[TUTORIAL] Leaf Cutting em Dionaea - Passo a Passo com fotos

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

[TUTORIAL] Leaf Cutting em Dionaea - Passo a Passo com fotos

Mensagem por delagostini »

Quando comecei com o cultivo das carnívoras a ideia de fazer leaf cutting e aumentar a minha coleção me encantou... Procurando um passo a passo vi alguns vídeos, algumas pessoas falando a respeito mas acabei errando bastante até pegar o jeito. Agora, com essa tecnica que vou passar abaixo, tenho praticamente 100% de aproveitamento e espero que todos que tenham problema com o leaf consigam aproveita-lo de alguma maneira.
Mas chega de conversa e vamos para o que interessa:

1º passo - A escolha da folha
O ideal é escolher uma que a armadilha mostra sinais de morte mas que a parte de baixo da folha ainda esteja verde.
Imagem

2º passo - A retirada da folha
Aqui é preciso um pouco de cuidado e firmeza com as mãos. Você precisará retirar a folha com parte do rizoma (aquela parte branca em baixo). Uma dica é firmar a planta pelo centro com uma mão e puxar a folha com a outra.
Importante: Se sair sem parte do rizoma (a branquinha) você não conseguirá reproduzir via leaf e precisará refazer esse passo novamente para continuar.
Imagem

3º passo - Cortar a parte desnecessária da folha
Não iremos precisar de grande parte da folha e não retirar só vai fazer com que a parte que interessa se desidrate e o processo falhe.
Antes:
Imagem
Depois:
Vejam que, considerando o total da folha, ficou menos da metade verde enquanto a maior parte é a branca (rizoma). Podem cortar com a própria mão.
Imagem

4º passo - Colocando o leaf no musgo
Basta acomoda-lo superficialmente... Deixando a ponta branca LEVEMENTE enterrada no substrato (100% musgo).
Imagem

5º passo - Onde colocar
Agora entra a parte controversa. Algumas pessoas preferem deixar fora da estufa porém em meu caso, minha taxa de sucesso é infinitamente maior usando a estufa. Sugiro que faça testes e verifique o que trás melhores resultados para você.
Imagem
Se optar por deixar na estufa, não coloque em sol direto pois isso irá cozinhar o leaf, o musgo e tudo mais que estiver ali dentro.
Se não for deixar na estufa, recomendo que deixe em um local com luz solar indireta já que o sol poderá acelerar a desidratação do leaf.
Com o passar do tempo, a parte verde da folha ira secar e ficará preta e pode ser inclusive que nasçam fungos (pontos brancos).
Deixe lá exatamente daquele jeito e resista a tentação de encostar o dedo (ou qualquer objeto no leaf. Isso poderá comprometer todo seu esforço!


Resultados
Enquanto houver parte viva no leaf ele poderá resultar em uma nova planta porém PACIÊNCIA é a chave de sucesso. Já tive leafs que nasceram com menos de 15 dias e outros que demoraram mais de 2 meses. O melhor é coloca-los em um local adequado e esquecer que existem.
Abaixo mostro em um mesmo copinho de café o andamento de 2 leafs feitos com o sistema explicado acima.
A folha mais fina (colocada há 1 mês) está mostrando agora as primeiras folhinhas e a folha maior, com o desenvolvimento de aproximadamente 1 mês após o estágio da leaf mais fina.
Imagem


Espero que sirva de ajuda para todos!
Aos que fazem leaf e usam técnicas diferentes, convido-os a comentar abaixo mostrando o que fazem! Assim daremos uma boa base para quem está querendo se aventurar por essa forma de propagação!
Editado pela última vez por delagostini em 11 Set 2017, 15:35, em um total de 2 vezes.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

arrasou... :shock: :shock: . meus cumprimentos :ola: :ola:
...O ideal é escolher uma que a armadilha mostra sinais de morte mas que a parte de baixo da folha ainda esteja verde.
farei esta experiência, nunca tinha usado qdo assim e você mostrou dar melhor resultado. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ótimo tópico tutorial, delagostini.


Tornando fixo, pela relevância. : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

falando sobre propagação de dionaea, outro meio é usarmos a haste, esta já com mais de 2/3 do tamanho e jamais qdo após flores. após flores já sem resultados...

muitos cultivares de dionaeas, somente por leaf's. qdo sinal de alguma flor a abrir, desta 95% das sementes serão de dionaea muscipula típica, e não como a planta mãe.

então ao deixarmos a haste crescer e calcularmos aproximadamente, cortamos ela e fazemos então o haste cutting (propagação por haste) e assim então teremos as mudas idem a planta mãe.

algumas pessoas desconhecem isso, cortam e jogam fora a haste. assim então, perdendo a chance de ter novas mudas da mesma.

obs. há casos em que, quando a planta encontra-se debilitada fazemos o corte de imediato para ajudar a recuperação dela. aí não tem jeito de aguardarmos o ponto para cortar e fazer o haste cutting.

dúvidas como fazer, qdo eu fiz em experiência, deixei o substrato mais úmido que o normal e deixei acima. qtas mudas? já vi comentários q sem resultados, já vi outros com dezenas de mudas.

...

: joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
VicenteLuiz
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 200
Registrado em: 16 Ago 2017, 00:51
Localização: Tacaimbó- Pernambuco
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Mensagem por VicenteLuiz »

Ótima Maneira de ensinar <3


Avatar do usuário
LEANDROO
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Ago 2017, 15:50
Localização: Guaranésia/MG
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Mensagem por LEANDROO »

Obrigado pela dica, vou tentar fazer com a estufa pra ver se consigo uma nova planta!


Só sei que nada sei!
Avatar do usuário
Vitor Matheus
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 172
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:53
Localização: Pelotas/RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Vitor Matheus »

amigo eu deixo na estufa e no sol ou eu deixo a estufa só na claridade do tempo? eu deixo exposta ao sol ou não?


https://www.facebook.com/carnivorasbr/
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Se não for deixar na estufa, recomendo que deixe em um local com luz solar indireta e com alta umidade.

*esta corrigida e melhor explicada. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Vitor,
Se estiver em estufa não deixe no sol!

Edson, obrigado. Entendo que realmente ficou confuso isso, vou reescrever o texto deixando mais claro para todos.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Gustavo Garcia
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Ago 2017, 20:51
Localização: Jaraguá do Sul, SC
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Gustavo Garcia »

Ótimo tópico, ficou muito bom, obrigado.


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora coralina
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem