Dionaea com fungo

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
LokaPsicotica
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 03 Out 2016, 17:30
Localização: Olímpia SP
Agradeceu: 70 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Dionaea com fungo

Mensagem por LokaPsicotica »

Ah que tristeza :( Hoje fui dar uma olhada na minha dio, estava com fungo no rizoma e apodrecendo :o . Sorte que tirei uma mudinha e plantei em outro vaso, que aparentemente está começando a ficar mais saudável :? . Essa dio com fungo eu tirei as folhas que não estavam com fungo e finquei no substrato, mas não sei se é o correto :? .
O que devo fazer agora? Trocar o substrato? Dá certo tentar replantar as folhas ainda saudáveis? Como fazer esse tal de leafing cutting? O que causa esses fungos e como evitá-los?
E sobre o vasinho, como eu faço pra ele escorrer o excesso de água que possa ficar no substrato e evitar o apodrecimento do mesmo?
To desesperada, não queria perder minha dio :( :cry:


Respeite toda e qualquer forma de vida, afinal, você é uma delas.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Posta uma foto pra gente ver...

O rizoma está preto?
Para o leaf você precisa retirar a folha até a parte branca sair também. Após isso, remova a armadilha (eu removo um bom tanto da folha também, deixando aproximadamente entre 1 e 2 dedos apenas). Pegue essa folha e coloque no sphagnum LEVEMENTE enterrada...

Aqui eu tive mais sucesso fazendo isso numa estufa de garrafa pet mas o Smart por exemplo só consegue as dele direto no sol... Acho que no seu caso, como vai tirar varias, dá pra colocar em estufa e fora para ver o que vai sair melhor no seu caso e com sorte salvar uns clones da planta.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
LokaPsicotica
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 03 Out 2016, 17:30
Localização: Olímpia SP
Agradeceu: 70 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por LokaPsicotica »

delagostini escreveu:Posta uma foto pra gente ver...

O rizoma está preto?
Para o leaf você precisa retirar a folha até a parte branca sair também. Após isso, remova a armadilha (eu removo um bom tanto da folha também, deixando aproximadamente entre 1 e 2 dedos apenas). Pegue essa folha e coloque no sphagnum LEVEMENTE enterrada...
Eu não pude tirar foto. Mas o rizoma tinha partes marrons, moles sabe. No leaf precisa ser sphagnum puro ou posso colocar no outro vasinho com a segunda muda?
Elas estavam bem debilitadas, não tinha nem armadilhas nascendo, só nascia as folhas. O tempo aqui tá de pouco sol, no máximo umas 4 hrs por dia.
Consegui tirar as folhas com a parte branca, felizmente.


Respeite toda e qualquer forma de vida, afinal, você é uma delas.
Avatar do usuário
tsb
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 24 Dez 2016, 13:44
Localização: Criciúma SC
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por tsb »

LokaPsicotica escreveu:Ah que tristeza :( Hoje fui dar uma olhada na minha dio, estava com fungo no rizoma e apodrecendo :o . Sorte que tirei uma mudinha e plantei em outro vaso, que aparentemente está começando a ficar mais saudável :? . Essa dio com fungo eu tirei as folhas que não estavam com fungo e finquei no substrato, mas não sei se é o correto :? .
O que devo fazer agora? Trocar o substrato? Dá certo tentar replantar as folhas ainda saudáveis? Como fazer esse tal de leafing cutting? O que causa esses fungos e como evitá-los?
E sobre o vasinho, como eu faço pra ele escorrer o excesso de água que possa ficar no substrato e evitar o apodrecimento do mesmo?
To desesperada, não queria perder minha dio :( :cry:
olha, pode ser uma bela duma gambiarra, não sei se você usa prato debaixo do vaso, eu particularmente não gosto, além de atrapalhar na hora de pegar e mover tudo, ainda fica água parada no prato e eu não gosto disso, eu coloco um caninho que vai até o fundo do vaso e coloco água através dele, mas nunca pensei numa maneira de evitar e excesso de água, até você perguntar, acho que resolveria fazendo um buraco na lateral do vaso, ele vai sempre limitar o volume de água, pois se colocar de mais, vai sair por ele, dá pra fazer vários buracos pra saída de excesso ficar bem eficiente, eu ainda to a procura de vasos transparentes com o cano já embutido, pois aí dá pra ver o nível da agua subir enquanto coloca, como se fosse um copinho de criança que já tem o canudo embutido na lateral pelo lado de dentro hehehe vi um quando era criança e achei interessante, mas acho que não existem vasos assim... acho que vou patentear :lol:


01000001 01100100 01101111 01110010 01101111 00100000 01000100 01101001 01101111 01101110 01100001 01100101 01100001 01110011 00100001
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Uso pote de sorvete com um cano de PVC e o gargalo de uma garrafa Pet com tampa para não adentrar mosquito, quero passar todo meu cultivo nesse sistema kkkkk

Enviado de meu LG-D385 usando Tapatalk


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
tsb
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 24 Dez 2016, 13:44
Localização: Criciúma SC
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por tsb »

também pensei num sistema de auto irrigação por sucção, tipo, a medida que o nível de água baixa no cano de irrigação ele gera uma pressão que suga a água de outro recipiente, acho que vou tentar isso no futuro...


01000001 01100100 01101111 01110010 01101111 00100000 01000100 01101001 01101111 01101110 01100001 01100101 01100001 01110011 00100001
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

LokaPsicotica escreveu: Eu não pude tirar foto. Mas o rizoma tinha partes marrons, moles sabe. No leaf precisa ser sphagnum puro ou posso colocar no outro vasinho com a segunda muda?
Elas estavam bem debilitadas, não tinha nem armadilhas nascendo, só nascia as folhas. O tempo aqui tá de pouco sol, no máximo umas 4 hrs por dia.
Consegui tirar as folhas com a parte branca, felizmente.
O outro vaso está com qual substrato? Dependendo foi isso que fez sua planta chegar no estado que está. Já li alguns materiais por aí que dizem que nascer folhas sem armadilhas é por conta de solo com muito nutriente... Talvez seu problema seja exatamento o substrato.
O correto seria usar sphagnum ou sphagnum/areia para as Dionaea mas tem bastante gente usando uns sub alternativos semelhantes aos de orquídeas por aí e tendo um resultado razoável...
Para as leafs nascerem eu sinceramente nao sei te dizer se no que tem aí você terá sucesso... De novo, as fotos ajudam!
Aqui eu só testei no musgo e as taxas estão boas... Tenho testado direto na agua tbm mas nesse metodo ainda nao tive sucesso!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
LokaPsicotica
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 03 Out 2016, 17:30
Localização: Olímpia SP
Agradeceu: 70 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por LokaPsicotica »

delagostini escreveu: O outro vaso está com qual substrato? Dependendo foi isso que fez sua planta chegar no estado que está. Já li alguns materiais por aí que dizem que nascer folhas sem armadilhas é por conta de solo com muito nutriente... Talvez seu problema seja exatamente o substrato.
O correto seria usar sphagnum ou sphagnum/areia para as Dionaea mas tem bastante gente usando uns sub alternativos semelhantes aos de orquídeas por aí e tendo um resultado razoável...
Consegui tirar uma foito dela... Ufa :roll:
Como pode ver, as leafs estão no vasinho com a segunda muda, que foi mantida nas mesmas condições da primeira. Esse vasinho está com sphagnum e areia lavada, tal qual me recomendaram. Por aqui o sol está bem escasso, não sei se foi isso que ajudou no aparecimento do fungo. Essa dio começou a ficar fraquinha depois da floração (eu deveria ter cortado a haste floral :cry: ).
[img]https://i67.offline/2pzb1ft.jpg[/img]

alguém pode me ajudar????????????


Respeite toda e qualquer forma de vida, afinal, você é uma delas.
Avatar do usuário
tsb
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 24 Dez 2016, 13:44
Localização: Criciúma SC
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por tsb »

Alguém já testou usar labcon aqualife contra os fungos nas PCs? É pra peixes ornamentais mas vai q dá certo...


01000001 01100100 01101111 01110010 01101111 00100000 01000100 01101001 01101111 01101110 01100001 01100101 01100001 01110011 00100001
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

alguém pode me ajudar????????????
o que podia ser feito você fez. agora é aguardar os resultados.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem