Substratos para cultivo

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
FernandoSF
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Out 2015, 13:32
Localização: São Paulo

Substratos para cultivo

Mensagem por FernandoSF »

Boa Noite Galera, estou com duvidas, embora pareçam ate "bobas" , mas por desencargo de consciência tenho que perguntar, rs

Vou contar primeiro o que aconteceu, eu comprei sementes de Dio, e quando fui estratifica-las, eu simplesmente coloquei o esfagno junto das 10 sementrs compradas, e ainda por cima misturei elas, imaginando que aconteceria algo com elas. (sim , uma falta de conhecimento terrível minha), até tentei achar elas no meio do musgo, mas impossível kkk

Mas agoora estou aqui para FAZER DE FORMA CERTA , vou comprar mais sementes, já tenho o esfagno, e agora quero ver se desta vez aprendi.. (OBS: como desta vez não quero esperar a estratificação de novo, irei comprar o ga3 para 'acordar' as sementes)

1 Passo: após acorda-las e um pote de 10 cm de altura, coloco o esfagno e areia, gostaria de saber o tipo de areia que devo utilizar, é a de fltro mesmo ?
2 Passo: não tão úmido para afogar as sementes, colocas as sementes em cima e não enterro para não mata-las , certo ?
3 Passo: não coloca-las diretamente no sol , e sim coloca-las em sobra mas de uma forma que o sol bata 1indiretamente' nelas, correto?
4 Passo: sempre manter o substrato úmido , e após seu crescimento mantê-las em sol diretamente...

BOm galera, essas são os passos que eu acho que tenho certeza, gostaria de saber muito se estou certo ou errado, não quero fazer nada errado desta vez, e sobre o ga3, vi um vídeo na internet que o cara usa em Droseras, creio que deve ser a mesma coisa, caso alguém puder me ajudar também, postanto link de como usar em Dio, muito obrigado!


Em um mundo onde se vive muitas pessoas, quem souber menos, sempre saberá mais.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o estratificar a semente da dionaea, é opcional. poucos fazem, caso você queira sugiro fazer uma parte e observar o desenvolvimento, assim como o uso do GA3. mas é muito raro ser feito e não aconselhável o uso do GA3 neste caso.
1 Passo: após acorda-las e um pote de 10 cm de altura, coloco o esfagno e areia, gostaria de saber o tipo de areia que devo utilizar, é a de fltro mesmo ?
2 Passo: não tão úmido para afogar as sementes, colocas as sementes em cima e não enterro para não mata-las , certo ?
3 Passo: não coloca-las diretamente no sol , e sim coloca-las em sobra mas de uma forma que o sol bata 1indiretamente' nelas, correto?
4 Passo: sempre manter o substrato úmido , e após seu crescimento mantê-las em sol diretamente...

1 - sugestão, faça a germinação em copinhos de café, ou outros. 3 ou 4 cm de alt de substrato para não haver desperdicio. qdo muda, você troca para o vaso definitivo. copinhos com furo abaixo para entrar a água e a semente solta por cima.
2 - bem úmido, mas não a ponto de água por cima.
3 - certo. sol fraco da manhã ou da tarde. +/- 2:30 min
4 - certo, sendo feito em germinação separada, você separa as mudas e faz o plantio em vaso definitivo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Dica: Plante a dionéia direto e tenha paciência. Guarde o GA3 pra quando for tentar germinar sarracênias. :mrgreen:


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Mensagem por GMKleiman »

Quanto a areia, tenho 2 Dios, em uma uso areia de construção mesmo e na outra perlita, na mesma proporção, e não vejo quaisquer diferenças significativas, porém como se trata de uma germinação acredito que a perlita seria uma boa opção, pois ela ajuda a manter mais umidade no substrato,
Abraços,
Gabriel K.


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Para germinação pode ser sphagnum puro e picado, fica mais fácil transplantar a muda!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem