Dioanea em algodão

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
jligeiro
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 124
Registrado em: 14 Jan 2017, 10:21
Localização: Tomar - Portugal
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Dioanea em algodão

Mensagem por jligeiro »

Boas, já alguém alguma vez tentou germinar Dionaea em algodão??

Eu comecei ontem! vamos lá ver! :D


Win Free Bitcoins every hour! - - http://freebitco.in/?r=3830413 Falem comigo para saber como!
Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »

Já consegui germinar em algodão, o problema é que quando germinam, elas tende a "grudar" no algodão e fica "difícil" para remover, chegando até a matar a pequena dio!


Abraços,

Marcos Matheus.
jligeiro
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 124
Registrado em: 14 Jan 2017, 10:21
Localização: Tomar - Portugal
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por jligeiro »

MarcosM escreveu:Já consegui germinar em algodão, o problema é que quando germinam, elas tende a "grudar" no algodão e fica "difícil" para remover, chegando até a matar a pequena dio!
Então é melhor deixar crescer um pouco?


Win Free Bitcoins every hour! - - http://freebitco.in/?r=3830413 Falem comigo para saber como!
Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »

Eu não acho esses "meios alternativos" tão bons, prefiro no próprio sphagnum mesmo! Mas entre o algodão e outro meio, você pode usar o papel toalha, porque o algodão meio que solta uns fios bem finos, o papel não, porém acho mais fácil e já testei os dois.


Abraços,

Marcos Matheus.
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Olá, para germinar Dionaeas eu utilizo papel toalha, coloco uma camada de papel dentro de um copo, coloco água, jogo as sementes e as cubro com uma nova camada de papel, não é necessário luz para a germinação, logo que as sementes germinarem já as retire e coloque sobre o musgo, será bem fácil ver a pequena radícula sair da semente. Usando este método em Dionaeas tive resultados muito satisfatórios, pois sempre que coloco as sementes no musgo algumas sempre acabam fungando, devido ao tempo que podem levar para germinar, o importante é que logo que a semente germine você já a retire, para que não entrelace suas raízes ao papel. Usando este método nenhuma sementes é afetada por fungos, e mesmo que demore meses para germinar, sempre estará lá, protegida. O fator mais importante para a germinação é a presença de água, para hidratar os tecidos da semente, este fator aliando-se a uma boa temperatura (não abaixo de 25°C, de preferência) ajudará muito as pequenas sementes germinarem.
Quando para germinar eu colocava as sementes direto no musgo, pouquíssimas conseguiam germinar, já que não estou usando fungicida, e o meu musgo parece meio contaminado :? , já no papel toalha não perco nenhuma, e as que germinaram e eu movi para o musgo estão bem, pois as retirei do papel antes de emitirem suas raízes, então não tiveram nenhum estresse.
Boa sorte amigo!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Elinston

se deixarmos em um envelope ziplock ou em um tapaware (?) penso influenciar em tempo. vcs poderiam fazer esta experiência, anotando o dia de plantio e o tempo de germinação? obs. este envelope ou potinho ficar fechado e em sombra.

seria bom, digamos pegar 6 sementes. no mesmo dia plantar 2 em sphagnum, 2 com envelopes abertos e 2 envelopes fechados. assim se algo não der errado, não haverá gdes perdas. aberto/fechado me refiro ao potinho com tampa ou o uso de envelope zip lock

quem sabe melhores resultados? temos q testar e acompanhar. analisem. ;)

*redigitei o texto acima.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
jligeiro
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 124
Registrado em: 14 Jan 2017, 10:21
Localização: Tomar - Portugal
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por jligeiro »

Edson Poscai escreveu:Elinston

se deixarmos em um envelope ziplock ou em um tapaware (?) penso influenciar em tempo. vcs poderiam fazer esta experiência, anotando o dia de plantio e o tempo de germinação? obs. este envelope ou potinho ficar fechado e em sombra.

seria bom, digamos pegar 6 sementes. no mesmo dia plantar 2 em sphagnum, 2 com envelopes abertos e 2 envelopes fechados. assim se algo não der errado, não haverá gdes perdas. aberto/fechado me refiro ao potinho com tampa ou o uso de envelope zip lock

quem sabe melhores resultados? temos q testar e acompanhar. analisem. ;)

*redigitei o texto acima.
Olá, acha que deveria meter este copinho dentro do saco? como se fosse estufa? É um copinho de café! Meto dentro do Zip ou plastico por cima?
Imagem


Win Free Bitcoins every hour! - - http://freebitco.in/?r=3830413 Falem comigo para saber como!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sim ok. : joia :

estou encaminhando mp. ;)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
jligeiro
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 124
Registrado em: 14 Jan 2017, 10:21
Localização: Tomar - Portugal
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por jligeiro »

Pessoal, decidi fazer algo diferente! Vou deixar isto assim, no quarto, sem apanhar sol direto com uma GoPro a tirar uma foto por dia! Depois quando tiver resultados! Coloco no Youtube e mando para vocês! :D


Win Free Bitcoins every hour! - - http://freebitco.in/?r=3830413 Falem comigo para saber como!
Errera00
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 159
Registrado em: 08 Out 2016, 14:18
Localização: sao paulo - sp, itaquera
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Errera00 »

jligeiro escreveu:Pessoal, decidi fazer algo diferente! Vou deixar isto assim, no quarto, sem apanhar sol direto com uma GoPro a tirar uma foto por dia! Depois quando tiver resultados! Coloco no Youtube e mando para vocês! :D


boaa. eu gosto de videos de timelap


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem