Dionaeas com substrato generico

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu não sei o que acontece comigo, minhas dioaneas em substrato de sphagnum + areia costumam me pregar peças.
Vejam essa de baixo, tenho mais 6 nas mesmas condições, em dezembro eu recebi 2 e consegui dividir em diversas, nas primeiras semanas elas pareciam que estavam tomando anabolizantes, mas depois começaram a definhar. Nasce uma folha nova, cresce até um ponto e depois apodrece.

Abraços,

Paulo

[img]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1190[/img]


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

interessante e intrigante essa experiencia...

Sei de dios q morreram de repente no substrato genérico, tal qual o Rodrigo comentou...

Há q se registrar q seu cultivo é interessante.. hehehehe... dios q se dão bem em subst. generico, dios q vão mal no subst. de musgo, P. gigantea anã..... hehehehehehe....


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Fátima,

Eu tenho a impressão de que tudo está acontecendo por falta de controle da temperatura.
Como no momento só tenho ventilador o controle é ineficaz, vou ver o que acontece no inverno/outono.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Será que o amor entre as dioaneas e o tal substrato genérico está acabando?

Passei quase duas semanas fora, voltei na ultima quarta a noite e aconteceu um milagre aqui, não deixaram nenhuma planta minha morrer por falta de água. :D

Vamos ao que interessa, na minha chegada eu vi todas as plantas, mas não me atentei a detalhes e hoje tirei o dia para acertar a estufa e transplantar minhas dionaeas e as germinações nepenthes que tenho por aqui e me deparei com a situação abaixo.

Essas duas dios são as que comprei no Ceagesp e não tirei do tal substrato genérico e parecem ótimas, no começo desse tópico tem a fotos desde que as comprei.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1205[/thumbnail]

Mas quando fui tira-las me deparei com o que está na foto abaixo que é da dionaea que está na frente, percebam a quantidade de folhas mortas na parte de trás.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1206[/thumbnail]

A dionaea que está atrás dessa continua a todo vapor, bom como isso é uma experiencia e foram baratas vou deixar do jeito que estão e continuando a reportar. Além disso elas são dionaeas tipica e com quase 100% de certeza clones da mesma planta.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Levando-se em conta que o Inverno se aproxima, este excesso de armadilhas mortas não seria a dormência se manifestando em sua Dionaea? Digo isso, pois das quatro Dios que tenho aqui duas já se encontram nos braços de "Morpheus".

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Levando-se em conta que o Inverno se aproxima, este excesso de armadilhas mortas não seria a dormência se manifestando em sua Dionaea? Digo isso, pois das quatro Dios que tenho aqui duas já se encontram nos braços de "Morpheus".

Abs,

Rodrigo F. Costa

Rodrigo,

Imagino que não seja problemas de dormência, perceba que uma está a todo vapor e a outra não. Como estavam na mesma bandeja nas quais são enviadas para o Ceagesp tenho certeza que as mesmas tenham a mesma idade e são clones da mesma planta. Além disso elas eram muito jovens quando as comprei.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Continuando o relato de acompanhamento das dionaeas aqui vão vai duas fotos tiradas agora. Em comparação com a tirada a 8 dias a planta piorou mais ainda.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1214[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1213[/thumbnail]

Na primeira foto um comparativo entre as duas e na segunda um close da que está mal.
Estarei fazendo um relatório toda vez que eu perceber que a planta piorou ou melhorou.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O curioso é que a planta a direita aparenta estar OK, ou ao menos em melhor estado que a outra. Bom, por hora só me cabe desejar-lhe sorte neste seu experimento.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por scorpion »

Baseado em alguns posts que vi aqui no forum sobre pratos Anti dengue eu fiz uma experiência. Tenho as minhas plantas em vasos de 10 cm e cortei a parte do fundo de uma garrafa de coca 2,5 litros e encaixei o vaso dentro. O Paulo mencionou sobre a esposa esquecer de molhar mas dessa forma que uso eu coloco agua dentro do vaso e o excesso fica dentro da garrafa dessa forma o substrato fica sempre molhado e cria uma reserva que é absorvida pelo fundo do vaso e demora dias para terminar.
Além de ficar bonita a aparência (minha esposa jamais iria deixar na sacada se ficasse feio kkk). O problema do substrato eu não consigo resolver mas o de morrer por falta de água eu consigo : joia : .
Amanhã posso postar uma foto de como fica se alguem quiser.


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,

Meu cultivo é indoor, eu uso uma estufa e com iluminação artificial.

Eu só estou fazendo um teste de substrato em plantas compradas em floriculturas e centros de distribuição que são fornecidas em alta escala.

Essas dionaeas são clones da mesma planta, quando chegar num ponto sem volta talvez eu troque o substrato.

Nesse momento estou tentando entender porque apesar das mesmas condições de água, luz, temperatura, etc. uma está indo muito bem e outra definhando.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem