Começo Dificil

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
yolanda.seg
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Fev 2016, 21:59
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Começo Dificil

Mensagem por yolanda.seg »

Bom pessoal, estou começando agora a cultivar plantas carnívoras e bonsais, e com apenas 15 dias com a minha Dionaea que comprei numa floricultura ela já começou a morrer,esta cheia de cochonilhas, assisti uns vídeos no youtube ensinando a fazer uma veneno (vai agua, cebola, pimenta e alho) para as cochonilhas... Cortei as partes que estavam morrendo e borrifei o veneno, será que esse veneno pode prejudicar minha planta?
Gostaria de saber se alguém poderia me indicar um local onde eu possa ver a foto e o nome da PC para que eu possa pesquisar minha próxima aquisição...
Desde criança sempre gostei muito dessas plantas, estou muito feliz em cultivá-las...
Vou começar a procurar sementes delas!!!
Até logo...


Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Amigo poste foto dasua planta para que possamos opinar melho : joia :


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

olha veneno e PC e um caso complicado e Delicado... plantas carnívoras são bem delicadas quanto a isso, eu sugiro uma remoção manual, a final são plantas bem pequenas com uns 20 minutos você ja teria sua planta limpa sem o risco de mata-la com veneno. e principalmente cochonilhas que e uma cascuda... literalmente... veneno não penetra em sua pele, a morte delas e por asfixia ou seja algo grudante que vede sua respiração como o sabão neutro, clero que o veneno no meio ajuda no processo, porem caseiro e bem complicado. novamente com 1 palito de dente vá removendo 1 por 1 que e mais seguro...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Use SBP Casa & Jardim de forma moderada que creio que isto será o bastante pata acabar com as cochonilhas, mas prete atenção; use o inseticida que mencionei. O uso de qualquer outro produto poderá matar sua PC...

Obs.: Esse inseticida natural que usou em sua planta mal algum trará a mesma : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
yolanda.seg
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Fev 2016, 21:59
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por yolanda.seg »

Muito obrigada pela atenção pessoal, vou tirar uma foto e postar, mas antes vou ler o tópico que ensina a postar a fotinho, até o final do dia coloco...
Valeu!!!

PS.: Pessoal, acho que as fotos não ficaram muito boas, mas dá pra ver que cortei as folhas que estavam pretas e a haste floral, já tinha aplicado o inseticida natural, agora seguindo os conselhos vou tirar as cochonilhas com o palito de dente e pra uma próxima vou seguir o conselho do Rodrigo e comprar o SBP Casa & Jardim...
Estou com os dedinhos cruzados para dar tudo certo!!!
Desconsiderem a argila expandida, achei que ficaria mais fácil ver a PC...


[thumbnail]https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/hp ... e=57648AE3[/thumbnail][thumbnail]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/ ... 64e82de7a6[/thumbnail]

Só para manter a informação, fui limpar minha plantinha como foi recomendado, porém as cochonilhas já estavam todas mortas devido ao inseticida caseiro... Ela parece bem melhor hoje, não esta mais murcha!!!

Abraços!!!
Yolanda


ande_erson
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 11 Fev 2016, 18:53
Localização: Manaus/AM
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ande_erson »

Que substrato é esse na qual ela ta plantada?


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

seguinte, outra observação que vi foi essa argila expandida por cima do substrato, pois bem ainda não tinha visto ninguém usando ela assim. sei que argila no meio do substrato em meus testes (caqueira de tijolo que e de argila) demostraram que D. intermédia não gosta mais sobrevive muito ruim mais sobrevive ja a Dionaea foi definhando ao ponto de no final eu remove-la com apenas o rizoma vivo (ainda salvei ela) sendo assim passei a entender que as Dioaneas não gostam de argila não sei dizer ao certo o pq mais sei que não gostam logo recomendo a você corrigir isso por ai tb, caso ela tb esteja misturada ao substrato, assim que ela se recuperar faça o transplante, se for somente por cima como parece acredito que de para remover sem prejudicar sua PC e no máximo completar com outro musgo no lugar. ja no fundo do vaso ja vi varias pessoas usando sem problema e nesse ligar ela ajuda com a aeração não deixando os buraquinhos serem vedados (obs no caso do fundo ela não soltaria nada para misturar no substrato ja que o que sair dela ja ira para fora o que não acontece na parte de cima ou no meio e acaba fazendo do musgo 1 filtro retendo toda a impureza e outros produtos.)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
yolanda.seg
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Fev 2016, 21:59
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por yolanda.seg »

smart2 escreveu:seguinte, outra observação que vi foi essa argila expandida por cima do substrato, pois bem ainda não tinha visto ninguém usando ela assim. sei que argila no meio do substrato em meus testes (caqueira de tijolo que e de argila) demostraram que D. intermédia não gosta mais sobrevive muito ruim mais sobrevive ja a Dionaea foi definhando ao ponto de no final eu remove-la com apenas o rizoma vivo (ainda salvei ela) sendo assim passei a entender que as Dioaneas não gostam de argila não sei dizer ao certo o pq mais sei que não gostam logo recomendo a você corrigir isso por ai tb, caso ela tb esteja misturada ao substrato, assim que ela se recuperar faça o transplante, se for somente por cima como parece acredito que de para remover sem prejudicar sua PC e no máximo completar com outro musgo no lugar. ja no fundo do vaso ja vi varias pessoas usando sem problema e nesse ligar ela ajuda com a aeração não deixando os buraquinhos serem vedados (obs no caso do fundo ela não soltaria nada para misturar no substrato ja que o que sair dela ja ira para fora o que não acontece na parte de cima ou no meio e acaba fazendo do musgo 1 filtro retendo toda a impureza e outros produtos.)
Olá só coloquei a argila expandida, porque achei que dava pra ver melhor a planta na foto...
Quanto ao substrato estou usando sphagnum+areia com um pouquinho de terra vegetal, mas quase nada...


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ideal era "NADA" mesmo, PC num geral não gostam de terra boa e sim de substrato ruim... ruim no sentido sem nutrientes, acido...por isso o uso de musgo + areia, e nada de musgo velho, iniciou processo de decomposição e jogar fora e colocar outro novo ( em media 1~2 anos), mais se tratando de uma Dionaea acredito que seu QUASE seja bem pequeno mesmo ate daria para deixar se pensarmos que o comercio planta elas em serapilha (substrato genérico que e uma bomba de nutrientes)... mais fica o aviso na proxima em praticamente todas as especies não use nada de adubo, seja quimico foliar, organico ou ate mesmo substratos ricos no mesmo como o humus. ate casca de pinus num e recomendado... use musgo puro ou musgo + areia, fibra de coco, fibra de coco + musgo + areia, chips de coco (muito usado em nepenthes).


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
yolanda.seg
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Fev 2016, 21:59
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por yolanda.seg »

Bom, pessoal, infelizmente minha PC veio a morrer... estou muito triste, me candidatei a algumas sementes vou esperar elas chegarem e começar tudo de novo, já aprendi com os artigos dos colegas a fazer um bog, fiz um que esta só aguardando elas, depois vou postar fotinhos dele...
Até logo...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem