Seeds de dionaea

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Seeds de dionaea

Mensagem por José Tito »

Olá Pessoal!!!
Estava pensando o que eu faria nas férias do meio do ano :) .
e pensei em germinar algumas seeds. Para ter seeds , para poder ter outras e até doar : joia : .
Pensei em seeds de dionaeas muscipulas .
O que vocês acham??

Desde já agradeço a resposta : joia :
Boa noite 8-)


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 297
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Boa Noite Jose, olha por experiencia propria te aconselho a não fazer isso, é muuuuuuuito chato e demorado esperar as dios germinarem e crescerem :roll: :roll: :roll: :roll: , foram que tem aquela questão de que nem todas nascerem e sobreviverem, te aconselho a comprar uma ou mais mudas da planta (indico a muscipula e a green shark, esta ultima é barata e bonita) e se quiser mais delas faça leaf cuttin ou divisão de risoma, uma dica pessoal, se soar rude me desculpe não é minha intenção, se tiver duvidas mesmo que seja de temas diferentes não tem problema deixar em um só tópico. : joia : : joia :


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

Senhor Bellsprout escreveu:Boa Noite Jose, olha por experiencia propria te aconselho a não fazer isso, é muuuuuuuito chato e demorado esperar as dios germinarem e crescerem :roll: :roll: :roll: :roll: , foram que tem aquela questão de que nem todas nascerem e sobreviverem, te aconselho a comprar uma ou mais mudas da planta (indico a muscipula e a green shark, esta ultima é barata e bonita) e se quiser mais delas faça leaf cuttin ou divisão de risoma, uma dica pessoal, se soar rude me desculpe não é minha intenção, se tiver duvidas mesmo que seja de temas diferentes não tem problema deixar em um só tópico. : joia : : joia :
n senhorbrellsprout , n me soa rude , tenho conciencia de que seeds de dionaea são super chatas de germinar, demoram uma eternidade para germinar , e o crescimento é muito lento. mas sei lá né.vou ver se compro um dio green shark com Gino : joia : .
Obrigado pela dica


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 297
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

De nada, olha tem o Marcos Ono no facebook também, agora eu entendi, você quer pegar um pouco de experiência então, te desejo boa sorte!


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Eu recomendo o cultivo desde a semente, você tiver paciência. É gratificante vê-las crescer. Se achar entendiante você pode comprar uma adulta e ficar cuidando dela por enquanto. Mas que é demorado o crescimento, não se pode negar. Se quiser uma coisa mais rápida plante algumas Droseras ou Byblis.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Vou dar meu pitaco aqui, estou há alguns dias sem postar nada.
Pessoalmente eu não tenho problemas nenhum em germinar dionaeas e existem alguns segredos.
1ª) E mais importante, a idade das sementes. Já germinei sementes em 10 dias, porque eram frescas. Teve até um caso em que recebi sementes partidas e pensei que não fossem germinar, fiquei surpreendido germinaram em poucos mais de 10 dias e com uma taxa de 70%.
2ª) O uso de GA3, não sabendo a idade das sementes, as que mais demoraram foram por volta de 3 semanas. A taxa variou entre 40% a 70%, isso devido a idade das sementes.
3ª) Escarificação mecânica, é o sistema de dar uma lixada nas sementes, esse eu nunca usei, mas sei de cultivadores que fazem uso e tem alta taxa de germinação com pouco tempo.

Mas tudo isso está ligado a idade das sementes, nesse momento existe uma liquidação de sementes de produtos no hemisfério norte porque são de 2015, as de 2016 serão colhidas em julho. Esqueçam essas de 2015 e aguardem de 2016.

Quanto ao desenvolvimento das plantas elas chegam a adultas com 2 anos e até lá muitas morrerão. Uma coisa comum é entrarem em dormência com uma média de 6 a 8 meses depois da germinação, muitos iniciantes acharem que as plantas morreram e acabam jogando fora. Opa eu fui um dos que fez isso. :roll:

Uma recomendação: Nunca comprem sementes anunciadas por chineses.

Espero ter contribuído.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

Gente, até que eu já sabia que elas demoram, mas será que devo começar por outras, sei lá, por uma drosera capensis, ou uma utriculária arenaria
desde já agradeço as respostas :)

P.S: penso em planta-las em turfa ácida e perlita, o que acham?


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Comece por uma D. capensis (sem comentários para a U. arenaria, hahahahaha) que em pouco tempo a planta crescerá, florescerá e você terá a disposição milhares de sementes para uso próprio e doação. Quanto ao uso da turfa com a perlita, este substrato pode ser utilizado desde que você garanta que o mesmo esta livre de fertilizantes uma vez que Drosera (a maioria) não toleram adubação.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem