Semeadura de dionaea. Tentando quebrar tabu

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Semeadura de dionaea. Tentando quebrar tabu

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu sempre semeei sementes de dioaneas num substrato composto de 80% de sphagnum bem picado + 20% de areia com a altura aproximada de de 2,5cm e mantendo uma lâmina de água de 0,5cm. Ou seja um substrato bem baixo e bem encharcado. Depois eu mudava as germinações para um berçário com altura de 4 a 5cm e por final para um um vaso mais alto 7 a 8 cm até que o momento para fazer o transplante.

Dessa vez eu consegui umas sementes e resolvi radicalizar.
Preparei um substrato com 50% de sphagnum + 30% de pó de coco + 20% de areia com a altura de 7,5 cm e com lâmina de água de 2cm e semeei, isso foi em 22/09 e estou aguardando os resultados. Se der certo vão ficar nesse vaso até que aconteça o momento do transplante.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1412[/thumbnail]

Manterei os amigos informados fazendo atualizações nesse tópico.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Uia, aí sim hein :mrgreen: . Quem diria que até o Paulo iria fazer uns experimentos com substratos alternativos :D .

Sucesso aí, amigo : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Meu amigo, eu sempre questionei os substratos, já que na natureza as plantas não escolhem os componentes.
Por exemplo esse negócio de água filtrada eu não concordo, pois no solo sempre existem sais minerais.

Vamos ao que interessa, eu semeei as sementes em 15/09/16 e essa foto é de hoje. Só vou esperar mais um pouco para mudar elas de substrato, pois pó de coco em dionaea não é uma boa, apesar de inibirem cianobactérias.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1419[/thumbnail]

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu fiz uma experiência aqui, com substrato ídem. nenhuma germinou (foi de byblis)

mas a minha causa foi não ter tratado o pó de coco. arrisquei 30% ser relevante, mas comigo não deu certo.

amigo, você tratou o tanino do pó antes?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu: amigo, você tratou o tanino do pó antes?
Edson,

Eu não tratei. Comprei industrializado e na época até postei sobre ele.
O Marciel pediu para eu fazer um teste, deixar um pouco num vaso com água para ver a cor e depois de 24 horas a água ainda estava cristalina. Foi isso que me fez usa-lo, mas o problema é que deu uma praga vegetal que o amigo já viu em outra postagem.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem