Digamos que meu vaso caiu, algum animal derrubou, eu precisei fazer a troca de substrato ou tenho uma Dionaea que não me fará falta para eu fazer um teste de propagação por folhas, raízes e haste (quando tivermos q cortá-la).
Irei retirar as armadilhas, lavar bem as folhas, a haste e as raízes e deixarei em água até o momento de pô-los no sphagnum. O local, sugerido para este plantio é um pequeno pote plástico com no mínimo de 5/6 cm de altura e com furos abaixo para absorção da água.
Qdo comecei, em minha primeira Dionaea observei que haviam duas.
É o modo mais comum em propagação de Dionaeas. A própria planta, por si só se multiplica e quando viermos a trocar o substrato veremos muitos casos parecidos com dois ou mais rizomas e somente separamos com cuidado e os replantamos em vasos separados ou no mesmo vaso com distância de uma a outra.

[thumbnail]https://i1377.photobucket.com/albums/ah ... kkgepe.jpg[/thumbnail]
Aproveitei e continuei o andamento,
leaf cutting (estaquia foliar)
[thumbnail]https://i1377.photobucket.com/albums/ah ... 2yec50.jpg
[/thumbnail][thumbnail]https://i1377.photobucket.com/albums/ah ... wowwuh.jpg
[/thumbnail]
- Toquei nas folhas com cuidado para esta ser retirada o mais completa possível. Quando retirei a folha, na parte branca, a base da folha, esta não veio por completa ou foi quebrada, então não usei. Não ia adiantar;
- As demais folhas retirei por completo com esta base branca da folha, o mais possível, pois esta é a fonte de onde virão os brotos;
- Somente coloquei no sphagnum a ponta da folha, a parte branca, em média 1,5 cm deixando a folha levemente inclinada e toquei levemente no sphagnum, ao redor, para não deixar espaços ou falhas no sphagnum onde a base da folha foi colocada.
haste cutting (estaquia de haste floral) - esta técnica somente é usada em casos em que se faça necessário o corte da haste, então para aproveitarmos a haste cortada, quando for possível, fazemos.
*esta ainda não tenho foto, mas já fiz de outro gênero.
A haste da planta estava grande quase abrindo as flores ou já começando a secar, neste caso infelizmente não há como. Seria perda de tempo tentar, a haste passou o seu tempo de plantio;
Mas não, ela tinha mais de 1/3 do tamanho comum que costuma ficar em aproximadamente 20 cm, esta irei usar;
Irei então cortar a ponta da haste na parte que viriam as sementes, cortar a haste em pedaços de aproximadamente 7 cm e estes deixarei sobre o substrato, ou seja, 1 ou 2 pedaços irei deixar como que deitados em cima do substrato e levemente tocarei por cima para deixa-lo (s) com certeza em contato com o substrato e neste caso deixarei o substrato também encharcado, mas não a ponto de água por cima.
*Para casos onde se faz necessário o corte da haste, você poderá aproveitá-la!
Root cutting (estaquia de raiz) - técnica raramente usada em Dionaea
*esta também não tenho foto, mas já fiz de utricularia.
Claro sempre há muitas raízes, irei então selecionar as maiores e mais grossas. Irei cortar as raízes em média de 7 cm e deixarei o sphagnum também encharcado e deixarei acima, como fiz com a haste, outras levemente cobertas pelo sphagnum. *sempre há muitas, será jogado fora mesmo, então não será desperdício.
O plantio é igual ao modo Haste-cutting, o que diferencia é a fato de pormos algumas raízes acima e outras com uma fina camada de sphagnum por cima, mas este acima é bem pouco.
Outras informações:
- O sphagnum costumo tirar qualquer coisa que esteja junto (pedaços de folha, finos galhinhos, etc), cortar em média de 2 cm, lavar e ferver por 3 ou 4 min;
- Sphagnum encharcado, digo no sentido de bem úmido, jamais com água por cima;
- Ficar sempre com água no pires;
- Por vezes não deixo o sphagnum tão encharcado, somente bem úmido, mas não pouco úmido para seco;
- Por vezes uso substrato (50:50 areia/sphagnum);
- Muitas vezes ao mexer no vaso quebrei uma folha ou uma haste em condições de plantio, na hora tirei a armadilha e a coloquei no substrato como descrito no próprio vaso da planta e tive resultados, outras não;
- Por vezes fiz como descrito e tive ótimos resultados, por vezes infelizmente nem tanto. Mas é muito raro você não conseguir pelo menos algumas.
- Sol e claridade, no mesmo modo de cultivo de sementes. Mas em local de pouca claridade, sem sol ou muito pouco, sendo o sphagnum bem encharcado ou até pouco, a cianobactéria toma conta e os resultados são péssimos, ficar atento;
- Exponho o meu modo de fazer e nossos colegas tem o seu próprio modo. Peço aos amigos complementar e corrigir este tópico, toda troca de informação e experiência é bem-vinda para podermos melhorar nosso modo de fazer;
Penso o importante será tentarmos aproveitar algo que será jogado fora e o resultado muitas vezes surpreende e muito, e cada vez mais aprenderemos o modo mais indicado.

*Estou tentando passar algumas informações, mas infelizmente não tenho uma dionaea ideal para isso no momento. Usei uma pequena muda tentando explicar, mas nesta usada não havia nem raízes o bastante para fazer o root cutting.
** este texto e fotos será complementado e/ou corrigido.