Dioneia em dormência

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Nati Pires
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:39
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 18 vezes

Dioneia em dormência

Mensagem por Nati Pires »

Boa noite, gente! Hoje estou aqui não para perguntar, mas só pra agradecer e mostrar como a minha Dionéia ficou linda depois que vocês me ensinaram direitinho como cuidar da moça.

Aqui em Porto Alegre já tá fazendo um frio do demônio, com neblina até o meio dia, umidade em 100%, etc. Comecei a cuidar dela como vocês me disseram e as armadilhas começaram a crescer grandes de novo, e a ficarem vermelhas.

Agora ela entrou em dormência. As folhas estão nascendo largas e pequenas, pra poder pegar mais luz do sol e mesmo assim a gorda ainda inventou de pegar uma aranha!! hahahahh :afraid:

Seguem imagens da minha diva:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Acho que na primavera vou ter flores, né?? : love :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A planta aparenta estar OK, conforme for esfriando por aí a tendência é ela capturar menos presas visando poupar energias para o merecido descanso. Se tudo correr bem na Primavera ela irá florir e, como passou corretamente pela dormência, poderá deixar a natureza seguir seu curso.

Até a próxima e boa sorte em seu cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
tuco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 142
Registrado em: 03 Ago 2011, 10:05
Localização: canoinhas - sc - brasil
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por tuco »

legal, só cuide para não 'abafar' o miolo dela com musgo, deixe mais aberto....


Avatar do usuário
Eber
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 137
Registrado em: 28 Jan 2014, 18:24
Localização: São Lourenço - Minas
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Eber »

Bela planta Nati Pires sorte ai no cultivo : joia : : joia :

abraço..


Bendito aquele que consegue dar aos seus filhos Asas e Raízes.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Legal.

Durante a dormência diminua o volume de água da rega. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Nati Pires
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:39
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 18 vezes

Mensagem por Nati Pires »

Obrigada pelas dicas!
O ruim é que aqui o tempo é louco.
Ontem tava 8ºC e hoje tá 28ºC...


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Que bela diferença!
Está linda a sua Diva!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
leandro mafra
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Jan 2014, 11:16
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

Mensagem por leandro mafra »

Boa noite, vou tentar resumir, comprei minha dioneia no final do ano passado, meses antes do inverno minha PC começou a formar folhas viradas para dentro acumulando tudo no meio da planta ao invés de espalhar-se para fora como é o normal, e alem disso as folhas e armadilhas então bem menores que o normal, pesquisei sobre isso e descobrir dois fatores:

1- o substrato: antes eu não usava o substrato correto, já corrigir isso, uso uma mistura de 50% de musgo sphagnum e 50% de areia lavada( eu mesmo lavei) e um pouco de pedrinhas no fundo para ajudar no dreno.

2 - a dormência: li que a falta de dormência pode causar isso na planta, isso comecei a resolver já que agora que começou o inverno aqui, (e ta frio que bom) mas é dai que vem minha duvida.

é recomendável cortar as folhas que estão viradas para dentro para ajudar as novas folhas que iram nascer depois da dormência?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Antes de darmos um opinião acerca de seu problema precisamos que poste algumas fotos de sua PC, portanto eu peço que providencie isto o quanto antes.

Obs.: Para uma melhor organização do fórum eu promovi a fusão do seu tópico com este aqui devido a ambos tratarem do mesmo assunto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Thais Menolidi
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Jun 2014, 14:47
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thais Menolidi »

Oi, gente!

Ontem comprei minha primeira dioneia, o que me deixou bastante feliz... mas aí surgiu uma grande dúvida que, mesmo fuçando o fórum, ainda não tirei.

Moro em Salvador, onde mesmo no inverno a temperatura fica próxima dos 20°C, porém a dioneiazinha que comprei está com vários rebentos. Parece-me ainda um bebê, rsrs, sua maior armadilha não passa dos 2,5cm, ou vários bebês, já que apresenta 32 armadilhas (entre já abertas e ainda abrindo). Aí a dúvida piora: devo separá-las imediatamente e induzir a dormência? Ou adormecê-las como estão e na primavera mexer? Ou posso pular a dormência nesse primeiro inverno?

Agradeço o help e fico devendo as fotos (tirei, mas ainda não aprendi a anexar, rsrs).


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem