Musgo vivo competindo com dionaeas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Musgo vivo competindo com dionaeas

Mensagem por eduf »

Olá pessoal.

Estou finalizando a construção de um bog coberto e fechado, relativamente grande que vai receber mais de uma centena de dionaeas de ids variadas e estou com uma dúvida bem "cruel".

Se eu uso musgo vivo ou desestimulo ele com utilização de pó de coco, turfa e areia na camada mais superior do substrato.

Meu receio é que o musgo vivo possa crescer mais que as plantas e sufocando as mesmas. Sei que ele ajuda muito a manter a umidade sempre alta, desestimula o aparecimento de várias pragas, etc...

O que acham?!? :D :D


ps: Se tudo der certo, na próxima primavera vou fornecer sementes que podem virar lindas dios com variações inesperadas.


Fael
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Out 2016, 16:09
Localização: Alvorada/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Fael »

Também tenho muito interesse neste tópico.

Estou montando um mini bog com musgo vivo.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Meu receio é que o musgo vivo possa crescer mais que as plantas e sufocando as mesmas. Sei que ele ajuda muito a manter a umidade sempre alta, desestimula o aparecimento de várias pragas, etc...
use o sphagnum seco. eu fiz o substrato normal, cortei pontas de sphagnum vivo e enfiei no substrato ao redor e hj estão fechadas por cima.
o broto do substrato deve ter uns 5 cm acima do substrato e a planta q tenho ficou até mais linda, mas só vemos as folhas novas, o broto da planta já não vemos. se der certo irei tirar uma foto e postar.
outra neste mesmo fechado de sphagnum vivo, por experiência q eu vivo fuçando, peguei umas 3 ou 4 mudas novas de adelae, lavei bem as raízes, com os dedos abri o sphagnum vivo e taquei lá dentro. todas estão belas. ;) mas a dionaea acho q não vai se dar bem, de outro lado, o sphagnum vivo pode forçár as folhas a crescerem e ficarem verticalmente.
mas para sabermos temos q tentar. te aconselho a fazer isso com 2 ou 3 mudas e ver os resultados. após uns 4/5 meses com o sphagnum crescendo e se fechando vemos como a planta irá reagir. mas teste com poucas mudas antes...
tbm e acho importante, somente as que ficaram em sombrite. no sol direto o sphagnum vivo não se deu bem para crescer.

Boa sorte quero ver. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

o musgo se dá bem com sol pleno sim, desde que fique sempre com água abundante.

olha umas fotos que tirei ontem de droseras tomadas pelo musgo:

Imagem
Imagem

ps: tá vendo lá no fundo da 2ª foto umas dios num subs mais escuro? Tô testando a 6 meses elas no puro pó de coco, pura turfa comum com condicionadores e outra em uma mistura meio a meio de turfa com pó de coco. Elas estão ótimas e prosperando!


bruno.matorizen
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 24 Jun 2015, 14:07
Localização: Joinville SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por bruno.matorizen »

Cara, eu acho musgo vivo por cima do vaso maravilhoso. Alguma coisa aqui já germinou, mas não preenchem o vaso


eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

e ae pessoal? nenhuma ideia?

ainda to indeciso de faço o bog com a camada superior sem musgo ou se deixo elas competirem com ele pelo sol.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

eduf escreveu:Meu receio é que o musgo vivo possa crescer mais que as plantas e sufocando as mesmas. Sei que ele ajuda muito a manter a umidade sempre alta, desestimula o aparecimento de várias pragas, etc...
você vai colocar dios com uma certa idade, ou serão sementes?

Eu tive um vaso com dio onde deixei o musgo crescer e cresceu bem... a unica coisa q fazia de tempos em tempos era aparar o musgo pra ele não encobrir tanto a dio... mas não vi entre eles nenhum tipo de concorrencia... e fica bem bonito (eu, particularmente, gosto)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Tive a mesma experiência de Fatikn, eu apenas aparo o musgo quanto está muito grande. Fica muito bonito e a dionaea cresce bem.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem