O frio não fez bem as minhas Dionaeas.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

O frio não fez bem as minhas Dionaeas.

Mensagem por flp010 »

Olá á todos.

O inverno chegou, o frio veio como vinha á 10 anos atrás na minha cidade noites abaixo de 10 graus, pela primeira vez achei que faria bem as minhas dios e sarras entrarem em dormência naturalmente. Dei uma esquecida nas minhas plantas para me dedicar ao aquarismo e mais ainda com a chegada do outono/inverno, sabendo que as plantas desaceleram nessa época não me preocupei muito. Mas parece que o frio e o esquecimento não fez muito bem á algumas, já tive até uma baixa. Pelo menos as sarracenias estão bem tem até haste floral.
[thumbnail]https://i.imgur.com/H5qFU17h.jpg[/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]
Acho que essa última não vai resistir...
[thumbnail][/thumbnail]


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olhando essas fotos pode ter acontecido duas coisas;
1º Dormência, o que eu acho difícil
2º O mais provável que é o choque térmico, aí em Franca é muito quente. O que pode ter acontecido é o efeito sanfona do frio que aconteceu esses dias. Noites frias e dias muitos mais quentes.

Veja nesse link foto-de-dormencia-de-dionaea-na-alemanha-t7912.html a foto de uma dionaea no inverno europeu.
Esse cultivador deixa as plantas dele ao relento, mas lá as estações são bem definidas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Já estou pensando na geladeira para o ano que vem. Como eu disse o inverno veio com tudo a temperatura ficou entre 10° e 17°. Por enquanto as dios b52 reduziram de tamanho mas aparentemente estão bem.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

flp010 escreveu:Já estou pensando na geladeira para o ano que vem. Como eu disse o inverno veio com tudo a temperatura ficou entre 10° e 17°. Por enquanto as dios b52 reduziram de tamanho mas aparentemente estão bem.
Amigo,

Não faça isso, não é o frio que irá fazer sua planta entrar em dormência.
Se quando elas entrarem em dormência quiser colocar na geladeira, existe todo um processo para que não as perca.
As minhas plantas entraram em dormência em março e estão acordando agora, não foram para geladeira.

Como eu disse acima o que deve ter causado os danos deve ter sido o choque térmico.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Não estou visando o frio e sim uma temperatura constante que só a geladeira pode proporcionar, deixando as plantas fora de casa vou correr esse risco todos os anos durante o outono/inverno onde a temperatura vai oscilar muito entre o dia e a noite.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

A Sarracenia parece que está de boa e pedindo um vaso maior e substrato novo. Sarras queimam mesmo no inverno. :geek:


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

opa! Um "vizinho" aqui no forum...

Rapaz, aqui em Ribeirão esfriou bastante nas noites mantendo aquele calor típico daqui durante o dia... As minhas não quiseram nem dormir! Estao todas bem... Estranho pq Franca costuma ter uma variação termica menor que aqui no inverno...


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

flp010 escreveu:Não estou visando o frio e sim uma temperatura constante que só a geladeira pode proporcionar, deixando as plantas fora de casa vou correr esse risco todos os anos durante o outono/inverno onde a temperatura vai oscilar muito entre o dia e a noite.
Eu penso que em vez disso seja melhor protege-la do sereno ou o orvalho da manhã.
Debaixo de uma cobertura é o ideal.

Minhas nepenthes ficam no tempo, mas são protegidas do orvalho que é o maior problema nesse clima louco.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

MarcielS escreveu:A Sarracenia parece que está de boa e pedindo um vaso maior e substrato novo. Sarras queimam mesmo no inverno. :geek:
A sarracenia está de boa mesmo! Preciso comprar sphagnum e trocar o substrato de todas as PCs. Essa sarracenia cresce muito rápido não faz muito tempo era assim:

[thumbnail]https://i.imgur.com/bzCdS1Qh.jpg[/thumbnail]
delagostini escreveu:opa! Um "vizinho" aqui no forum...

Rapaz, aqui em Ribeirão esfriou bastante nas noites mantendo aquele calor típico daqui durante o dia... As minhas não quiseram nem dormir! Estao todas bem... Estranho pq Franca costuma ter uma variação termica menor que aqui no inverno...
É verdade, como eu disse as plantas estavam um pouco esquecidas, também pode ser isso ou o substrato antigo, teve obra aqui em casa, depois obra no vizinho, tive que mudar de lugar pode ser uma serie de fatores. Tenho algumas sementes velhas vou tentar germinar, quem sabe dou sorte.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

dúvida,

não me leve a mal, mas neste período ocorreu por vezes de ficarem sem água por dias seguidos? o substrato "aparenta" um pouco.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem