Alguém sabe o nome dessa PRAGA? Ou não Praga?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Fernanda Torres
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Fev 2017, 22:11
Localização: Nilópolis - Rio de Janeiro
Contato:

Alguém sabe o nome dessa PRAGA? Ou não Praga?

Mensagem por Fernanda Torres »

Boa tarde pessoal. Passei um bocado com uma Dio típica que morreu em 3 ou 4 dias corridos a poucos dias atrás, com o rizoma preto e cheio de micropontos brancos. Como na imagem que esta aqui novamente. Achei os malditos Fungus Gnat nela. Passei dois dias desesperadores. Além do Gnat que é branquinho com a cabeça preta (circulo vermelho), vi umas coisinhas brancas (circulo amarelo) na falecida também. Dá para ver na foto da Dio morta, micropontos no rizoma preto e coisas brancas na borda do pote, além da aglomeração do Gnat e suas cabecinhas pretas.

Pois bem, hoje dei uma revirada literalmente no sphagnum de algumas típicas minhas mais antigas, e vi o rizoma de todas elas verde e bem clarinhos. Um alivio! Mas, nessa de tirar e colocar o sphagnum delas, essas coisas brancas foram à superfície dos potes. As minhas recém adquiridas na quarta-feira agora, também estão com estas coisas brancas na beirada dos potinhos, mas bem pouco.

Depois da revirada no sphagnum das minhas típicas mais antigas, algumas horas depois, vi estas coisas brancas (que já tinha visto em algumas) todas aglomeradas ou solitárias nas bordas dos recipientes. Todas elas foram à superfície. Fico olhando, não se mexem, mas, foram parar ali. Tenho duas com isso agarrado em algumas hastes e nas armadilhas.

Erradamente, há 46 dias atrás, coloquei as minhas mais antigas de quarentena, por estas estarem na loja sem sol. Mesmo as colocando em claridade, deu no que deu. Segui orientações de forma equivocada sobre a quarentena e propiciei a morte de uma delas. Mas saibam que depois disso tudo, todas elas estão torrando no sol por mais de 10 horas diarias e vou tentar manter esse rítimo.

Mas...
O que ser essa coisa branca? Serumaninho do céu ou do inferno? E, como resolver?


Marcelo Soares
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 25 Jul 2016, 21:13
Localização: Juazeiro-BA
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Marcelo Soares »

talvez eu esteja equivocado, mas ta parecendo aquelas moscas brancas esses pontinhos.


Avatar do usuário
Victor Castro
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Fev 2017, 17:45
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Victor Castro »

Isto está me parecendo cochonilhas.


"Se você não tem dúvidas é porque você está mal informado." Millôr Fernandes
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

por serem bem pequenas iremos precisar de ao menos uma foto macro, tente tirar uma foto mais próxima, pegue um óculos desses fundo de garrafa de um amigo e coloque na frente da lente do celular ou sei la pq dessa distancia parece tanta coisa que não da para ter certeza de nada.

exemplos do que me parece...

1 - farelo de musgo seco...
2 - cochonilha
3 - pulgões
4 - quelonóbios

etc

qualquer coisa o pessoal da área 42 pode te ajudar tb
post95476.html?hilit=lente%20macro#p95476


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Estou achando q são os farelinhos do musgo... Até me lembrei um causo... troquei o substrato de uma carnivora, certa vez e o vaso ficou cheio desses farelinhos brancos.. depois de uns dias, minha mãe veio correndo me avisar q meu vaso estava tomando por pragas... fui desesperada olhar e eram farelos de sphagno... passei um paninho, e pronto...

Sugiro q faça o mesmo.. passe um pano se você tiver um paninho escuro q faça contraste com esses pontos brancos pra poder observá-los melhor, tá valendo!... se forem pulgões ou cochonilhas, acredito q você conseguirá enxergá-los bem com o contraste do paninho escuro e a tendencia é q apareçam um tempo depois da limpeza (dia seguinte)... se for só o farelo do musgo, problema resolvido... =)

Mas uma foto macro iria ajudar bastante... =) Algumas cameras (inclusive de celular) possuem um ajuste assim... ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A priori não vejo praga alguma aí, da mesma forma que a Fátima eu só vejo em seus vasos de PCs "farelos de musgo".

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem