Venus Fly Trap X Dionaea Muscípula

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
VicenteLuiz
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 200
Registrado em: 16 Ago 2017, 00:51
Localização: Tacaimbó- Pernambuco
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Venus Fly Trap X Dionaea Muscípula

Mensagem por VicenteLuiz »

Pessoal, eu gostaria que alguém pudesse me ajudar nessa dúvida. Vejo as pessoas falando vou comprar sementes de Dioneia Red, De dionéia fly Trap, B52 ... Mas pelo que entendi de tudo que eu li é que mesmo ela sendo sementes de uma planta mãe da qual desejo obter nascerá Muscipula? como pode isso se a planta é Red? então apenas por clonagem obterei aquela coloração?

Alguns dias atrás falaram em um Tópico sobre sementes Importadas de um Tal Sarracenien, Quando vi a dioneia Fly Trap e a venda de suas seeds. Como é bem mais em conta sementes e pra algumas pessoas que n tem facilidade de encontrar nem mais simples Dioneia, e interessei.

Quer dizer que se eu comprar essas seeds de Fly trap pode ser que nasça apenas Muscipula? só terei ela por clone? Alguém me socorre rsrs :afraid:


[img]https://i.ebayimg.com/images/g/GHcAAOxy ... -l1600.jpg[/img]


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

VicenteLuiz escreveu:Pessoal, eu gostaria que alguém pudesse me ajudar nessa dúvida. Vejo as pessoas falando vou comprar sementes de Dioneia Red, De dionéia fly Trap, B52 ... Mas pelo que entendi de tudo que eu li é que mesmo ela sendo sementes de uma planta mãe da qual desejo obter nascerá Muscipula? como pode isso se a planta é Red? então apenas por clonagem obterei aquela coloração?

Alguns dias atrás falaram em um Tópico sobre sementes Importadas de um Tal Sarracenien, Quando vi a dioneia Fly Trap e a venda de suas seeds. Como é bem mais em conta sementes e pra algumas pessoas que n tem facilidade de encontrar nem mais simples Dioneia, e interessei.

Quer dizer que se eu comprar essas seeds de Fly trap pode ser que nasça apenas Muscipula? só terei ela por clone? Alguém me socorre rsrs :afraid:

Toda Dionaea é muscipula! Só existe uma especie de dionaea... O que existem vários são cultivares e esses só são obtidos por clonagem.
Caso venham de sementes, elas serão consideradas típicas e para entender isso de uma forma bem simplificada, lembre-se da ovelha Dolly (lembra daquela que foi a primeira a ser clonada?). Quando clonaram ela, nasceu outra EXATAMENTE igual. Caso ela tivesse engravidado, a cria dela não seria outra Dolly, certo? Assim como você não é a sua mãe ou o seu pai. Voce carrega traços genéticos mas não é exatamente igual.
O mesmo acontece na dionaea... Vindas de sementes elas poderão (ou não - já viu aquelas crianças que não parecem nem com o pai e nem com a mãe? mesma coisa) ter as características da planta mae mas não levarão o nome dela.

As sementes do sarracenien são legais pois ele possui bogs com diferentes especies e deixa a polinização por conta da natureza e isso faz com que o que nasça disso seja uma total caixinha de surpresas. Pode ser uma dio com característica típica mas pode vir algum cultivar completamente novo fruto de uma mistura de 2 especies e que pode vir com alguma mutação (algo até comum de se ter nas dionaeas)


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Deixa eu dar meu pitaco nisso aqui. Primeiro informo que alterei o titulo pois o correto é Venus Fly Trap (VTF), que é como chamam as dios no hemisfério norte.

Sendo bem curto e grosso.
1º Você só tem um cultivar correto se for clone da planta mãe, a que foi registrada.
2° Por sementes apenas um pequeno percentual nasce com as características da planta mãe.
3º Um percentual muito menor pode gerar uma planta totalmente estranha.

Então é o seguinte;
1º Se por sementes você conseguir uma planta 2 vezes maior do que uma B52, se a mesma não for registrada como um novo cultivar será considerada tipica.
2º A vida de uma dionaea pode chegar de 20 a 25 anos, e um clone nasce com a idade da primeira planta. Mesmo que tenha uma planta novinha a idade é igual a primeira planta que gerou o cultivar.

Então é isso, nunca pague mais caro por sementes de um cultivar qualquer, você não sabe o que irá germinar. Pode até ser muito parecida com o cultivar, mas sempre terá uma diferença sutil. Por isso é que aparecem cultivares tipo B52 variação X.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
VicenteLuiz
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 200
Registrado em: 16 Ago 2017, 00:51
Localização: Tacaimbó- Pernambuco
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Mensagem por VicenteLuiz »

Obrigado a vocês pela explicação, ajudou muito a compreender. Irei ver se compro as sementes, nascendo vermelho/ vinho é o que importa mesmo sem ser a Fly trap. kkk
Sobre registrar o cultivar como funciona? Ex: Obtive um cruzamento de X Planta e quero dá um nome pra ela pra n ser mais uma D Tipica?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem