..? Mas isso nao iria stressar ainda mais a planta?

Edson Poscai desculpe pelo erro na imagem, segui as orientações que vi em um post aqui do forum, obrigado pela correção.
Entao, esta molhado, mas como disse para o silas , se eu tirar o reservatorio e colocar em um pires , vai dar no mesmo, posso tentar deixar sem o reservatorio por um curto periodo e colocar novamente com pouca agua.. ou então trocar o vaso para um normal, ou tentar retirar a corda que leva a agua para o substrato mas receio que isso pode stressar ainda mais a planta :(
As formigas não chegaram a subir na planta , e o tenebrio tambem nao é o causador do mal, ja que ja havia dado um para ela um tempo atraz e ocorreu tudo bem, e vi na internet outras pessoas alimentando com tenebrio tambem.. creio que é um inseto seguro e nutritivo pois dou para meu largarto tambem

Estou achando mesmo que é falta de sol + muita agua ..
Vou tentar diminuir a umidade , e estou pensando em comprar uma luz artificial, oque acham?

Obrigado a todos pelas respostas!!!


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

guilhermedemc escreveu: Seria melhor entao eu trocar para um vaso comum para assim diminuir a umidade do substrato? Ou retirar essa corda..? Mas isso nao iria stressar ainda mais a planta?
Mantenha no auto irrigável. Elas se dão bem nele e mudar agora pode fazer a situação dela piorar.

guilhermedemc escreveu:...e o tenebrio tambem nao é o causador do mal, ja que ja havia dado um para ela um tempo atraz e ocorreu tudo bem, e vi na internet outras pessoas alimentando com tenebrio tambem.. creio que é um inseto seguro e nutritivo pois dou para meu largarto tambem
Vi muitos relatos falando sobre o apodrecimento das armadilhas com tenébrios... Muita gente corta ele em 2 pois por conta do tamanho, acaba sendo muita comida para elas. Outras pessoas usam os menores apenas.
Se o rizoma (o centro da planta, levemente enterrado no começo do musgo) estiver com cor clara, fica tranquilo... Acompanhe umas semanas e vê se novas armadilhas surgem.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
guilhermedemc
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Nov 2017, 12:19
Localização: Sao paulo SP

Mensagem por guilhermedemc »

Simm o risoma esta verdinho ainda! A armadilha com o tenebrio parece ser a unica que ainda esta saudavel as outras parecem que vao apodrecer todas..


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Estou achando mesmo que é falta de sol + muita agua ..
Vou tentar diminuir a umidade , e estou pensando em comprar uma luz artificial, oque acham?
sim falta de sol. muita água não é, pelo contrário, esta planta precisa de muita umidade e já vi vários relatos destes vasos não estarem deixando acima no substrato bem úmido,

importante, mais sol e mais água. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
guilhermedemc
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Nov 2017, 12:19
Localização: Sao paulo SP

Mensagem por guilhermedemc »

Ola amigos, o problema com minha PC ainda não foi resolvido.. desde o post ela foi apoderecendo aos poucos.. os hastes começãm a nascer e ja apodrecem ainda pequenas, inclusive surgiu uma haste floral que tambem apodreceu ainda pequena.. Vi em um outro post que um membro fez que amndaram ele trocar o musgo e etc. Bom eu troquei absolutamente tudo e o problema nao resolveu, eu tirei do vaso auto-irrigavel ( que por sinal deixava muito mais umido do que esse que esta agora ) comprei um mugsgo sphagnum novo, coloquei com a areia indicada, e deixei a planta em um luz artificial de 30w e comecei a colocar agua de um filtro inves da agua parada que eu colocava antes... Ou seja troquei TUDO oque eu podia ter trocado.. e mesmo assim nao resolveu , ela continua nascendo as hastes e apodrecendo logo cedo.. Peço para que leiam o post inteiro com calma vejam as fotos de quando iniciei o post e agora para entenderem... duvido muito que seja "falta de sol" ou "falta de agua" ... ja deixei molhado e nao resolveu , ja deixei tomar muito sol e naor esolveu, ja deixei em lampada artificial e naor esolveu, ja troqueo vaso musgo ... tudo... Sera que ela entrou em periodo de dormencia? Só que as hastes continuam nascendo e morrendo.. nao sei qoeu esta contecendo..
Segue as fotos recentes..
[thumbnail][/thumbnail]

[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem