Minha dioneia ainda tem esperança?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Vini Lima
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 29 Jan 2017, 11:10
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Minha dioneia ainda tem esperança?

Mensagem por Vini Lima »

Bom dia pessoal

Hoje venho com uma notícia meio triste, pois acho que minha dioneia morreu...
Há alguns dias as folhas já estavam ficando pretas e as armadilhas que estavam verdes não funcionavam, então eu achei que elas iriam cair e nascer outras, mas as que nasciam também ficavam pretas. Comecei a me preocupar e até considerei ser dormência, mas um dia quando eu acordei, todas as armadilhas estavam pretas, chequei o rizoma e também estava preto, agora vai minha pergunta, tem alguma forma de recuperá-la ou não? E o que será que fiz errado? Eu sempre coloquei ela bastante no sol, regava todo dia com água destilada e sempre que ela não conseguia pegar algum inseto(pois eu moro em apartamento e quase nunca aparece um) eu ia pegar um pra ela.

Obrigado pela atenção.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Vini Lima escreveu:... chequei o rizoma e também estava preto.
Sem esperanças, ela morreu mesmo e nem sempre é devido a erros no cultivo.


Pode ter adquirido uma planta já debilitada e que ainda teve uma sobrevida nas suas mãos. :geek:


... : joia :


Avatar do usuário
danilo92
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 03 Ago 2016, 18:31
Localização: Recife/PE
Agradeceu: 45 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por danilo92 »

Veja, se o rizoma ficou preto, então ela morreu. Não tem mais o que ser feito.
Quanto às razões que podem ter levado à morte de sua planta, podemos tentar descobrir...

1. Faz quanto tempo que você a tem?
2. Assim que a comprou já a colocou no sol ou foi acostumando-a pouco a pouco?
3. Qual o substrato que ela ficava?
4. Por quanto tempo e em quais horários ela pegava sol?
5. Você a deixava imóvel em um local ou costumava mudá-la de lugar constantemente (procurando deixá-la mais tempo no sol)?
6. Como era essa sua rega?
--> Dionaeas gostam de ter água constante em suas raízes, diferentemente das Nepenthes que gostam de solo úmido. Por isso muitas pessoas utilizam vasos autoirrigáveis (você pode comprar em qualquer loja de jardinagem, paisagismo, etc... vende inclusive no site de Gino), ou deixam suas Dionaeas em recipentes com água de tal forma que a água chega na metade dos vasos. Contudo, deve-se ter sempre uma proporção entre horas de sol e água. Quanto mais sol ela pegar, mais água ela precisará. Isso é importante, pois se ela pega pouco sol e você coloca muita água, ela fica propícia a criação de fungos. Ou se ela recebe muito sol e pouca água, a tendência é que morra.

OBS.: Muitas vezes, as Dionaeas que compramos "no meio da rua" ou em lojas locais já estão muito debilitadas (afinal ficam dias sem pegar sol e/ou mal recebem água), por isso morrem pouco tempo após a compra (já vi Dionaeas ficando pretas, com o substrato totalmente seco e o pessoal vendendo normalmente). Essa é uma possibilidade que não deve ser descartada, afinal é muito comum ocorrer. A vantagem de se comprar a vendedores como Gino, Marcos Ono, Valdemar, etc... é q além deles terem variedades infindáveis e com beleza diferenciada, certamente você nunca receberá em sua casa uma planta debilitada.

Espero ter ajudado e boa sorte no cultivo! : joia :


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]


Eclesiastes 3:1,2
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
Vini Lima
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 29 Jan 2017, 11:10
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vini Lima »

Obrigado, infelizmente ela morreu mesmo, mas já comprei outra, só estou com medo da minha red deagon morrer tbm, pois ela foi cara


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem