Processo de Dormência das Dionaeas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Processo de Dormência das Dionaeas

Mensagem por Pelvs »

[tab=30]Olá pessoal, conversando com alguns cultivadores, com relação aos cuidados que todos tomam com suas Dionaeas, surgiu também uma duvida com relação a possibilidade de se manter as Dios vivas e saudáveis sem a necessidade de passarem pelo processo de dormência, visto que alguns cultivadores nunca necessitaram colocar suas plantinhas para dormir* e nunca tiveram nenhuma complicação com elas.

[tab=30]Então, algum tempo de pesquisa e leitura me fez chegar a concluir alguns pontos curiosos sobre esse processo indispensável na vida de nossas queridas plantinhas, então encorajado pelos nossos companheiros vim aqui divulgar de forma resumida todas as informações que consegui colher sobre o processo de dormência das dios.



[tab=30]O ponto mais curioso de toda a pesquisa foi que levantei uma informação muito importante sobre o gatilho* para o processo de dormência das dionaeas, em muitos tópicos e artigos, somos levados a acreditar que para que nossas Dionaeas entrem em estado de dormência, precisamos reduzir drasticamente a temperatura ambiente para que a plantinha pense* que o inverno chegou, porem não é bem dessa forma que elas realmente sabem que o inverno está la, os fatores ambientais que realmente levam as Dios a entrar em dormência são:
  • Diminuição do fotoperíodo;
[tab=30]Bom, como muitos de nós sabemos, no decorrer do ano, devido a inclinação da terra e a posição na qual ela se encontra em relação ao sol, faz com que ocorram as variações de temperatura e duração dos dias, o que da origem as diferentes estações do ano. Dai, temos que durante o verão o nosso hemisfério esta recebendo mais luz solar direta, e temos dias mais longos, e durante o inverno é justamente o contrario, dias mais curtos e menor incidência direta do sol. Essa variação na quantidade de luz recebida por elas serve como fator principal na indução do processo de dormência das dios, mas não o único.
  • Temperaturas mais amenas;
[tab=30]Para que as Dionaeas entrem em estado de dormência não basta apenas reduzir o fotoperíodo a qual elas estão sujeitas, a diminuição da incidência de luz por um período de tempo mais extenso, faz com que a temperatura do ambiente caia gradativamente, e a junção desses dos fatores climáticos são o verdadeiro gatilho para o estado de dormência das Dionaeas.

[tab=30]Graças a localização geográfica do Brasil, em grande parte do território, a duração dos dias durante o verão durante o período inverno não sofrem variação suficiente para atender as necessidades das Dios, e o mesmo vale para as variações de temperatura, outro fato curioso durante minha pesquisa foi que as dios não necessitam de temperaturas extremamente baixas para permanecer no estado dormente. tendo sua incidência de luz reduzida, elas podem facilmente permanecer nesse estado em temperaturas entre 21ºC e 27 ºC. O Brasil, pode não fornecer condições
climáticas iguais as da região nativa dessas plantinhas, porem nosso clima possui algumas gambiarras* que são suficientes para atender as condições de dormência das dios, em regiões como Brasilia e a região sul por exemplo, a mudança climática de um verão ensolarado para um inverno com temperaturas amenas, e bastante chuvoso são fatores suficientes para induzir as plantas ao estado de dormência, para facilitar essas indução é interessante mante-las próximas a uma janela ou numa varanda que não sofra demasiado aquecimento.

Porem para outras regiões onde não é possível atender a essas duas necessidades das dionaeas de forma natural, realmente se faz necessária a indução a dormência de forma manual, esse processo é muito desgastante para elas pois como é necessário que elas vão para a geladeira cortasse totalmente a unica fonte de energia a que elas iriam dispor durante os próximos meses, a iluminação, necessária para que elas façam a fotossíntese, e possam continuar se nutrindo, isso torna-as frágeis e corriqueiramente leva as pequenas a morte logo que saem desse processo, ou até mesmo durante, para que elas possam passar pelo processo de dormência induzida de forma mesmo estressante é recomendado que algum tempo antes de elas irem para a geladeira o fotoperíodo delas seja reduzido de forma gradativa, reduzindo o período de iluminação direta de meia em meia hora a cada semana, e permitir algum tipo de iluminação artificial entre 9 e 10 horas diárias.



Bom, foi a primeira vez que escrevi um tópico desse tipo, então se algo não ficou muito claro, ou qualquer duvida podem falar comigo : joia :


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Moro na Z/O de São Paulo e por aqui as plantas entram em dormência de forma natural durante o período que corresponde ao inverno do sudeste/sul (junho até metade de setembro).


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Apenas para ilustrar o fotoperíodo em relação à inclinação da terra, aqui vão fotos tiradas do sol no mesmo periodo do dia ao longo de um ano, no equador, entre os trópicos e no circulo polar.

Equador: [img]https://www.twanight.org/newTWAN/guests ... 002275.jpg[/img]

Zona subtropical: [img]https://cdnpix.com/show/imgs/8d03fe356a ... 78022d.jpg[/img]

Circulo Polar: [img]https://36.media.tumblr.com/tumblr_lx8w ... o1_500.jpg[/img]

Por curiosidade, aqui vai a foto das posições do sol durante o dia em Marte, tirada pelo Curiosity em 12/2014, caso alguém anime de cultivar por lá, me avise que eu topo tbm!
[img]https://images.forwallpaper.com/files/t ... ages_p.jpg[/img]
Editado pela última vez por otaviobravim em 28 Dez 2014, 15:53, em um total de 1 vez.


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Q massa ;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-; :roll:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

E você não é o único Fernando ;D, sinta-se um privilegiado haha, já eu, que moro no nordeste não tenho para onde correr tenho de induzi-la, porem estou estudando algumas maneira de fazer isso de forma menos traumática possível para elas, breve posto para vocês ;D


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

O fotoperíodo é realmente uma maneira de as plantas e os animais saberem das estações vigentes, mas a temperatura também tem grande influência, pois altera diretamente o metabolismo dos seres vivos.

O processo de hibernação tem o único propósito poupar energia durante o período de escassez de alimentos, que geralmente ocorre no inverno. Lembrando que no habitat das Dionaeas o inverno é rigoroso.

Não há trauma. A planta passa por isso (dormência) a milhares de anos. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

O trauma na qual me refiro cara é de por exemplo hoje ela estar no sol e amanhã dentro de um saquinho com pouca água, sem luz e no frio entende?


Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Eu já tinha ouvido falar disso antes. Mas fiquei com receio, pois, devido ao El Niño, esse inverno aqui dificilmente baixou de 25°C, então botei na geladeira. Vamos ver ano que vem.

Alias, aqui fica uma pergunta: eu uso luz artificial. Basta reduzir o tempo em que as lâmpadas ficam ligadas? Digo, a luz da sala (a do teto, para os humano heeheheheh) influencia o suficiente para impedir a dormência? Obrigado!


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pelvs escreveu:... sem luz e no frio entende?
Lógico que entendo.

Mas esse 'choque' de luz e temperatura não afeta a planta negativamente, visto que quando as compramos muitas viajam totalmente fechadas e isoladas da luz e com muita variação de temperatura por até 30 dias ou mais.

O maior problema é relativo a qualidade da dormência.

Uma soneca não se compara a uma boa noite de sono. Fato. :geek:

Aqui em SP algumas Dio entram em dormência sozinhas, mas quando menos você espera saem dela, justamente por que a temperatura está alta além da conta. Desse modo infelizmente a Dio não completa o sono como deveria e isso se torna cumulativo, cedo ou tarde a planta degenera e morre. Quando acontece muitos alegam morte súbita, que de súbita não tem nada, pois faltou dormência na planta.

Temos a referência do que ocorre no clima do seu habitat. É só replicar. Não existe segredo. 8-)

Quanto a experiência de outros cultivadores um aviso, o cultivo de plantas carnívoras já é consagrado. Acontece que todos os neo-cultivadores (do mundo todo) sempre terão as mesmas dúvidas e as mesmas 'novas' soluções para o cultivo de pcs. :roll:

Abç


Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »

Bem, lendo todas as respostas, queria entrar nessa discussão porreta! :lol: :lol:

Gente, tudo começou quando comprei Plantas já adultas do Gino, o plantascarnivoras.com.br. Adquiri Dionaeas, e com isso conversando com ele sobre o comportamento desse gênero, logo então chegamos ao assunto "dormência". Então, perguntei como ele colocava as plantas, já que o clima de Brasilia é quente e seco durante boa parte do ano, em média 23°C(com a máxima de 35,8°C), quando começa as chuvas fica entre 21° em média. Logo então, ele me respondeu que deixava a natureza agir, elas ficavam "A vontade" para entrar neste ciclo de dormecia! Chuvas começam em janeiro e se estendem até Março, voltam em Outubro e se estendem até Dezembro. Logo então, gerou certas e bastantes duvidas sobre o assunto.

Moro em Fortaleza, onde o clima meio que parece com o de Brasilia, com máximas de 33°C e em dias chuvosos 23°C, em média. Clima seco e bastante quente. Se em Brasilia elas entram em processo natural, logo pensei "Aqui elas também podem entrar no processo!", logo que os climas são bastante parecidos!

Então, resolvi fazer o teste na pratica, com as mesmas plantas que recebi do Gino e outra que comprei na Feira Das Flores de Holambra que teve nesses dias por aqui. Vou postando aqui, sobre a experiencia! OBS: Não tenho experiencia com dormecia, vai ser a primeira e vou correndo esse risco por um bom motivo! :roll:


Abraços,

Marcos Matheus.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem